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Universitários da FAACZ promovem momento de acolhimento com famílias da Educação Especial da escola “Misael Pinto Netto”

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ, Lucas Henrique Fernandes Silva e Marcos Antonio Doná, participaram de uma significativa ação de acolhimento com as famílias da Educação Especial da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Misael Pinto Netto”, localizada em Aracruz (ES). O encontro foi realizado no dia 1º de abril.

Convidados pela equipe da escola, os universitários contribuíram ativamente para o encontro, que teve como propósito principal promover uma escuta sensível, apresentar os princípios da Disciplina Positiva – com ênfase na empatia, no respeito mútuo e no pertencimento –, além de reforçar a importância do cuidado com os adultos que se dedicam diariamente às crianças com deficiência.

Segundo a supervisora de Extensão, prof.ª Lanna Clicia Carrijo, a presença da FAACZ na acolhida da escola “Misael Pinto Netto” reforça o compromisso da instituição com a comunidade, integrando ensino e prática social. “É inspirador ver nossos alunos de Psicologia contribuírem com escuta qualificada e apoio emocional, refletindo a missão transformadora da faculdade”, destaca a supervisora. Para ela, essa interação demonstra como a extensão universitária é vital para formar profissionais humanizados e impactar positivamente a sociedade.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, prof.ª Stéfani Martins, “a participação dos nossos alunos no encontro de pais da ‘Misael Pinto Netto’ reforça a importância da Psicologia na inclusão e no acolhimento às famílias. Essa vivência enriquece a formação dos universitários ao unir teoria e prática, desenvolvendo empatia e habilidades essenciais para a atuação profissional”, destaca a coordenadora. Para Stéfani, momentos como esse demonstram o impacto social da FAACZ e a transformação que a Psicologia promove na comunidade.

A atividade foi conduzida a partir de um roteiro cuidadosamente elaborado pela professora Stéfani Martins, e teve duração de 50 minutos. A dinâmica foi dividida em dois grandes momentos: a primeira parte focou na apresentação e sensibilização do grupo, enquanto a segunda foi dedicada à escuta ativa das famílias, oferecendo um espaço seguro para que pais e responsáveis pudessem compartilhar suas experiências, dúvidas e sentimentos.

O acolhimento foi pautado na abordagem teórica da Disciplina Positiva voltada para crianças com deficiência e teve início com uma fala afetuosa de boas-vindas, ressaltando que cuidar de uma criança com deficiência também significa cuidar de si. Em seguida, os participantes foram convidados a completar a frase: “Hoje, como mãe/pai/cuidador(a), eu mais preciso de…”, e aqueles que se sentiram à vontade puderam compartilhar suas respostas com o grupo, promovendo uma conexão afetiva inicial.

Na sequência, os universitários apresentaram conteúdos teóricos de maneira leve e acessível. Falaram sobre a importância de toda criança se sentir aceita, amada e desafiada, e explicaram o funcionamento do cérebro sob estresse, utilizando a metáfora do “cérebro na palma da mão”, de Daniel Siegel. Eles ainda destacaram a importância da pausa como estratégia de reconexão emocional e abordaram a necessidade de olhar para a criança de forma integral, entendendo que comportamentos muitas vezes refletem sentimentos, cansaço ou rotinas alteradas.

Por fim, os acadêmicos do curso de Psicologia apresentaram ferramentas práticas da Disciplina Positiva, como o estímulo a pequenas conquistas, o uso do encorajamento no lugar da crítica e a confiança na capacidade de desenvolvimento de cada criança. Eles também ressaltaram a importância de respeitar o tempo e as particularidades individuais, reforçando uma abordagem acolhedora e empática na educação.

Durante o segundo momento do encontro, os familiares foram convidados a compartilhar livremente suas vivências e desafios. Com escuta atenta e empática, Lucas e Marcos validaram as emoções e criaram um ambiente acolhedor, no qual todos se sentiram ouvidos e respeitados. Para estimular o diálogo, foram feitas perguntas que ajudaram os participantes a refletir sobre suas rotinas e expectativas, como, por exemplo, o que tem sido mais desafiador ultimamente ou o que gostariam que os profissionais da escola compreendessem melhor sobre seus filhos.

No encerramento, foi realizada uma pequena atividade simbólica. Cada participante recebeu um papel com a frase: “Hoje eu reconheço que fiz o melhor que pude com o que eu sabia e sentia”. A mensagem, pensada como um gesto de autocuidado, foi entregue como lembrança, para que pudessem guardar ou colar em um local visível, como forma de incentivo à gentileza consigo mesmos no cotidiano.

Essa ação foi promovida por meio de uma parceria entre o curso de Psicologia e o Comitê de Extensão da FAACZ, evidenciando o compromisso institucional da faculdade e da escola Misael com a construção de um ambiente escolar mais humano, inclusivo e sensível às necessidades das famílias. A iniciativa demonstra a importância da intersecção entre faculdade e comunidade, contribuindo para uma educação mais humanizada e colaborativa.

A presença de Lucas e Marcos reafirmou a importância da integração entre o Ensino Superior e a comunidade, promovendo trocas enriquecedoras que contribuem para a formação profissional dos estudantes e para o fortalecimento dos laços entre escola e família. “Cuidar de uma criança com deficiência é também cuidar de si. Este encontro foi pensado para acolher essas emoções e fortalecer a rede de apoio”, destacaram os universitários envolvidos.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 11/04/2025

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