
A edição 2024 da Semana Científica, Cultural e Artística da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz), carinhosamente conhecida como Semana Acadêmica, teve como tema central “Empreendedorismo e Inovação”. Realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, o evento consolidou-se como um marco na educação em Aracruz e região, promovendo integração, diálogo e interdisciplinaridade entre professores e estudantes dos diversos cursos de graduação da faculdade.
Início com múltiplas atividades
No dia 11, ocorreram simultaneamente diversas atividades envolvendo os cursos de graduação. Os estudantes de Enfermagem participaram do Conexão Cuidado, que nesta edição abordou o tema “Enfermagem Estética: Perspectivas, Desafios, Empreendedorismo e Ética”. Organizado em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), por meio da Comissão de Enfermagem Estética, o evento foi direcionado exclusivamente a acadêmicos de Enfermagem e enfermeiros previamente inscritos.

O curso de Psicologia promoveu um momento de integração entre as turmas, que incluiu vivências com memórias da formação, uma roda de conversa conduzida pelos alunos finalistas e um torneio lúdico de conhecimentos em Psicologia. Já no curso de Direito, ocorreu a segunda edição do Torneio Juris Dictum, um desafio jurídico que contou com a participação de mais de 100 alunos organizados em 16 grupos, divididos pelos períodos do curso. Utilizando o Vade Mecum, os participantes responderam a perguntas discursivas em um ambiente competitivo e enriquecedor.

Por sua vez, o curso de Engenharia Mecânica realizou dois Workshops focados na atuação profissional dos engenheiros. O primeiro, intitulado “O Mercado de Trabalho para Engenheiros de Segurança do Trabalho: Oportunidades e Desafios”, foi conduzido por Bruna Ferreira Mantovani e Phylipe de Oliveira Monteiro, egressos do curso de Engenharia Civil da FAACZ e proprietários da empresa LF Segurança e Engenharia. Eles compartilharam insights sobre as múltiplas oportunidades na área de Segurança do Trabalho, com destaque para o papel do engenheiro mecânico nesse campo.
Bruna e Phylipe apresentaram diversos equipamentos utilizados por profissionais de Segurança do Trabalho, fundamentais para a elaboração de laudos e certificações, como medidores de ruído e vibrações, entre outros. O professor Harerton Dourado, coordenador dos cursos de Engenharia (Civil, de Produção, Mecânica e Química), destacou que muitos dos parâmetros relacionados à Segurança do Trabalho estão intrinsecamente ligados a fenômenos amplamente estudados pela Engenharia Mecânica.

O segundo Workshop, intitulado “Engenharia na Prática”, foi conduzido por Weverton Felipe de Amorim Batista, engenheiro mecânico e coordenador de Qualidade da unidade de Aracruz da Imetame. A palestra proporcionou um rico panorama, abordando tanto o papel do engenheiro na área de Controle de Qualidade quanto a atuação abrangente do Grupo Imetame, com destaque para seus principais projetos em andamento e seu compromisso com ações sociais.
Treinamentos interativos e práticos
Paralelamente, os cursos de Administração e Ciências Contábeis da FAACZ promoveram oficinas voltadas ao desenvolvimento profissional dos estudantes. Entre os temas, destacou-se “LinkedIn: Alavanque Sua Carreira!”, conduzida pelo professor Jussélio Rodrigues Ribeiro. Durante três horas, os alunos aprenderam a criar perfis otimizados no LinkedIn, capazes de atrair recrutadores e empregadores.

Outra oficina, “Google Meu Negócio: Potencialize sua Presença Online!”, foi ministrada pelo professor Robson Moro Aioffi. Em duas horas, os estudantes adquiriram conhecimentos sobre a criação e otimização de perfis empresariais na plataforma. Já o tema “Investimentos Inteligentes: Navegando no Mercado Financeiro!” foi abordado pelo professor Thalis Alexandre Sotero. Durante três horas, os acadêmicos exploraram práticas de investimento e compreenderam o funcionamento do mercado financeiro.

Segundo o professor Robson Moro Aioffi, coordenador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação, o objetivo dessas oficinas foi complementar a formação dos estudantes, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas também para atuar de forma autônoma, seja como prestadores de serviços ou empreendedores. Um exemplo disso é a aluna Loren da Silva Dalmásio, do 2º período de Administração, que utilizou os aprendizados da oficina para aprimorar o perfil de sua empresa no “Google Meu Negócio”.

“A oficina ‘Google Meu Negócio: Potencialize sua Presença Online!’ foi fundamental para meu desenvolvimento profissional e o crescimento da loja de roupas femininas que administro. As orientações do professor Robson foram cruciais para que eu dominasse a plataforma, especialmente na criação e personalização de ícones e informações estratégicas. Com essas melhorias, o perfil da loja tornou-se mais atrativo e acessível ao público-alvo, aumentando a visibilidade e a interação com potenciais clientes que buscam nossos produtos online”, ressaltou Loren.
Jornada de Pesquisa e Extensão
No dia 12 de novembro, a FAACZ promoveu a Jornada de Pesquisa e Extensão, um dos eventos mais esperados da Semana Acadêmica 2024. A ocasião celebrou a 10ª edição da Jornada de Iniciação Científica (JIC) e a 4ª edição da Jornada de Extensão (JE), consolidando esses eventos como referências no calendário acadêmico da instituição. As jornadas destacaram atividades organizadas pelos cursos de graduação, com ênfase na apresentação de projetos de pesquisa que beneficiam a sociedade de Aracruz e região.
Este ano, a Jornada de Iniciação Científica apresentou 17 trabalhos desenvolvidos por estudantes de Direito, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia. Dentre eles, três projetos receberam bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES), sendo um da Engenharia Mecânica e dois da Psicologia.

Já na Jornada de Extensão, estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Psicologia exibiram projetos interdisciplinares desenvolvidos nas disciplinas de Extensão Interdisciplinar. Os temas abordados incluíram Inclusão Social, Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo.
As apresentações da JIC e da JE ocorreram nas salas de aula do Bloco “B” do prédio Conselheiro Primo Bitti. O ambiente proporcionou um espaço dinâmico para a troca de experiências entre alunos, docentes e a comunidade acadêmica. Os professores da FAACZ, atuando como avaliadores, ofereceram uma análise crítica e experiente sobre os trabalhos apresentados.
Um encerramento impactado pelo clima
Embora as atividades planejadas para o dia 13 tenham sido canceladas devido à forte chuva, a Semana Acadêmica foi considerada um grande sucesso. A diretora acadêmica da FAACZ, prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, enfatizou a relevância do evento: “Agradecemos a todos pelo esforço e entusiasmo, que foram fundamentais para expandir o conhecimento de nossos estudantes. A Semana Acadêmica 2024 reforçou nosso compromisso com uma formação de qualidade, alinhada às exigências do mercado”.

Recla também destacou que o empenho de organizadores, professores, alunos, apoiadores, parceiros, a mantenedora Fundação São João Batista (FSJB) e as empresas envolvidas foi crucial para o êxito da iniciativa. A realização das atividades foi importante para a experiência dos alunos e reiterou a importância do trabalho coletivo: “A dedicação de cada um fez toda a diferença”.

A Semana Acadêmica 2024 da FAACZ cumpriu sua missão de promover integração, inovação e inspiração, consolidando-se como um evento indispensável no calendário acadêmico da instituição e da região. Com uma programação diversificada e enriquecedora, a edição de 2024 não apenas marcou a história da FAACZ, mas também contribuiu significativamente para o desenvolvimento acadêmico e cultural da comunidade de Aracruz e região.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 05/12/2024