
O ano letivo de 2025 nas Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) teve um início dinâmico e inspirador com a realização da Capacitação Docente, entre os dias 3 e 7 de fevereiro. Professores e coordenadores dos cursos de graduação, juntamente com a preceptora do curso de Enfermagem, participaram ativamente do treinamento realizado no auditório da instituição, que teve como objetivo promover reflexões e atualizações sobre as práticas pedagógicas e desafios da educação superior.

A abertura oficial da capacitação ocorreu no dia 3 de fevereiro e foi conduzida pela diretora acadêmica da FAACZ, professora Adriana Recla Sarcinelli. O evento também contou com a presença do diretor executivo da Fundação São João Batista (FSJB), professor Mériton Soares da Silva; da diretora administrativa da FSJB, professora Marisa Lopes; e do diretor comercial da FSJB, professor Wellington Lozer Giacomin.

Na ocasião, a professora Marisa Lopes ministrou uma palestra sobre “A Nova Fronteira da Educação: Desafios Globais e a Transformação das IES”, trazendo reflexões sobre as mudanças e exigências da educação superior na atualidade. Segundo ela, o perfil dos alunos mudou, exigindo novas abordagens pedagógicas para engajá-los e prepará-los para um mundo em constante transformação.
Trabalho coletivo e inovação pedagógica

Durante o evento, a prof.ª Adriana deu as boas-vindas aos docentes e ressaltou a importância do trabalho coletivo na formação acadêmica e humana dos alunos. “Quando trabalhamos coletivamente em prol de um objetivo, conquistamos o impossível”, destacou Recla. Ela também reforçou a necessidade de tornar as aulas mais atrativas e alinhadas às novas demandas do ensino e apresentou os novos docentes, além da nova coordenadora do curso de Enfermagem.

A professora Marisa Lopes, por sua vez, compartilhou sua trajetória profissional e refletiu sobre os desafios da educação superior. Graduada em Administração, com especialização em Recursos Humanos, mestrado e doutorado, ela ressaltou a importância das metodologias ativas e da gestão de pessoas no ensino. “O aluno atual é conectado, imediatista e busca respostas rápidas, o que exige novas abordagens pedagógicas”, afirmou Lopes.
Documentos norteadores e gestão acadêmica

No segundo dia da capacitação, a professora Adriana Recla Sarcinelli abordou a relevância dos documentos institucionais, como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). “O PDI é a pedra fundamental da nossa instituição”, afirmou Recla, explicando que o documento está em revisão para adequação às novas legislações e necessidades acadêmicas. Ela ressaltou que compreender esses conceitos é essencial para a atuação dos docentes.

A coordenadora do corpo docente e discente da FAACZ, prof.ª Mercedes Silvério Gómez, enfatizou que o PDI deve ser visto como um documento vivo, que orienta metodologias e estratégias dos cursos. “Se não nos vemos no PDI, algo fundamental estará faltando para a compreensão total de sua importância”, alertou Mercedes. Ela reforçou que o PDI não deve ser encarado apenas como um conjunto de tarefas, mas sim como um documento orientador das práticas pedagógicas.

Já o professor Marcos Halasz, coordenador de ensino e pós-graduação da FAACZ, destacou que o PDI é essencial para o planejamento acadêmico, servindo de base para credenciamento e recredenciamento da instituição. Ele também reforçou o compromisso da FAACZ com a educação inclusiva, ressaltando que 80% dos alunos são oriundos de escolas públicas. Ele ressaltou que o PDI tem impacto na estrutura acadêmica e na credibilidade da FAACZ, que já formou mais de 5.700 alunos ao longo de três décadas.
Planejamento pedagógico e Inteligência Artificial

No dia 5 de fevereiro, o professor do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, Harerton Dourado, abordou o tema “Planejamento de Disciplinas com IA”, destacando as inovações tecnológicas e seu impacto no ensino. Ele mostrou como a Inteligência Artificial (IA) pode ser usada junto com conceitos como Design Instrucional (DI) e o modelo ADDIE para a elaboração do Plano de Ensino de uma disciplina. “A IA deve ser vista como uma aliada na criação de soluções inovadoras para os desafios pedagógicos”, afirmou Harerton.
Encerramento e preparação para 2025
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, ocorreram reuniões remotas entre professores, coordenadores e a preceptora do curso de Enfermagem para alinhar as diretrizes do primeiro semestre letivo de 2025. Ao final de cada dia, os coordenadores de curso se reuniram com os docentes para discutir desafios, estratégias e aprimoramentos no ensino-aprendizagem.

Com uma capacitação abrangente e alinhada às tendências educacionais, os professores da FAACZ iniciam o ano letivo preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que 2025 reserva, fortalecendo o compromisso com a inovação, a excelência acadêmica e a educação de qualidade alinhada às novas demandas do mercado.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 10/02/2025