
Estudantes do 1º período do curso de Psicologia da FAACZ estão vivenciando uma metodologia diferenciada nas aulas de Neuroanatomofisiologia, que combinam teoria e prática em um formato dinâmico e imersivo. As “aulas show”, realizadas no Laboratório de Anatomia da instituição, permitem que os alunos manipulem estruturas reais do Sistema Nervoso, como o cérebro, a medula espinhal e os nervos, facilitando a compreensão de conceitos complexos da Neurociência.
Sob orientação da professora Helania Mara Grippa Rui, responsável pela disciplina, as aulas utilizam modelos anatômicos e recursos audiovisuais que facilitam o entendimento da localização, função e inter-relação entre as regiões do Sistema Nervoso, sempre com foco na formação do psicólogo. “Essa metodologia também contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais na área da saúde, como a identificação precisa de estruturas e a compreensão tridimensional do corpo humano”, ressaltou a docente.
A professora Helania destaca que os resultados são perceptíveis na evolução da turma do 1º período de Psicologia, que demonstra maior segurança e preparo para os futuros atendimentos a pacientes: “As aulas show funcionam como uma ponte entre teoria e prática, contribuindo na formação de profissionais mais confiantes e bem preparados na área da Neurociência e da Saúde”, afirma a docente, que tem recebido feedbacks positivos dos alunos sobre o impacto das aulas na preparação para os atendimentos clínicos.

Essa iniciativa tem despertado o interesse e a curiosidade dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e participativo. Para Antonella Del Pieiro Spinasse, aluna do 1º período, o contato direto com as peças anatômicas é decisivo para o aprendizado: “Estar no laboratório toda semana é extremamente importante e necessário. Conseguimos entender a função de cada estrutura ao manipulá-la”. Ela também elogiou a professora Helania, destacando sua didática dinâmica e acolhedora.
Franciely Lombardi Cândido, também do 1º período, reforça a importância do formato: “As aulas práticas ajudam a gente a entender melhor como o cérebro e o Sistema Nervoso funcionam. Mexer em estruturas reais facilita aprender conceitos difíceis e nos deixa mais preparados para a profissão. A professora Helania tem um talento especial para ensinar. Essas atividades tornam o estudo mais interessante e estimulam nossa curiosidade”, avaliou a acadêmica.

Na mesma linha, a estudante Laysa Souza dos Santos, do 1º período, destaca o impacto direto na formação: “O contato com as estruturas anatômicas enriquece o processo de aprendizado de maneira dinâmica, possibilitando a assimilação do conteúdo teórico e sua relação com os processos psíquicos e comportamentais, tão importantes para a Psicologia”, pontuou a universitária.
A disciplina de Neuroanatomofisiologia é fundamental para os futuros psicólogos, pois permite compreender as bases biológicas do comportamento humano. Com aulas práticas semanais, os alunos conseguem visualizar de forma concreta o que é estudado na teoria, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente e significativo.
Com essa proposta pedagógica diferenciada, a FAACZ reafirma seu compromisso com a excelência no ensino e na formação de profissionais preparados para os desafios da área da saúde mental. As aulas práticas de Neuroanatomofisiologia têm se revelado uma ferramenta essencial na formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de Psicologia, conectando os saberes teóricos às demandas do mercado profissional.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 26/06/2025