
Em 2024, a FAACZ foi certificada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) com o “Selo Instituição Socialmente Responsável”. A conquista destaca a participação da instituição na 20ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e reforça seu compromisso com uma educação transformadora e de qualidade, que impacta positivamente Aracruz e as regiões vizinhas.
A diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, destacou a importância do selo como prova do compromisso social da instituição. “Estamos felizes por esse reconhecimento da ABMES. Em 35 anos de existência, a FAACZ tem se dedicado a construir uma sociedade justa e solidária. Transformar o país por meio da educação é o que nos move. A conquista do selo traduz o quanto confiamos na força da extensão universitária como elemento de conexão com os valores que queremos disseminar no mundo”, afirmou Adriana.
Para a supervisora de pesquisa e extensão da FAACZ, prof.ª Lanna Clicia Carrijo, o selo reflete o impacto das ações sociais promovidas pela faculdade. “A responsabilidade social é a integração perfeita entre o que nossos alunos estudam, nas diferentes graduações, e o que desenvolvem na prática junto às comunidades. Este Selo reconhece justamente essas ações, demonstrando que elas de fato ajudam e apoiam as comunidades”, explicou a professora.
Lanna também ressaltou o histórico de participação da FAACZ na Campanha da ABMES. “Em 20 anos de existência deste Selo, participamos de 18 edições, mostrando para o Brasil que, na FAACZ, buscamos construir uma sociedade mais justa. Neste ciclo, foram cadastradas 17 atividades, desenvolvidas por meio do Comitê de Extensão com o envolvimento de professores, estudantes e coordenadores, demonstrando seu comprometimento em atender às demandas da comunidade local”, destacou a docente.
Um Reconhecimento de Responsabilidade Social
O Selo de Instituição Socialmente Responsável certifica as instituições que realizam ações voltadas ao bem-estar social e ao desenvolvimento sustentável. Com validade de um ano, a certificação é renovada a cada ciclo da campanha e pode ser utilizada como atestado de responsabilidade social nas avaliações institucionais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli enfatizou que a responsabilidade social é uma dimensão obrigatória na avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES), conforme previsto pela Lei nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A legislação destaca o papel das IES na promoção da inclusão social, do desenvolvimento econômico, da defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Transformação Social pela Educação
Desde 2005, a Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela ABMES, visa dar visibilidade às ações sociais realizadas pelas Instituições de Ensino Superior. Ao aderir à campanha, a FAACZ reafirma sua missão de contribuir para a conscientização da sociedade sobre o papel transformador da educação superior.
“Esperamos que, no próximo ano, possamos inserir mais projetos de qualidade, mostrando que a FAACZ é comprometida e faz a diferença na educação superior e na comunidade em que está inserida. A conquista dessa premiação reforça o compromisso da faculdade com o bem-estar da sociedade e respalda os trabalhos desenvolvidos”, concluiu a professora Lanna.
A conquista do Selo reafirma a FAACZ como referência em responsabilidade social, consolidando sua missão de transformar vidas por meio da educação e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de Aracruz e da região. Com o reconhecimento da ABMES, a faculdade fortalece a conexão entre academia e sociedade, consolidando sua posição como uma instituição que promove a educação e a responsabilidade social de forma transformadora.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 21/12/2024