Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Universitários de Enfermagem da FAACZ utilizam “Mapas Mentais” para aprimorar o estudo de “Histologia”

Fotos: Divulgação

No mundo acadêmico, encontrar formas eficazes de aprender e compreender o conteúdo é fundamental para o sucesso dos estudantes. Recentemente, os alunos do 2º período do curso de Enfermagem da FAACZ adotaram uma abordagem inovadora para o estudo da “Histologia”, um conteúdo desafiador e essencial para a sua formação. Eles começaram a utilizar os “Mapas Mentais” como recurso no processo de ensino e aprendizagem, e os resultados têm sido impressionantes.

 

Os “Mapas Mentais” são ferramentas poderosas que auxiliam na organização de ideias e informações em um formato visual e altamente acessível. Esta estratégia foi implementada nas aulas de “Biologia Geral”, ministradas pela professora Helania Mara Grippa Rui, que incentivou os estudantes a explorar essa metodologia para aprofundar seu entendimento sobre a “Histologia”.

A professora Helania Mara apresentou a sugestão de um estudo individual do conteúdo de “Histologia”, que foi prontamente aceita pelos estudantes de Enfermagem. A atividade consistia em cada aluno criar seu próprio “Mapa Mental” para potencializar seu conhecimento na disciplina de “Biologia Geral”. Além disso, a utilização dos mapas mentais ocorreu no Laboratório Maker da faculdade, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado.

Para a professora Helania Mara Grippa Rui, a utilização dos “Mapas Mentais” no Laboratório Maker demonstrou ser uma excelente metodologia facilitadora da aprendizagem no ensino de “Biologia”. Essa abordagem permite uma melhor compreensão do conteúdo abordado e uma capacidade aprimorada de síntese por parte dos estudantes.

 

Aluna do 2º período de Enfermagem, Júlia Avancini Lopes, enfatiza a importância desses “Mapas Mentais” em seu processo de aprendizagem. “Ter uma base sólida de conhecimento dos conteúdos, fixá-los e aprender é fundamental para o processo de aprendizagem. No entanto, para desenvolver nossa concentração e lidar com o excesso de informações, é importante encontrar mecanismos que nos ajudem nesse processo. Um deles é o “Mapa Mental”, que auxilia na visão geral dos assuntos e na compreensão dos estudos”.

Nair Luiza Gomes de Paula Alves, também aluna do 2º período de Enfermagem, destaca uma das principais vantagens dos “Mapas Mentais”. “O estudo em “Mapa Mental” é importante porque ajuda a organizar e visualizar informações de forma mais clara e conectada, facilitando a compreensão, a memorização e o processo de aprendizagem. A professora trabalhou conosco na sala Maker o “Mapa Mental” para melhor compreender os estudos da “Biologia” no curso de Enfermagem”.

A introdução dos “Mapas Mentais” como recurso no processo de ensino e aprendizagem tem se mostrado uma escolha pedagógica eficaz na FAACZ, proporcionando aos estudantes de Enfermagem uma maneira inovadora e eficiente de abordar um conteúdo desafiador como a “Histologia”. Com resultados positivos e depoimentos entusiasmados dos alunos, essa metodologia pode se tornar uma prática comum no ensino da “Biologia” e em outros campos do conhecimento.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 1º/11/2023

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.