
O professor do curso de Direito da FAACZ, Guilherme de Castro Pereira, foi oficialmente nomeado membro da Comissão de Licitações e Contratos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB/ES), conforme a Portaria nº 255, publicada no Diário Oficial do Estado em junho deste ano. A comissão havia sido constituída originalmente pela Portaria nº 32, de 1º de janeiro de 2025.
Entre os 27 advogados nomeados por portaria, destaca-se o professor Guilherme, designado pela presidente da OAB/ES, Érica Ferreira Neves, e pelo diretor de comissões, Jedson Marchesi Maioli. Com a inscrição nº 39.553 na OAB/ES, ele passa a integrar um grupo estratégico responsável por fiscalizar e acompanhar os processos licitatórios e contratuais da instituição, garantindo legalidade, transparência e conformidade com a legislação.
Além de sua atuação jurídico-administrativa na OAB, Guilherme de Castro Pereira tem se destacado em iniciativas voltadas para a ética e a bioética. Em setembro de 2025, ele participou, junto à presidente nacional da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), Elda Bussinguer, da reunião que discutiu a criação da Regional da SBB no Espírito Santo.
O encontro, realizado de forma híbrida, marcou a criação da nova regional da entidade em Vitória. Foram debatidas estratégias para expandir a atuação da SBB em outros estados, fortalecendo e difundindo o debate bioético na sociedade. A participação do professor Guilherme nesse processo evidencia seu engajamento em frentes que articulam o Direito com temas interdisciplinares de grande relevância social.
Sobre sua atuação nos dois órgãos, o professor ressaltou: “Integrar a Comissão de Licitações e Contratos da OAB/ES é uma honra e também uma grande responsabilidade. Representar a FAACZ nesse espaço é um reconhecimento da qualidade do nosso corpo docente e da seriedade do curso de Direito. Levar a voz da academia para o órgão fiscalizador fortalece o diálogo entre a formação jurídica e a prática profissional, beneficiando estudantes e a sociedade capixaba”.
Ele acrescentou: “Contribuir para a fundação da Regional da Sociedade Brasileira de Bioética no Espírito Santo, ao lado de uma referência como a Dr.ª Elda Bussinguer, é um passo importante para consolidar o debate ético em áreas sensíveis, como saúde e pesquisa. Essas frentes reforçam o compromisso da FAACZ e da OAB/ES com uma advocacia e uma formação jurídica pautadas pela ética, transparência e respeito à sociedade”.
A participação de um docente da FAACZ em cargos estratégicos como esses evidencia o compromisso da instituição com a ética, a governança e a difusão do conhecimento jurídico e bioético no Espírito Santo. Além de consolidar parcerias com órgãos de destaque nacional, reforça a excelência do curso de Direito, reconhecido por seu corpo docente qualificado e por preparar profissionais capazes de atuar com ética, responsabilidade e engajamento social.
Com informações do Diário Oficial do Espírito Santo e da Sociedade Brasileira de Bioética.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 13/11/2025