Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Simulado Interdisciplinar avalia conhecimento de estudantes de Enfermagem na FAACZ

No último dia 06 de dezembro, os estudantes dos períodos 2º, 4º, 6º e 8º do curso de Enfermagem da FAACZ participaram de um simulado abrangente composto por 22 questões, duas delas discursivas e as demais objetivas. O simulado teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos sobre temas abordados desde o 2º até o 8º período, de maneira interdisciplinar.

 

As provas do simulado foram elaboradas com base nos conteúdos ministrados em todas as disciplinas do curso de Enfermagem, e as questões foram aplicadas pelos professores João Carlos Arivabene, Alan Diniz Ferreira e Layla Mendonça Lírio. A iniciativa faz parte do projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem”, idealizado pelos professores Sandro Calefi Campos e João Carlos Arivabene, este último também coordenador do curso.

Os participantes enfrentaram 22 questões no total, sendo duas discursivas – uma de conhecimentos gerais e outra específica. As restantes foram divididas entre quatro questões de conhecimentos gerais e 16 específicas, na modalidade objetiva. Os estudantes do 10º período de Enfermagem não participaram do simulado devido a estarem envolvidos em atividades voltadas para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2023.

 

De acordo com o professor João Carlos Arivabene, o projeto visa desenvolver habilidades, competências e conhecimentos interdisciplinares, auxiliando os universitários na preparação e construção do conhecimento ao longo do curso. Ele enfatizou ainda que serão realizados, periodicamente, simulados com questões objetivas e subjetivas, abordando temas como concursos públicos e privados, Enade, entre outros.

 

“Periodicamente, serão aplicados simulados com questões objetivas e subjetivas (concursos públicos e privados, Enade, outros). E, na sequência, acontecem discussão e debate das referidas questões com o professor facilitador do processo. As avaliações são divididas em duas partes: a formação geral, em que o acadêmico deverá responder itens relacionados a temáticas abrangentes e universais, e a formação específica, em que são aferidos saberes relacionados ao curso de Enfermagem”, explicou o coordenador do curso de Enfermagem.

Estudante do 2º período, Júlia Meireles Guss, expressou sua satisfação com a experiência do simulado, com questões objetivas e discursivas: “O simulado que fazemos ao longo do curso nos ajuda a se preparar para outras provas e concursos, e nos possibilita saber o nível de aprendizagem que obtivemos. A prova tem tempo adequado e questões bem desenvolvidas, que nos ajudam no entendimento das questões. Gostei bastante da experiência”, afirmou.

 

Além dos simulados, o projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem” engloba preceptoras, estudantes e professores em atividades como “Oficinas de Temáticas Específicas” em “Enfermagem e Saúde” e oficinas de conhecimentos gerais para a discussão de avaliações anteriores de concursos, com foco no aprendizado de interpretações de questões. A iniciativa visa enriquecer o aprendizado dos estudantes, promovendo uma abordagem integrada e abrangente no campo da Enfermagem.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 15/12/2023

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS