
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), anunciou, no dia 18 de dezembro de 2024, o lançamento do edital para o Programa Nossa Bolsa. Para o ano de 2025, a FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) disponibilizará 20 bolsas de estudo integrais (100%) em cursos de graduação, ofertados no período noturno.
As vagas estão distribuídas da seguinte forma: Administração (4 bolsas), Ciências Contábeis (4 bolsas), Direito (1 bolsa), Enfermagem (3 bolsas), Engenharia Mecânica (2 bolsas) e Pedagogia (6 bolsas). As inscrições estarão abertas a partir das 9h do dia 3 de janeiro de 2025 e se encerrarão às 23h59 do dia 17 de janeiro de 2025. Os candidatos interessados deverão realizar a inscrição por meio do site oficial do programa: www.fapes.es.gov.br/nossabolsa.
Critérios de Seleção
A seleção será baseada nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo possível ao candidato optar pela edição de 2020 a 2024 em que obteve melhor desempenho, desde que atenda aos seguintes requisitos: possuir média global de, no mínimo, 450 pontos nas provas objetivas e 400 pontos na redação; ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; e ter concluído o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada no Espírito Santo, além de atender a outras condicionantes especificadas no edital do Nossa Bolsa 2025.
Prioridades e Restrições
O programa prioriza candidatos que residem em áreas com alto índice de vulnerabilidade social e aqueles que se autodeclaram afrodescendentes. A comprovação da residência será feita por meio do CEP informado no ato da inscrição, que deve estar vinculado ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Não podem concorrer às bolsas os estudantes que já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa em anos anteriores ou que já tenham concluído qualquer curso de graduação.
Sobre o Programa Nossa Bolsa
O Nossa Bolsa é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu). O programa, que integra o Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, tem como objetivo ampliar o acesso ao Ensino Superior por meio do financiamento de cursos em instituições privadas. Para 2025, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 46 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu, para custear cursos de graduação com duração média de cinco anos.
Modalidade da Bolsa
A bolsa integral cobre 100% da mensalidade do curso, sem necessidade de qualquer pagamento por parte do bolsista. Além disso, não há cobranças adicionais relacionadas à graduação.
Informativo Final
O edital completo e mais detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial da Fapes. Candidatos interessados devem ficar atentos aos prazos e garantir que todos os documentos e informações estejam em conformidade com as exigências do programa. Aproveite esta oportunidade de transformar seu futuro por meio do Ensino Superior com a FAACZ.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 23/12/2024