Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Universitários dos cursos de Enfermagem e Psicologia participam de roda de conversa sobre “Genética”

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 2º período dos cursos de Enfermagem e Psicologia da FAACZ participaram de uma roda de conversa organizada pela professora Helania Mara Grippa Rui sobre o tema “Genética”, desde a relação gene e cromossomo, assim como o processo da divisão meiótica, anomalia da estrutura cromossômica, origens das mutações, recombinação gênica, doenças psicossomáticas, descontrole emocional, distúrbios de conduta e outros.

 

A disciplina de “Genética” é ministrada pela professora Helania e é um componente curricular ofertado nos cursos da área da Saúde, especialmente, na graduação de Psicologia e de Enfermagem. Segundo a docente, muitas vezes, a disciplina é considerada pelos estudantes como tendo um alto grau de dificuldade na sua complexidade devido, principalmente, a falta de informação e conhecimento sobre o assunto.

 

“Neste sentido, no intuito de facilitar e contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, efetuou-se uma proposta de roda de conversa de alguns temas relevantes para o estudo da Genética. Nessa disciplina busca-se introduzir seus princípios e aplicabilidade no cotidiano. Assim, esta atividade desenvolvida teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas pelos universitários a partir de rodas de conversas. No decorrer das aulas planejadas, foram trabalhados assuntos diversificados”, afirmou a professora Helania.

 

Ainda de acordo com a docente da FAACZ buscou-se, também, estabelecer uma metodologia interativa, onde os estudantes pudessem dialogar entre si, trocar experiências, informações e juntamente com professor, enriquecer a aprendizagem.  

“Vale ressaltar que a disciplina de Genética foi abordada ao mesmo tempo nos cursos de Enfermagem e Psicologia de maneira que experiências específicas do curso de Psicologia eram compartilhadas no curso de Enfermagem e vice-versa, perfazendo através da articulação dos saberes o conhecimento de uma forma plural”, destacou Grippa. 

 

Segundo a professora Helania, através desta atividade verifica-se que a prática da roda de conversa ajuda o estudante a desenvolver a troca de experiências, a comunicação, a autonomia, o respeito a diversidade, ampliando o conhecimento de diferentes temas relacionados a “Genética”, dentre outras possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem.

 

“As rodas de conversas disponibilizadas pela professora Helania Mara, são de extrema importância, para o compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes. Os alunos, em si, pesquisam sobre o tema passado, para que no dia da roda de conversa tenha a troca de informação. É uma forma didática, ao qual permite mais conhecimento, pois são informações pesquisadas por cada aluno, e muita das vezes informações que um ou outro estudante não saiba”, afirmou a universitária de Enfermagem, Isabela Nunes Moreira.

 

Para a aluna do 2º período de Psicologia, Bárbara Machado Rodrigues Leal, “a roda de conversa foi de extrema importância e crescimento para a turma. Fomos apresentados ao conceito do distúrbio mental da psicopatia e levados a um debate mais aprofundado sobre o tema e sua relação com a disciplina Genética, voltada para o curso de Enfermagem e Psicologia”, relatou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 13/09/2022

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS