Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Universitários de Engenharia Mecânica da FAACZ avançam em habilidades de tratamento de dados no Espaço Maker

Fotos: Divulgação

Sob a orientação do professor Mario Sergio da Rocha Gomes, os alunos do 3º, 4º e 5º períodos do curso de Engenharia Mecânica das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) participaram de uma aula inovadora da disciplina “Laboratório de Química e Física”. A aula, intitulada “Tratamento de Dados e Elaboração de Gráficos”, foi realizada no moderno Espaço Maker da instituição, oferecendo aos universitários uma experiência prática e colaborativa.

 

O principal objetivo da aula foi capacitar os estudantes na realização do tratamento de dados experimentais, utilizando técnicas de análise que incluem a construção de gráficos, aplicação de relações lineares para a determinação dos coeficientes e , obtenção do coeficiente de correlação , além de calcular a variância dos erros e incertezas. Estas habilidades são cruciais para o desenvolvimento de profissionais capazes de lidar com dados de maneira precisa e fundamentada.

Segundo o professor Mario Sergio, “essas habilidades permitem que o estudante de Engenharia Mecânica realize o tratamento de dados experimentais com precisão, elabore gráficos informativos e interprete os resultados de maneira crítica e fundamentada”. Ele destacou a importância dessas competências não apenas para a precisão e confiabilidade dos resultados experimentais, mas também para a tomada de decisões informadas, o desenvolvimento de habilidades críticas e analíticas, a melhoria da comunicação científica, a validação de modelos teóricos e a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. Além disso, essas práticas promovem a ética profissional, essencial para o avanço da ciência e da tecnologia.

 

A metodologia adotada no Espaço Maker facilitou uma maior interação entre os alunos, que puderam discutir o assunto em grupos, realizar pesquisas em computadores, calcular dados conjuntamente e, finalmente, elaborar gráficos em papel milimetrado a partir dos resultados obtidos. “A abordagem utilizando a sala Maker permitiu uma melhor interação entre os alunos de cada grupo”, afirmou o professor Mario Sergio, destacando a importância do ambiente para o desenvolvimento das atividades.

O estudante Wagnner Pereira da Silva, do 3º período de Engenharia Mecânica, elogiou a infraestrutura do Espaço Maker: “A sala Maker é agradável e bonita, boa para tarefas em grupo que demandam pesquisa. Esse espaço permite que os integrantes do grupo se interajam com mais conforto”. A opinião do aluno reforça o impacto positivo que um ambiente adequado pode ter na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades práticas.

 

Essas aulas práticas no Espaço Maker da FAACZ não apenas ajudam a consolidar o aprendizado teórico, mas também preparam os universitários de Engenharia Mecânica para desafios reais no campo da Engenharia, promovendo um ensino mais integrado e aplicado. A iniciativa reforça o compromisso da FAACZ em oferecer uma formação de qualidade, alinhada às demandas do mercado e às necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes, contribuindo assim para o avanço da ciência e tecnologia no país.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 22/05/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS