
O coordenador do curso de Direito da FAACZ, professor Ronaldo Félix, participou, no último dia 2 de abril, de um bate-papo enriquecedor com estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nossa Senhora da Saúde, localizada no município de Ibiraçu (ES). O encontro foi promovido a convite da professora Nuciala Mognato Tureta e abordou temas como o funcionamento do Júri Popular, as áreas de atuação do bacharel em Direito e os diferenciais do curso oferecido pela FAACZ.

Durante a atividade, o professor abordou temas ligados ao universo jurídico, com foco especial no funcionamento do Júri Popular – tema de interesse dos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, que irão realizar um Júri Simulado nas aulas de Língua Portuguesa. De maneira didática, Ronaldo Félix explicou a estrutura do Tribunal do Júri, a composição da mesa de jurados, os procedimentos legais envolvidos e a importância das decisões tomadas pelos jurados.

“Em nosso país, a decisão dos jurados é sempre tomada pela maioria. São sete jurados que, durante o julgamento, não podem conversar entre si e devem se basear exclusivamente nas provas apresentadas durante o processo”, detalhou o professor Ronaldo ao falar sobre o Tribunal do Júri, destacando seu papel na análise de crimes, na definição da autoria e na decisão sobre a absolvição ou condenação do réu.
Além de sanar dúvidas sobre o funcionamento do Júri Popular, o docente esclareceu questões comuns sobre a atuação dos profissionais da área jurídica, apresentando as diversas possibilidades de carreira para o bacharel em Direito. Também aproveitou a oportunidade para divulgar o curso de Direito da FAACZ, destacando seus diferenciais, como a estrutura curricular, a qualidade do corpo docente, sua nota no MEC e outras vantagens acadêmicas.

O professor Ronaldo também ressaltou duas iniciativas desenvolvidas pela FAACZ para aproximar os estudantes do universo jurídico: o “Júri nas Escolas”, que simula práticas jurídicas em instituições de ensino, e o “Direito nas Escolas”, no qual docentes do curso visitam colégios para falar sobre suas áreas de especialização. “Esses projetos foram criados justamente para tirar dúvidas de alunos em fase pré-vestibular e despertar o interesse pela carreira”, afirmou Félix.
A iniciativa foi celebrada pela professora Nuciala Mognato Tureta, que destacou a importância do encontro para o aprendizado dos alunos. “Esse momento foi imprescindível para que os estudantes do Ensino Fundamental pudessem entender toda a dinâmica desse tipo de situação, já que eles farão um Júri Simulado para praticar as estratégias argumentativas aprendidas nas aulas de Língua Portuguesa”, comentou Tureta.

Reafirmando seu papel como ponte entre o saber acadêmico e as demandas sociais, a FAACZ promove o debate jurídico desde a Educação Básica, cultivando mentes críticas e cidadãs. Essa iniciativa consolida a excelência do ensino oferecido pela faculdade, evidenciando o compromisso com uma formação que ultrapassa as salas de aula para dialogar com a comunidade. Ao despertar o interesse pelo Direito desde cedo, não só se ampliam horizontes profissionais, como também se fortalece a construção de uma sociedade mais justa e consciente de seus direitos.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 14/04/2025