Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Psicologia e Farmacologia em foco: Alunos da FAACZ promovem Seminário Interdisciplinar

Fotos: Divulgação.

Os alunos do 4º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) realizaram um seminário na disciplina de “Psicofarmacologia”, com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a interface entre o estudo dos fármacos e a prática psicológica. A atividade reforçou a importância da formação interdisciplinar e do diálogo entre as áreas. O seminário centrou-se na análise e discussão de artigos científicos.

Para fixar o conteúdo de maneira mais aprofundada e ilustrativa, cada grupo de estudantes foi desafiado a desenvolver uma dinâmica prática após a apresentação dos artigos, a fim de consolidar o aprendizado. A iniciativa buscou promover uma compreensão ampliada de como o conhecimento farmacológico é um pilar fundamental na formação do futuro psicólogo, preparando-o para um mercado de trabalho que exige visão interdisciplinar.

Durante as apresentações, os alunos exploraram temas que evidenciaram a conexão entre a Farmacologia e diversos campos da Psicologia, como saúde mental, transtornos do humor, neuropsicologia e dependência química, entre outros. Eles destacaram que conhecer os diferentes tipos de medicamentos, seus mecanismos de ação, efeitos e reações é crucial para ampliar seus saberes e qualificar sua futura atuação.

O evento também se consolidou como um espaço fértil para troca e reflexão, permitindo que os estudantes discutissem criticamente o uso de psicofármacos, ponderando seus benefícios, limitações e impactos no cuidado integral ao paciente. A análise do material científico proporcionou uma aproximação mais concreta com a realidade clínica e com os desafios atuais da área da Saúde.

Sob a condução da professora Helania Mara Grippa Rui, a atividade reforçou o valor da formação interdisciplinar no curso. “Ao integrar saberes científicos e práticas profissionais, os estudantes puderam compreender a responsabilidade ética envolvida no diálogo com a Farmacologia, fortalecendo sua preparação para atuar de maneira mais informada, sensível e colaborativa no campo da saúde mental”, contextualiza a docente da FAACZ.

Para a estudante Bruna Patricia Lemos Decarli Flores, o estudo dos artigos foi “essencial para aprofundar a compreensão dos conteúdos e aproximar a teoria da prática científica”. Ela destacou o desenvolvimento de um “olhar mais crítico” e a importância de analisar “pesquisas atualizadas” para entender como novos achados influenciam a clínica e o trabalho do psicólogo, com foco nos efeitos e reações de cada fármaco.

O estudante Victor Emanuel Moreira enfatizou o caráter “muito agregador” dos seminários para o estudo da relação entre os fármacos e os diferentes tipos de transtornos. Ele ressaltou a “complexidade” das relações entre os efeitos e cada transtorno, analisando como o fármaco “atua de forma potente sobre o corpo”, podendo até causar “grande dependência” em certos casos.

A iniciativa reafirma o compromisso da FAACZ com uma formação sólida e atualizada, preparando futuros profissionais para atuar com ética e conhecimento no campo da saúde mental. O seminário evidenciou, portanto, um amadurecimento significativo dos discentes, que passaram a enxergar a “Psicofarmacologia” não como uma área distante, mas como uma ferramenta indispensável para um atendimento em saúde mental mais qualificado, ético e baseado em evidências.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 08/12/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS