
No dia 1º de outubro, o auditório da FAACZ foi palco de um evento inovador: o Workshop “Impressão e Modelagem 3D”, organizado pelo professor Harerton Dourado e ministrado pelo professor Guilherme I. Rosalem. O encontro, além de abordar as principais ferramentas de modelagem 3D, faz parte da preparação dos alunos do curso de Engenharia Mecânica para o “Desafio CEM 2024”, uma competição de carrinhos impressos em 3D que ocorrerá durante a Semana Científica, Cultural e Artística da FAACZ, conhecida como Semana Acadêmica. Também marcou presença no workshop, o professor Hipólito Meira.
O “Desafio CEM 2024”, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro, promete desafiar a criatividade e as habilidades técnicas dos estudantes de Engenharia Mecânica. “A competição de carrinhos vai medir a velocidade e a distância percorrida, com cada veículo apresentando variações de peso e dimensões”, explicou o professor Harerton durante o workshop. Segundo ele, haverá uma padronização para nivelar as condições de todos os competidores, garantindo uma disputa justa. Ele ainda mencionou que a rampa, onde os carrinhos serão testados, já está sendo construída e contará com um sistema de medição de velocidade utilizando tecnologia Arduino, tornando a competição ainda mais empolgante.
Durante o workshop, o professor Guilherme demonstrou o uso dos softwares Ultimaker Cura e Fusion 360, duas ferramentas essenciais no processo de impressão e modelagem 3D. Ele apresentou a criação de uma miniatura de carrinho, semelhante às que serão utilizadas no “Desafio CEM 2024”, e explicou as etapas da configuração e calibração da impressora 3D. “A impressão 3D é um processo que requer paciência e ajustes constantes. Qualquer pequeno desnível pode afetar o resultado final”, comentou Guilherme, ao mencionar as dificuldades enfrentadas na calibração manual da impressora. “A impressão 3D é um processo de tentativa e erro. Às vezes, o menor desnível pode comprometer toda a peça”, explicou o docente destacando a importância da precisão durante o processo de impressão.
“Os alunos interagiram bastante e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o processo de impressão e a competição que se aproxima”, afirmou o professor Guilherme, ressaltando a participação ativa dos universitários. Com o sucesso do workshop, os alunos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ estão cada vez mais preparados para enfrentar as adversidades do “Desafio CEM 2024”, em uma competição que une conhecimento técnico e criatividade, além de consolidar o uso de novas tecnologias no ensino de Engenharia. A impressão dos carrinhos será feita na própria instituição de ensino, proporcionando aos universitários a experiência completa de design e fabricação.
A preparação para o “Desafio CEM 2024” está a todo vapor, e os estudantes do curso de Engenharia Mecânica terão a oportunidade de utilizar os modelos prontos ou personalizar suas criações, como destacou o professor Harerton. “Este ano, permitimos o uso de modelos prontos, mas incentivamos a modificação. O importante é que os alunos sigam as dimensões do regulamento. O objetivo é que, no futuro, eles desenvolvam seus próprios modelos”, pontuou Harerton que além de docente é coordenador dos cursos de Engenharia (Civil, de Produção, Mecânica e Química) da FAACZ. Ao final do workshop, os universitários saíram com uma compreensão mais aprofundada sobre impressão e modelagem 3D, além de estarem mais preparados para o desafio que se aproxima.
O workshop foi mais uma iniciativa da FAACZ para integrar a prática com o conhecimento técnico, oferecendo aos alunos do curso de Engenharia Mecânica oportunidades reais de aplicar suas habilidades em um ambiente competitivo. A expectativa para a competição é alta, o “Desafio CEM 2024” promete ser uma atração importante da Semana Acadêmica da FAACZ, incentivando a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula pelos universitários. O workshop reforçou o comprometimento da faculdade em promover a inovação e o desenvolvimento técnico de seus estudantes, proporcionando uma vivência prática do uso de tecnologia de ponta, além de reforçar a preparação para a competição “Desafio CEM 2024”.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 07/10/2024