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Seminários criativos marcam disciplina de “Direito Processual Civil V” e incentivam o aprendizado prático entre estudantes

Fotos: Divulgação

No segundo bimestre, durante os meses de outubro e início de novembro, a turma do 8º período do curso de Direito da FAACZ participou de uma atividade diferenciada na disciplina de “Direito Processual Civil V”. Ministrada pela professora Flávia Spinassé Frigini, a disciplina, que foca em procedimentos especiais, propôs um método de estudo prático, onde os universitários foram divididos em cinco grupos e selecionaram temas pendentes na ementa da disciplina para desenvolverem seminários dinâmicos.

Cada apresentação exigia não apenas uma exposição teórica do conteúdo, mas também uma sabatina, em que os outros grupos, como parte do público, participavam com perguntas e discussões. O caráter criativo era um dos principais critérios de avaliação, incentivando os grupos a usarem dinâmicas, jogos e simulações dos procedimentos estudados, o que resultou em apresentações interativas e cativantes.

Segundo a professora Flávia, o resultado foi positivo e inovador. Entre as atividades desenvolvidas, destacaram-se jogos de quiz com perguntas elaboradas pelos próprios estudantes, jogos de tabuleiro e simulações de processos jurídicos, onde os alunos do curso de Direito interpretavam papéis de partes envolvidas, como juiz, advogados e representantes do Ministério Público. “Esses simulados permitiram uma experiência imersiva e colaborativa, além de premiarem os vencedores com brindes fornecidos pelos próprios colegas, que iam de chocolates a cursos gratuitos”, destacou a docente.

O impacto pedagógico foi evidenciado, cumprindo o objetivo de promover o aprendizado e a retenção do conteúdo de forma motivadora e integrativa. “As atividades de seminários desenvolvidas em sala de aula foram proveitosas e de grande valia”, afirmou Victor dos Santos Pena, aluno do 8º período. Ele também ressaltou a importância das dinâmicas e da liberdade para explorar os temas, além de mencionar que “toda atividade em sala de aula que permite o uso da criatividade e o desenvolvimento da oratória tem um papel crucial na vida do futuro operador do Direito”. Para Victor, o retorno dos professores é essencial para o crescimento acadêmico e contribui diretamente para a formação profissional.

A experiência demonstra como abordagens interativas no ensino do Direito podem ser eficazes ao aproximar o estudante da prática e ao fortalecer habilidades fundamentais para a vida acadêmica e futura atuação jurídica. A professora Flávia Spinassé Frigini reforçou que a atividade cumpriu com sucesso o papel pedagógico de motivar os universitários do curso de Direito da FAACZ e estimular a interação entre eles, consolidando o aprendizado em um ambiente que também valoriza a criatividade e a oratória, elementos cruciais para a formação dos futuros profissionais do Direito.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 25/11/2024

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