Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Palestra ministrada por estudante de Psicologia da FAACZ aborda “Desmotivação escolar e o uso excessivo da internet/celular”

Fotos: Divulgação

Na última quarta-feira, 28 de junho, os alunos da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu (ES), tiveram a oportunidade de participar de uma palestra que abordou a “Desmotivação escolar e o uso excessivo da internet/celular”. O palestrante foi Welington Nascimento Ribeiro Filho, estudante do 9º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz).

 

A palestra, realizada em formato de Roda de Conversa, faz parte do eixo temático “Inclusão Social e Igualdade”, do Comitê de Extensão da faculdade. O objetivo era proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre um tema relevante para os estudantes do Ensino Médio. Welington Ribeiro foi orientado pela psicóloga e professora da FAACZ, Marta Rossoni, responsável pelo Núcleo de Orientação de Apoio Psicopedagógico (NOAPS).

 

O NOAPS é um serviço de apoio ao estudante de graduação que tem como objetivo acolher e orientar o aluno em seus conflitos e dificuldades que podem estar interferindo na sua adaptação ao ambiente acadêmico e na aprendizagem. Durante a palestra, Welington destacou os impactos negativos do uso abusivo da internet e do celular no cérebro do indivíduo, tanto social quanto cognitivamente. Ele ressaltou a importância de estabelecer limites saudáveis no uso da tecnologia e promover a Psicoeducação como forma de sensibilização.

 

“É sempre um desafio, ministrar uma Roda de Conversa para adolescentes, ainda mais quando se trata de internet, e uso de celular. Mas, pude trazer reflexões acerca dos impactos negativos que essas ferramentas tecnológicas podem causar no cérebro de uma pessoa. Esse é um importante tema, e precisamos executar Psicoeducação como forma de sensibilização frente a temática discutida. Foi um momento muito bom, com os alunos”, relatou o universitário da FAACZ.

 

A palestra recebeu elogios dos participantes, como a aluna Layza Reis Lopes Amorim, da 3ª Série do Ensino Médio da escola estadual, que afirmou ter sido uma oportunidade única e impactante. Ela destacou a forma cuidadosa e dedicada com que Welington abordou os temas, inspirando reflexões sobre o impacto negativo do uso excessivo do celular na vida acadêmica e pessoal.

 

“Com palavras inspiradoras Welington me fez refletir sobre o impacto negativo que o uso excessivo do celular tem na minha vida acadêmica e pessoal. Fiquei, especialmente, impressionada com a maneira como Welington destacou os efeitos da dependência do celular na motivação e no desempenho escolar. As informações e experiências compartilhadas por ele abriram meus olhos para a importância de estabelecer limites saudáveis no uso da tecnologia”, relatou a aluna da escola estadual de Ibiraçu (ES).

 

O professor Breno Dantas, que leciona a disciplina de “Língua Portuguesa” na escola Narceu de Paiva Filho, enviou uma mensagem de agradecimento a Welington, expressando sua gratidão pela palestra brilhante e esclarecedora. Ele ressaltou que as palavras do palestrante despertaram uma reflexão profunda nele como professor e inspiraram mudanças em sua abordagem em sala de aula.

“Fiquei particularmente impressionado com a maneira como Welington trouxe à tona os efeitos negativos do uso excessivo do celular no ambiente acadêmico. Sua análise detalhada e seus exemplos concretos nos mostraram como a dependência do celular pode desmotivar os alunos, prejudicar seu desempenho e comprometer sua interação presencial”, relatou o docente da escola estadual de Ibiraçu (ES).

 

Dantas afirmou: “A palestra que Welington ministrou despertou em mim uma consciência renovada sobre a necessidade de estabelecer limites claros e promover uma cultura de engajamento e participação ativa em sala de aula. Suas estratégias para lidar com a distração do celular, como a promoção de atividades interativas e o estímulo à concentração, são extremamente valiosas e estou ansioso para aplicá-las em minha prática docente”.

 

Por fim, o professor Breno Dantas também mencionou a importância do diálogo promovido por Welington durante a palestra, permitindo que os alunos compartilhassem suas experiências e desafios relacionados ao uso do celular. “Essa troca de ideias gerou uma conscientização coletiva sobre os problemas enfrentados no ambiente educacional”, afirmou o docente da escola estadual de Ibiraçu (ES).

 

“A palestra de Welington Ribeiro foi um exemplo do compromisso dos universitários de Psicologia da FAACZ em contribuir para tornar a Psicologia mais acessível à população. A parceria entre o NOAPS e o Comitê de Extensão da faculdade garante o apoio necessário para que esses eventos sejam realizados com sucesso, fornecendo conhecimento e orientação aos estudantes do Ensino Médio”, afirmou Marta Rossoni.

 

Marta finalizou dizendo: “Com o engajamento e a dedicação de jovens acadêmicos como Welington, espera-se que a conscientização sobre os problemas relacionados à desmotivação escolar e ao uso excessivo da internet/celular seja ampliada, incentivando mudanças positivas no ambiente educacional das instituições de ensino onde esse tema é abordado”.

 

O sucesso da palestra em Ibiraçu (ES) é um exemplo do potencial transformador que a Psicologia pode ter na vida dos estudantes e no campo da educação como um todo. O trabalho conjunto entre universidades, profissionais da área e escolas contribui para a construção de um ambiente educacional mais saudável e motivador, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 05/07/2023

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS