Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

FAACZ promove mural e sarau musical em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Fotos: Divulgação

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, os estudantes do 9º período do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) organizaram uma atividade especial que uniu criatividade, reflexão e valorização feminina. A iniciativa resultou na confecção de um mural temático, exposto até o dia 26 de março, na tenda instalada no pátio principal da faculdade, em frente à biblioteca “Prof.ª Maria Luíza Devens”.

A ação foi realizada em parceria com o Comitê de Extensão da instituição, com o objetivo de promover a valorização da mulher na sociedade aracruzense e regional. A montagem do mural contou com a dedicação dos alunos Angela Maria Rudio Mariano, Taissa Guastti Pignaton, Stefani Soares Miranda, Jane Milena Fraga Basto, Bruna Rodrigues Alves, Tereza Conceição de Oliveira Pereira, Alcilene Araujo Soares, Wnaslana Lyra Lima, Julia de Jesus Guimarães e Sheila Mara Jeronymo.

O destaque do mural ficou por conta da frase escolhida para homenagear as mulheres: “Que sua voz nunca seja silenciada e sua luta nunca seja em vão”. A mensagem, carregada de simbolismo e empatia, foi direcionada especialmente às mulheres da comunidade acadêmica da FAACZ, reforçando a importância da data e do papel feminino na construção de uma sociedade mais justa.

Encerrando as atividades comemorativas, no dia 26 de março foi promovido um sarau musical, que reuniu professores e alunos dos diversos cursos de graduação em um ambiente descontraído e colaborativo. Durante o intervalo das aulas, o professor André Araújo Ferreira, do curso de Psicologia, apresentou-se com voz e violão, interpretando canções que dialogam com sentimentos e vivências femininas, como Dentro Ali (Luedji Luna), Vai Saber? (Marisa Monte) e Petit Pays (Cesária Évora).

A supervisora de Extensão da FAACZ, professora Lanna Clicia Carrijo, destacou a importância da atividade: “Momentos como este, em que os alunos de Psicologia celebram o Dia Internacional da Mulher com ações criativas, como o mural e a frase escolhida, reforçam o compromisso da faculdade com a reflexão e a transformação social”. Segundo ela, iniciativas como essa fortalecem a integração entre teoria e prática, envolvendo a comunidade acadêmica em debates essenciais. “Esses projetos não só humanizam o espaço universitário, mas também inspiram mudanças reais”, completou a docente.

Já a coordenadora do curso de Psicologia, professora Stéfani Martins, também celebrou o engajamento dos estudantes: “É inspirador ver o empenho dos nossos alunos ao abordarem temas tão relevantes para a Psicologia e a sociedade. O mural e a frase criados em homenagem ao Dia Internacional da Mulher refletem não apenas sensibilidade, mas também um compromisso com a valorização feminina”. Para a docente, a atividade evidenciou o papel transformador da Psicologia: “Um momento único, que renova nossa esperança em uma sociedade mais justa e igualitária”.

A exposição do mural e o sarau musical não apenas marcaram a celebração de uma data significativa no calendário nacional, como também reforçaram o compromisso da FAACZ com temas sociais relevantes. A iniciativa incentivou o pensamento crítico e a sensibilização da comunidade acadêmica, reafirmando os valores institucionais de inclusão, equidade e diversidade. Com ações como essa, a faculdade reafirma seu papel na promoção de uma educação comprometida com o combate às desigualdades sociais e com a valorização da mulher na sociedade.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 09/04/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS