
A utilização da tecnologia nas aulas de “Ética e Sociedade” da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) se sobressai como o tema principal de uma atividade inovadora conduzida no 10º período do curso de Engenharia Mecânica. Orientados pelo professor Arismar Manéia, os alunos são incentivados a conectar teoria e prática de maneira dinâmica, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e reflexivo. Segundo o docente da FAACZ, o engajamento dos estudantes reflete o impacto positivo das atividades propostas.
Ministrada na modalidade de Educação a Distância (EaD), a disciplina “Ética e Sociedade” oferece aos universitários maior flexibilidade em seu processo de aprendizado. O professor Arismar Manéia explica que a base ética apresentada nas aulas é cuidadosamente pensada para estimular uma reflexão crítica entre os alunos. “A ética deve ser acessível a todos os estudantes durante sua formação. A participação ativa dos alunos de Engenharia Mecânica nos conteúdos de ética demonstra que estamos seguindo a direção correta”, ressalta o professor.
Comprometido em ir além do conteúdo tradicional, o professor Arismar Manéia busca proporcionar uma fundamentação ética sólida. As atividades visam tornar as aulas mais interativas e enriquecer o aprendizado, como destaca o docente: “Essa abordagem inovadora facilita o debate sobre questões relevantes e contemporâneas, essenciais para a convivência e o respeito, pilares na formação de engenheiros conscientes e responsáveis”.
A aluna Satiê Lagasse Miranda, do 10º período de Engenharia Mecânica, compartilha sua visão sobre a disciplina: “Para mim, ‘Ética e Sociedade’ é diferente do que costumo estudar no curso de Engenharia Mecânica, mas acho muito interessante conhecer esse outro lado e entender melhor o comportamento da sociedade diante de questões de convivência e respeito”.
Satiê também enfatiza a relevância do formato online, especialmente no último período do curso. “A modalidade online é ideal, principalmente no último período, quando estamos bastante focados no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Acredito que essa seja, de fato, a melhor forma de ofertar essa disciplina”, comenta a estudante da FAACZ.
A iniciativa do professor Arismar Manéia de integrar tecnologia às aulas de “Ética e Sociedade” representa um avanço significativo na formação de engenheiros mais críticos e conscientes. Ao criar um espaço para reflexões sobre comportamento e convivência, a FAACZ se destaca por valorizar não apenas a excelência técnica, mas também a responsabilidade social dos futuros profissionais. Essa abordagem reafirma o compromisso da instituição em oferecer um ensino de qualidade, que equilibra teoria e prática em um ambiente educacional inovador.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 31/10/2024