
Os alunos do 4º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) realizaram um seminário na disciplina de “Psicofarmacologia”, com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a interface entre o estudo dos fármacos e a prática psicológica. A atividade reforçou a importância da formação interdisciplinar e do diálogo entre as áreas. O seminário centrou-se na análise e discussão de artigos científicos.
Para fixar o conteúdo de maneira mais aprofundada e ilustrativa, cada grupo de estudantes foi desafiado a desenvolver uma dinâmica prática após a apresentação dos artigos, a fim de consolidar o aprendizado. A iniciativa buscou promover uma compreensão ampliada de como o conhecimento farmacológico é um pilar fundamental na formação do futuro psicólogo, preparando-o para um mercado de trabalho que exige visão interdisciplinar.

Durante as apresentações, os alunos exploraram temas que evidenciaram a conexão entre a Farmacologia e diversos campos da Psicologia, como saúde mental, transtornos do humor, neuropsicologia e dependência química, entre outros. Eles destacaram que conhecer os diferentes tipos de medicamentos, seus mecanismos de ação, efeitos e reações é crucial para ampliar seus saberes e qualificar sua futura atuação.

O evento também se consolidou como um espaço fértil para troca e reflexão, permitindo que os estudantes discutissem criticamente o uso de psicofármacos, ponderando seus benefícios, limitações e impactos no cuidado integral ao paciente. A análise do material científico proporcionou uma aproximação mais concreta com a realidade clínica e com os desafios atuais da área da Saúde.

Sob a condução da professora Helania Mara Grippa Rui, a atividade reforçou o valor da formação interdisciplinar no curso. “Ao integrar saberes científicos e práticas profissionais, os estudantes puderam compreender a responsabilidade ética envolvida no diálogo com a Farmacologia, fortalecendo sua preparação para atuar de maneira mais informada, sensível e colaborativa no campo da saúde mental”, contextualiza a docente da FAACZ.
Para a estudante Bruna Patricia Lemos Decarli Flores, o estudo dos artigos foi “essencial para aprofundar a compreensão dos conteúdos e aproximar a teoria da prática científica”. Ela destacou o desenvolvimento de um “olhar mais crítico” e a importância de analisar “pesquisas atualizadas” para entender como novos achados influenciam a clínica e o trabalho do psicólogo, com foco nos efeitos e reações de cada fármaco.

O estudante Victor Emanuel Moreira enfatizou o caráter “muito agregador” dos seminários para o estudo da relação entre os fármacos e os diferentes tipos de transtornos. Ele ressaltou a “complexidade” das relações entre os efeitos e cada transtorno, analisando como o fármaco “atua de forma potente sobre o corpo”, podendo até causar “grande dependência” em certos casos.
A iniciativa reafirma o compromisso da FAACZ com uma formação sólida e atualizada, preparando futuros profissionais para atuar com ética e conhecimento no campo da saúde mental. O seminário evidenciou, portanto, um amadurecimento significativo dos discentes, que passaram a enxergar a “Psicofarmacologia” não como uma área distante, mas como uma ferramenta indispensável para um atendimento em saúde mental mais qualificado, ético e baseado em evidências.
Texto: Alessandro Bitti
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Data da publicação: 08/12/2025