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FAACZ promove roda de conversa interdisciplinar entre Psicologia e Direito com foco na adolescência e na responsabilidade legal

Cinema, debate e interdisciplinaridade marcam roda de conversa entre os cursos de Psicologia e Direito da FAACZ. Fotos: Alessandro Bitti.

No dia 10 de junho, os cursos de Psicologia e Direito da FAACZ se reuniram para uma roda de conversa interdisciplinar que abordou temas relevantes sobre a adolescência, o desenvolvimento humano e o sistema jurídico. A iniciativa, promovida com o apoio da Supervisão de Extensão da faculdade, reuniu estudantes de diversos períodos dos dois cursos e foi conduzida pelos professores Ronaldo Félix Moreira Júnior (Direito) e Eduardo Luiz Hubner Pereira (Psicologia).

A programação teve início às 17h30, com uma sessão de cinema especial na sala 21 do Bloco “B”, onde foi exibido um episódio da série “Adolescência”, da Netflix. A escolha da produção audiovisual buscou preparar os participantes para a reflexão proposta na sequência do evento, promovendo um contato inicial com as questões a serem discutidas.

Estudantes de Direito e Psicologia se unem em iniciativa promovida pela Extensão, com orientação dos professores Ronaldo Félix e Eduardo Hubner.

Já às 18h50, os alunos se deslocaram para o auditório da instituição, também localizado no Bloco “B”, onde a roda de conversa foi oficialmente aberta. O encontro contou com a presença de estudantes dos 1º, 3º, 5º, 7º e 9º períodos de Psicologia e do 5º período de Direito, promovendo uma troca rica de perspectivas entre os cursos.

O objetivo da roda de conversa foi conectar os temas abordados na série com os conteúdos acadêmicos dos dois cursos, promovendo uma reflexão crítica e prática sobre questões atuais, ética profissional e conteúdos transversais. A proposta reforça o compromisso da FAACZ com metodologias inovadoras, que estimulam o pensamento analítico e interdisciplinar. Durante o debate, os professores Ronaldo e Eduardo relacionaram os conteúdos apresentados na série a temas fundamentais para a formação acadêmica e profissional dos alunos.

Debate interdisciplinar: Direito e Psicologia em diálogo

O professor Ronaldo Félix destacou a importância de discutir temas como culpabilidade, conceito de crime e legislações como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Foi necessário abordar temas como culpabilidade a partir de uma perspectiva jurídica, tendo em vista que se trata de um assunto importante tanto para profissionais do curso de Direito quanto para os de Psicologia”, afirmou Félix. Ele também abordou questões relacionadas à criminalidade, à imputabilidade e à legislação da infância e juventude.

Professores Ronaldo Félix e Eduardo Hubner debatem culpabilidade, ECA e psicopatologia, unindo Direito e Psicologia em uma reflexão interdisciplinar.

Por sua vez, o professor Eduardo Hubner explicou que o debate foi dividido em dois momentos: o primeiro com foco nas questões jurídicas e o segundo voltado à Psicologia. “Trouxemos tópicos relacionados à Psicopatologia e ao desenvolvimento infantojuvenil, a partir da Teoria Psicanalítica, que analisa as fases do desenvolvimento humano”, explicou Hubner. A abordagem buscou ampliar a compreensão dos alunos sobre os aspectos emocionais e comportamentais que envolvem a adolescência. Ele ressaltou que a série serviu como ponto de partida para reflexões que extrapolam os limites disciplinares, integrando teoria e prática.

Estudantes aprovam a iniciativa

Universitários do curso de Psicologia elogiaram a atividade. A estudante Isabelly Loureiro Ragazzi, do 5º período, avaliou a experiência como um marco positivo em sua formação: “O conteúdo evidenciado na série e trazido para o debate foi muito enriquecedor para o que eu almejo em meu futuro como profissional de Psicologia. Acho importante existirem mais conteúdos como este em nossa faculdade”, disse a aluna, destacando a relevância do conteúdo abordado.

Evento aborda imputabilidade, desenvolvimento infantojuvenil e ECA, integrando perspectivas jurídica e psicanalítica em debate com alunos.

Já o estudante Luis Gustavo dos Santos Zanoni, também do 5º período, destacou: “Foi um momento importante para ampliarmos o conhecimento sobre o período da adolescência, suas implicações no indivíduo e as legislações referentes a esse público”. Ao integrar temas contemporâneos com os conteúdos curriculares, a FAACZ reafirma seu compromisso com práticas pedagógicas inovadoras, que estimulam o senso crítico, o pensamento analítico e a formação cidadã de seus alunos.

Integração e formação crítica

FAACZ promove roda de conversa interdisciplinar entre Psicologia e Direito com debate sobre série Adolescência, da Netflix.

A roda de conversa interdisciplinar reforça o compromisso da FAACZ com uma formação acadêmica que vai além da sala de aula, promovendo integração entre áreas do conhecimento, reflexão crítica e preparo para os desafios profissionais. A iniciativa também evidencia o papel da extensão universitária como ponte entre teoria e prática, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes, éticos e preparados para atuar em contextos complexos e interdisciplinares.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 26/06/2025

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