Conhecimento na prática: estudantes do 1º período integram teoria e vivências em laboratórios desde o início da graduação

Os estudantes do 1º período do curso de Enfermagem da FAACZ estão construindo uma sólida base para a futura atuação profissional por meio da integração entre teoria e prática. Nas disciplinas “Bases Morfofuncionais do Corpo Humano” e “Bases Biológicas e Genéticas”, ministradas pela professora Helania Mara Grippa Rui, os acadêmicos vivenciam experiências que ampliam a compreensão sobre a estrutura e o funcionamento do organismo humano desde o início da graduação.
Além do conteúdo desenvolvido em sala de aula, os estudantes participam de práticas realizadas no Laboratório de Anatomia/Fisiologia e no Laboratório de Microscopia/Biologia Geral. Esses espaços proporcionam uma aprendizagem dinâmica e significativa, permitindo que os conteúdos sejam observados de forma aplicada e contribuindo para uma formação cada vez mais completa.
Nas disciplinas, os acadêmicos exploram detalhadamente os diferentes sistemas, órgãos e estruturas do corpo humano, compreendendo sua organização e fisiologia. No Laboratório de Microscopia, analisam tecidos, células e outras estruturas microscópicas, aprofundando o entendimento dos processos biológicos que sustentam a saúde e o desenvolvimento humano.
Essas experiências laboratoriais permitem que os futuros enfermeiros desenvolvam competências essenciais para a atuação profissional. O domínio dos conhecimentos anatômicos, morfológicos, biológicos e genéticos é indispensável para a realização de procedimentos, a interpretação de alterações fisiológicas e a tomada de decisões fundamentadas na prática profissional.

Segundo a professora Helania Mara Grippa Rui, responsável pelas disciplinas, a vivência nos laboratórios representa um diferencial indispensável na formação dos futuros enfermeiros, pois permite aos estudantes estabelecerem uma conexão mais efetiva entre teoria e prática: “Quando os alunos conseguem relacionar os conteúdos teóricos às experiências vivenciadas nos laboratórios, o aprendizado torna-se muito mais significativo”.
Helania ressalta ainda que a infraestrutura disponibilizada pela FAACZ contribui diretamente para esse processo de aprendizagem, oferecendo recursos que aproximam os acadêmicos da realidade da profissão: “A FAACZ dispõe de excelentes Laboratórios de Anatomia e Microscopia, equipados e com um diversificado acervo de peças anatômicas. Esses recursos proporcionam uma experiência de aprendizagem enriquecedora e favorecem o desenvolvimento de competências essenciais para uma formação sólida, crítica e alinhada às exigências da prática profissional em Enfermagem”.
A estudante do 1º período de Enfermagem Milena Lopes Salles destaca que a experiência vivenciada nas disciplinas despertou um novo olhar sobre a complexidade do corpo humano e reforçou sua motivação para seguir na profissão.
“Participar das aulas ministradas pela professora Helania nas disciplinas Bases Biológicas e Genéticas e Bases Morfofuncionais do Corpo Humano foi uma experiência muito enriquecedora. Durante esse processo de aprendizagem, pude compreender que o conhecimento tem o poder de transformar, fazer evoluir e despertar em nós a vontade de buscar cada vez mais aprendizado, além de ampliar meus conhecimentos sobre as estruturas e os processos que compõem o corpo humano”, pontuou a universitária.

Na avaliação da acadêmica, compreender como o organismo é formado, como seus sistemas funcionam e como cada estrutura desempenha um papel essencial para a manutenção da vida tornou o aprendizado ainda mais interessante.
“Também foi muito importante aprender sobre o sistema esquelético e muscular, identificando a localização de cada osso, músculo e suas respectivas funções. Esses conhecimentos contribuíram para uma visão mais ampla da complexidade e da perfeição do organismo humano. Sou muito grata pelos conhecimentos adquiridos, pelas experiências vivenciadas e pela oportunidade de ampliar minha compreensão sobre o corpo humano e seus mecanismos. Esses aprendizados certamente contribuirão para minha formação acadêmica e profissional”, relatou Milena.
A estudante Heloísa Calheiros Constantino, também do 1º período, ressalta que as práticas desenvolvidas nos laboratórios permitiram uma aproximação com a realidade da Enfermagem e contribuíram para consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
“Durante as aulas práticas no Laboratório de Microscopia e Anatomia, ministradas pela professora Helania, pude me aproximar muito mais da prática da Enfermagem e expandir meus conhecimentos sobre a área da saúde. Foi extremamente importante poder tocar nas peças e observar as estruturas microscopicamente para entender como tudo está interligado no corpo humano e, a partir disso, eu, como estudante do primeiro período, consegui fixar meus conhecimentos teóricos”, destacou a acadêmica.

Nesse contexto, Heloísa também destaca o papel dos docentes no processo de ensino e aprendizagem, ressaltando o acolhimento e a disposição em orientar os estudantes durante a formação: “Não posso deixar de destacar a importância dos professores e mentores preparados e dispostos a nos ouvir e acolher todas as nossas dúvidas. Isso fez toda a diferença”, afirmou.
Ao proporcionar experiências que unem conhecimento científico, práticas laboratoriais e aplicação profissional desde o primeiro período, a FAACZ reafirma seu compromisso com uma formação de excelência. Sob a orientação da professora Helania Mara Grippa Rui, a integração entre teoria e prática permite que os estudantes desenvolvam competências fundamentais para compreender a complexidade do corpo humano e sua relação com o cuidado em saúde, preparando-se para atuar com responsabilidade, segurança e embasamento científico na assistência à população.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 08/07/2026