Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Proposta inovadora: A tecnologia como aliada nas aulas de “Ética e Sociedade” na FAACZ

Aulas de “Ética e Sociedade” na FAACZ inovam ao integrar tecnologia, promovendo maior engajamento dos alunos. Foto: Divulgação

A utilização da tecnologia nas aulas de “Ética e Sociedade” da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) se sobressai como o tema principal de uma atividade inovadora conduzida no 10º período do curso de Engenharia Mecânica. Orientados pelo professor Arismar Manéia, os alunos são incentivados a conectar teoria e prática de maneira dinâmica, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e reflexivo. Segundo o docente da FAACZ, o engajamento dos estudantes reflete o impacto positivo das atividades propostas.

Ministrada na modalidade de Educação a Distância (EaD), a disciplina “Ética e Sociedade” oferece aos universitários maior flexibilidade em seu processo de aprendizado. O professor Arismar Manéia explica que a base ética apresentada nas aulas é cuidadosamente pensada para estimular uma reflexão crítica entre os alunos. “A ética deve ser acessível a todos os estudantes durante sua formação. A participação ativa dos alunos de Engenharia Mecânica nos conteúdos de ética demonstra que estamos seguindo a direção correta”, ressalta o professor.

Comprometido em ir além do conteúdo tradicional, o professor Arismar Manéia busca proporcionar uma fundamentação ética sólida. As atividades visam tornar as aulas mais interativas e enriquecer o aprendizado, como destaca o docente: “Essa abordagem inovadora facilita o debate sobre questões relevantes e contemporâneas, essenciais para a convivência e o respeito, pilares na formação de engenheiros conscientes e responsáveis”.

A aluna Satiê Lagasse Miranda, do 10º período de Engenharia Mecânica, compartilha sua visão sobre a disciplina: “Para mim, ‘Ética e Sociedade’ é diferente do que costumo estudar no curso de Engenharia Mecânica, mas acho muito interessante conhecer esse outro lado e entender melhor o comportamento da sociedade diante de questões de convivência e respeito”.

Satiê também enfatiza a relevância do formato online, especialmente no último período do curso. “A modalidade online é ideal, principalmente no último período, quando estamos bastante focados no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Acredito que essa seja, de fato, a melhor forma de ofertar essa disciplina”, comenta a estudante da FAACZ.

A iniciativa do professor Arismar Manéia de integrar tecnologia às aulas de “Ética e Sociedade” representa um avanço significativo na formação de engenheiros mais críticos e conscientes. Ao criar um espaço para reflexões sobre comportamento e convivência, a FAACZ se destaca por valorizar não apenas a excelência técnica, mas também a responsabilidade social dos futuros profissionais. Essa abordagem reafirma o compromisso da instituição em oferecer um ensino de qualidade, que equilibra teoria e prática em um ambiente educacional inovador.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 31/10/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS