Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Acadêmicos da FAACZ realizam ações de revitalização no bairro Morobá

Fotos: Divulgação

 

Egressos e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ, coordenados pelas professoras Márcia Machado e Ivana Souza Marques, juntamente com representantes da Associação de Moradores do bairro Morobá (AMBM), da Comunidade Católica Cristo Rei e da Prefeitura de Aracruz provaram que a união faz a força e no último dia 06 realizaram intervenções urbanísticas e paisagísticas – com uso de técnicas, produtos e alternativas sustentáveis de mobiliários e/ou peças decorativas – em alguns pontos do bairro Morobá, contemplando-o com espaços abertos de estímulo à convivência comunitária.

 

A ação faz parte das atividades do projeto de extensão “Projetando o Bem” que é desenvolvido pelos egressos e estudantes do 9º período de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU). O principal objetivo do projeto é construir um método colaborativo de assessoria técnica com comunidades frágeis, onde será possível a criação de possibilidades para oferecer mecanismos e procedimentos capazes de superar as fragilidades ora existentes nessa produção social.

 

“Os egressos e estudantes da FAACZ foram orientados a reconhecer e selecionar pontos estratégicos do bairro que pudessem melhorar a qualidade de vida dos usuários. Os pontos que sofreram intervenção foram os viciados em lixos e também os espaços que já eram utilizados pelos moradores. A ideia foi dar uma nova aparência e uso a estes locais e, consequentemente, oferecer melhor qualidade de vida à comunidade”, explicou a professora Ivana Souza Marques, que é coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Segundo a professora Márcia Machado, “este trabalho só foi possível através da construção do método coletivo de assessoria técnica e o desenvolvimento de interfaces para articular os moradores da comunidade do Morobá, e, ao mesmo tempo, dar visibilidade (divulgação e acesso) às suas iniciativas comunitárias e culturais cotidianas”.

 

O material utilizado para as intervenções foi adquirido a partir de doações de lojas e instituições apoiadoras do projeto, entre eles: a Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, de Transporte e Serviços Urbanos, de Administração e Recursos Humanos, de Agricultura; Art & Casa; Construmais; Galon Tintas; Pimacol; Silva Material de Construção; Liuth Material de Construções e Vila Madeiras, além de doações dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAACZ.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS