
Dando continuidade ao Projeto de Extensão “Psicologia FAACZ nas Escolas”, mais uma ação significativa foi realizada no município de Aracruz (ES). No dia 10 de abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Samoel Costa” foi palco de um encontro especial com famílias de crianças da Educação Especial, promovendo um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento de vínculos. A atividade foi conduzida pelas alunas do 9º período de Psicologia da FAACZ, Bruna Rodrigues Alves e Taissa Guastti Pignaton, sob a orientação da professora Stéfani Martins Pereira, coordenadora do curso.
O convite para a realização do momento partiu da assistente social Serrath Evangelista de Oliveira, que atua na rede municipal de educação. Com base nos princípios da “Disciplina Positiva”, o encontro buscou valorizar a empatia, o respeito mútuo e o senso de pertencimento, além de destacar a importância do cuidado com os adultos que se dedicam diariamente ao desenvolvimento de crianças com deficiência. A iniciativa também possibilitou um espaço valioso de escuta ativa, troca de experiências e fortalecimento dos vínculos entre cuidadores e a instituição de ensino.
A iniciativa, viabilizada em parceria com o Comitê de Extensão da FAACZ, reforça o compromisso da faculdade com uma formação voltada ao engajamento social e o da escola com a promoção de um ambiente mais humano, inclusivo e sensível às necessidades das famílias. O encontro foi um momento de reflexão e compartilhamento, ao substituir críticas por encorajamento, valorizar pequenas conquistas e respeitar o tempo individual de desenvolvimento de cada criança.
O encontro foi dividido em dois grandes momentos, ao longo de 50 minutos. Na primeira parte, as participantes foram acolhidas com uma fala afetuosa e convidadas a completar a frase: “Hoje, como mãe/pai/cuidador(a), eu mais preciso de…”. Aqueles que se sentiram à vontade compartilharam suas respostas, estabelecendo uma conexão inicial baseada na escuta afetiva.
Em seguida, as universitárias da FAACZ apresentaram conteúdos sobre a “Disciplina Positiva” de maneira leve e acessível, abordando a importância de olhar integralmente para a criança, compreender comportamentos à luz dos sentimentos e promover pequenas conquistas no lugar de punições. Utilizaram, inclusive, a metáfora do “cérebro na palma da mão”, de Daniel Siegel, para explicar como o cérebro reage ao estresse e como a pausa pode ser uma estratégia poderosa de reconexão emocional.
No segundo momento, as famílias foram convidadas a compartilhar suas vivências e desafios. A escuta empática permitiu a validação de emoções e promoveu reflexões profundas sobre as rotinas, dificuldades e expectativas dos cuidadores. Para encerrar, foi realizada uma atividade simbólica: cada participante recebeu um papel com a frase “Hoje eu reconheço que fiz o melhor que pude com o que eu sabia e sentia”, como forma de incentivo ao autocuidado.
A ação foi marcada pela troca sincera e pela construção de laços entre escola, família e faculdade. Segundo a aluna Taissa Guastti Pignaton, a experiência foi enriquecedora: “Fomos muito bem recebidas. A escola preparou um café da manhã para os pais, e as mães foram super participativas – foi sensacional. A equipe da escola também participou conosco, e nós amamos a experiência. Acolhemos mais do que seguimos o que tínhamos preparado, e foi ótimo. Conversamos sobre organização, inseguranças, culpa materna e os desafios de adaptação, tanto das mães quanto das crianças”.
Bruna Rodrigues Alves ressaltou a importância dessa escuta sensível, muitas vezes negligenciada, e como a experiência reforçou sua convicção de que a Psicologia precisa estar presente onde a vida realmente acontece: “Foi um dia extremamente enriquecedor para nós, enquanto futuras profissionais da Psicologia, pois vivenciar essa troca e promover o acolhimento é um passo essencial em nossa trajetória. Criamos um espaço em que as mães puderam ouvir umas às outras, fortalecendo seus vínculos. Esse momento de escuta mútua proporcionou apoio emocional e renovou forças para que sigam firmes em suas jornadas”.
Para a professora Stéfani Martins Pereira, o projeto representa uma Psicologia comprometida com o território, que ouve dores reais e fortalece redes de apoio: “A ação na EMEF ‘Samoel Costa’ mostra a potência de quando o saber acadêmico encontra a escuta sensível e comprometida com o cotidiano das famílias. É fundamental que os futuros profissionais compreendam que cuidar de quem cuida é também um ato político e ético, e que o acolhimento às famílias de crianças com deficiência é parte essencial de uma sociedade mais justa, empática e inclusiva”.
A repercussão foi tão positiva que, segundo a assistente social Serrath Evangelista de Oliveira, novas ações já estão sendo aguardadas pelas famílias: “Foi muito bom, as mães adoraram. E pediram um segundo encontro, onde poderão expressar e compartilhar suas dores e desafios”. O sucesso da iniciativa reforça a importância da presença ativa da FAACZ nas comunidades, promovendo uma educação transformadora, que integra teoria e prática com sensibilidade e compromisso social.
Esta ação consolida a parceria entre a FAACZ e o Comitê de Extensão, demonstrando o compromisso institucional com uma educação verdadeiramente inclusiva e humanizada. A faculdade planeja, agora, estender essa iniciativa a outras escolas da região, levando seus benefícios a mais famílias e profissionais da educação. O projeto “Psicologia FAACZ nas Escolas” se mostra, assim, como um modelo inspirador de como a academia pode – e deve – dialogar com as necessidades reais da comunidade.
Texto: Alessandro Bitti
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Data da publicação: 16/04/2025