
Nos dias 10 e 11 de fevereiro, os veteranos do curso de Psicologia da FAACZ foram recepcionados pela coordenadora do curso, professora Stéfani Martins, e por todo o corpo docente em uma programação especial de boas-vindas. As atividades, marcadas pela interdisciplinaridade, buscaram proporcionar aos alunos momentos de reflexão e aprendizado prático.
Os professores, Eduardo Hubner e Danielle Guss, conduziram um debate enriquecedor no primeiro dia de atividades, utilizando recursos como músicas, textos e poesias para estimular a análise crítica e a interação entre os estudantes. A atividade promoveu uma discussão profunda sobre temáticas relevantes para a formação acadêmica e profissional dos futuros psicólogos.



Já na terça-feira (11), os alunos participaram de uma atividade de observação em pontos estratégicos da cidade, incluindo o Mercado Municipal, a Rodoviária, a Praça São João Batista, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Banco do Brasil. Durante a experiência, os estudantes analisaram aspectos como mobilidade urbana, crescimento econômico, circulação de pessoas em situação de rua e a presença de políticas públicas, identificando desafios e possibilidades de melhorias na cidade.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Stéfani Martins, essas práticas contribuem para a formação dos alunos ao integrar teoria e experiência. “Aulas como essa, com metodologias ativas, incentivam os estudantes a questionar, analisar e interpretar fenômenos de forma crítica, desenvolvendo habilidades essenciais para a prática psicológica. Além disso, permitem articular o conhecimento teórico com a prática, o que é crucial para que os futuros psicólogos compreendam a aplicação dos conceitos em contextos reais”, destacou Stéfani.



Os alunos também compartilharam suas experiências sobre os primeiros dias de aula. Jane Milena Fraga Basto, do 9º período, ressaltou a interação com diferentes turmas e a troca de experiências como aspectos enriquecedores: “Esses primeiros dias de aula foram momentos enriquecedores e de interação com outras turmas do curso. Tivemos trocas de experiências e realizamos atividades que ajudaram a fortalecer nosso senso de comunidade e de que todos estamos no mesmo caminho de crescimento”.
Daniel Sousa dos Santos, também do 9º período, destacou o impacto da atividade de observação: “Esse primeiro momento em 2025 na FAACZ foi muito importante para o curso de Psicologia. Todos os períodos do curso estavam reunidos e participaram de uma dinâmica conduzida pelos professores. A observação dos locais em Aracruz trouxe momentos de reflexão e aprendizado, permitindo um diálogo e uma interação social enriquecedora com colegas de outras turmas”.



Jeniffer Pautilho Silva Bento, do 3º período, descreveu sua experiência como um momento de descobertas: “Meu primeiro ano na FAACZ e já estou começando a observar e ter um novo olhar, bem mais humanizado. Pude perceber o quanto a observação é importante para nossa graduação, pois, no dia a dia, não notamos o que acontece ao nosso redor. Hoje, tive a oportunidade de observar, refletir e compartilhar relatos em sala, o que foi incrível e incentivador para começar a graduação com entusiasmo”.
A recepção dos veteranos do curso de Psicologia reforçou o compromisso da FAACZ em proporcionar uma formação acadêmica alinhada às demandas sociais e à prática profissional, incentivando a reflexão crítica e a aplicação do conhecimento em contextos reais. A FAACZ, há quase 36 anos, desempenha um papel fundamental na história da educação em Aracruz e região, entregando ao mercado profissionais altamente capacitados e comprometidos com as necessidades da sociedade na qual estão inseridos.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 18/02/2025