Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

FAACZ: Estudantes de Psicologia promovem atividade de registros e memórias em aula de “Psicologia e Gestão de Pessoas”

Fotos: Divulgação

Durante o 1º Semestre Letivo de 2023, os estudantes do 7º período do curso de Psicologia da FAACZ vivenciaram uma experiência única em sala de aula. Sob a orientação da professora Stéfani Martins Pereira, responsável pela disciplina de “Psicologia e Gestão de Pessoas”, os acadêmicos participaram de uma atividade de registro e memória, que promoveu a interação e o desenvolvimento de habilidades sociais e relacionamento interpessoal dos estudantes.

 

Além disso, desde a primeira aula da disciplina, os alunos recebiam uma folha de papel em branco para registrar seus pensamentos, sentimentos e quaisquer assuntos que desejassem abordar. Essa prática servia como um controle de frequência da disciplina e também proporcionava um espaço para que cada aluno expressasse sua voz e se sentisse ouvido em sala de aula. A atividade foi inspirada na estratégia utilizada pela autora Bell Hooks para construir uma comunidade em sala de aula, reconhecendo a individualidade de cada estudante e garantindo que todos se tornassem visíveis e valorizados.

 

Sem contar que ao longo do semestre, os universitários tiveram a oportunidade de produzir uma memória que abrangesse aspectos socioemocionais, teóricos e técnicos relacionados à disciplina. O ponto culminante dessa atividade ocorreu no último dia 21, quando cada aluno sorteou o nome de outro colega e confeccionou a capa ou envelope das memórias desse colega. Dessa forma, cada estudante recebeu sua memória como um gesto de afeto vindo de um membro da turma. A entrega das memórias foi realizada como um amigo secreto, promovendo interação e aproximação entre os alunos.

Durante a atividade, a professora Stéfani compartilhou um texto da poeta Míriam Alves intitulado “Juntar Pedaços”, fazendo uma analogia entre a construção artística das capas das memórias e os fragmentos que compõem a identidade de cada indivíduo. “Em articulação com a disciplina, é possível conectar a atividade realizada com aspectos de relacionamento interpessoal, clima e motivação, estudados nas aulas e na bibliografia recomendada”, explicou Stéfani Martins Pereira.

 

Os depoimentos dos alunos do 7º período do curso de Psicologia destacaram a importância e o impacto positivo da atividade em suas vidas acadêmicas e pessoais. Indiara Rockffeller de Lima Moreira expressou sua gratidão: “Escrever naquele pedaço de papel sobre as afetações daquela aula, alguns assuntos mais específicos ou sobre o que nos tinha atravessado durante o dia era de extrema importância. A oportunidade de preparar a capa das memórias da minha colega foi lindo”.

 

Já Maria Eduarda Marins Pereira ressaltou a relevância da dinâmica: “Participar da dinâmica para mim foi uma injeção de ânimo. Com o nome proposto pelo texto lido, “juntar pedaços”, foi também isso que fiz ao participar da dinâmica. O mais interessante é que “juntar pedaços” não é um exercício individual, requer um esforço coletivo”.

 

Caio Scopel Guasti elogiou a abordagem interativa das aulas: “Achei muito interessante essa forma de chamada, diferente de todas que já tive na minha vida. Essas aulas interativas chamam atenção e motivam os alunos. O mais legal foi que no final os nomes dos alunos foram distribuídos pela turma para fazermos as capas para essas memórias das aulas, simplesmente incrível”.

Já Graziele Pasolini destacou o impacto emocional e afetivo da atividade: “A dinâmica trazida para nós, alunos de Psicologia, foi de muita importância para a nossa formação. Me senti tão bem, tão animada com a dinâmica. Fiz um cartão super colorido e animado, assim como estavam os sentimentos dentro de mim. Trago somente boas recordações, com certeza foi uma aula cheia de afetos que ficará marcada na minha trajetória pela graduação”.

 

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, professora Karina Fonseca, a atividade desenvolvida pelos estudantes do 7º período demonstra o compromisso da instituição em proporcionar um ambiente acadêmico enriquecedor e estimulante.

 

“Através dessa prática inovadora, os alunos do curso de Psicologia puderam se expressar, fortalecer os laços interpessoais e vivenciar o entusiasmo gerado pelo esforço coletivo. A FAACZ continua a promover uma abordagem educacional diferenciada, preparando seus estudantes para os desafios da área de Psicologia e além”, afirmou Fonseca.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 29/06/2023

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS