
A 11ª Jornada de Iniciação Científica (JIC) e a 5ª Jornada de Extensão (JE) consolidaram-se como marcos no calendário acadêmico das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ). Os eventos, reconhecidos pela instituição, fortaleceram a interdisciplinaridade, a integração e a troca de conhecimentos entre os cursos de graduação. As atividades representaram uma oportunidade para os estudantes apresentarem pesquisas e projetos voltados ao desenvolvimento da comunidade aracruzense. A participação ativa dos professores como avaliadores garantiu rigor acadêmico às produções.

Realizadas no dia 17 de novembro, as Jornadas marcaram o início da edição 2025 da Semana Científica, Cultural e Artística da FAACZ, conhecida como Semana Acadêmica. A programação, desenvolvida nos dias 17 e 18 de novembro, ocorreu nas dependências do campus. As apresentações orais foram realizadas nas salas do bloco “B”, no prédio Conselheiro Primo Bitti, reunindo alunos, docentes e comunidade acadêmica. O ambiente favoreceu o diálogo e a disseminação de conhecimentos entre diferentes áreas.
Jornada de Iniciação Científica (JIC)
A Jornada de Iniciação Científica apresentou 17 trabalhos produzidos por estudantes de vários cursos. Os artigos serão publicados nos Anais da Jornada de Iniciação Científica 2025, disponíveis no site da FAACZ, registrados sob ISSN 2526-866X. Três desses estudos foram desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES), por meio de bolsas concedidas aos alunos. A participação no programa reforça o estímulo à pesquisa e ao aprofundamento acadêmico.

Pesquisas como “Projeto e Ensaios com Secagem de Pimenta-Rosa (Aroeira)” foram desenvolvidas pelos alunos João Victor Fernandes Rodrigues Lopes (bolsista), Calebe Campos Lima, Diogo Braido Porto e Guilherme Souza de Jesus, todos de Engenharia Mecânica, sob orientação do professor Marcos Roberto Teixeira Halasz. O estudo apresentou resultados relevantes sobre o aproveitamento da pimenta-rosa como recurso produtivo, demonstrando potencial de aplicação no setor industrial e despertando interesse acadêmico.

Resultados significativos também apareceram na pesquisa “Cartografando Experiências de Violências Raciais e os Impactos no Desenvolvimento Cognitivo”. O trabalho foi realizado pelas estudantes de Psicologia Eduarda Felix da Silva, Eduarda Mattiuzi Selvatici, Evelyn de Souza Portela (bolsista) e Karen Silva Rosa, com orientação da professora Stéfani Martins Pereira. A investigação ampliou o debate sobre vivências de estudantes do Ensino Superior, saúde mental e impactos sociais, reforçando a importância de políticas institucionais de acolhimento.

Produções como “Entre Rituais e Cuidados: Uma Leitura Etnográfica do Parto Guarani em Aracruz/ES” enriqueceram a diversidade temática da JIC. As autoras, Ediana Pinto Joaquim Ribeiro e Nicole Rillary da Silva de Oliveira (bolsista), são estudantes de Enfermagem e foram orientadas por Layla Mendonça Lírio e pelo enfermeiro Alan Diniz Ferreira, da Fundação iNOVA Capixaba. O estudo destacou práticas culturais e de saúde da comunidade indígena Guarani, contribuindo para ampliar a compreensão sobre cuidados tradicionais.

Os professores avaliadores da JIC foram Stéfani Martins Pereira, Arismar Manéia e Antônio Leal de Oliveira. Eles desempenharam papel fundamental na análise técnica dos trabalhos apresentados. A atuação dos avaliadores, que trouxeram um olhar crítico e experiente sobre os trabalhos, garantiu qualidade e profundidade às discussões acadêmicas realizadas durante o evento.
Jornada de Extensão (JE)
Na 5ª Jornada de Extensão, 93 trabalhos foram apresentados, todos desenvolvidos nas disciplinas de Extensão Interdisciplinar. As produções, voltadas à interação transformadora dos estudantes com a comunidade, serão publicadas no E-book da Jornada de Extensão 2025. As ações extensionistas reforçaram a articulação entre teoria e prática, aproximando a instituição de diferentes públicos e fortalecendo o compromisso social da FAACZ.

Diversas iniciativas demonstraram como o ensino pode promover mudanças reais na comunidade. Segundo a professora Lanna Clícia Carrijo, supervisora de pesquisa e extensão, o objetivo é formar profissionais críticos e capazes de integrar Ensino, Pesquisa e Extensão. Ela destacou a importância de superar a fragmentação disciplinar e promover o desenvolvimento social e local. A proposta reafirma a missão institucional de transformar realidades por meio da educação.

O processo avaliativo da JE contou com a participação dos professores André Araújo Ferreira, Carlos Renato Machado dos Santos, Danielle Guss Andrade, Eduardo Luiz Hubner Pereira, Guilherme de Castro Pereira, Harerton Dourado, Helania Mara Grippa Rui, Robson Moro Aioffi, Ronaldo Félix, Sabrina M. B. do Nascimento, Izaque Vieira Ribeiro e Stéfani Martins Pereira. A diversidade da equipe avaliadora contribuiu para análises criteriosas e qualificadas das produções. O trabalho conjunto conferiu credibilidade e rigor acadêmico ao evento.
Organização e impacto acadêmico
Sob a coordenação da Supervisão de Extensão da FAACZ, em parceria com a professora Sabrina M. B. do Nascimento, coordenadora do curso de Enfermagem, as Jornadas foram cuidadosamente planejadas para promover um ambiente acolhedor e propício à troca de conhecimentos. As salas do bloco “B” concentraram todas as apresentações, oferecendo estrutura adequada para exposições orais e debates. O espaço favoreceu o diálogo entre estudantes e docentes de diferentes cursos.

Realizações como essas reforçam o compromisso da FAACZ com a pesquisa, a extensão universitária e o desenvolvimento local. Os eventos colocaram em evidência o papel da instituição como agente de transformação social e produtora de conhecimento científico. O envolvimento dos alunos demonstrou engajamento, maturidade acadêmica e responsabilidade com as demandas da região. A expectativa é que, nos próximos anos, mais projetos sejam integrados às Jornadas.

Experiências compartilhadas durante a JIC e a JE fortaleceram a cultura acadêmica e estimularam a formação integral dos estudantes. Os trabalhos apresentados evidenciaram relevância social, profundidade teórica e compromisso científico. A FAACZ reafirma, assim, sua missão de incentivar o diálogo entre teoria, prática e comunidade, contribuindo para inspirar novas gerações de pesquisadores e profissionais comprometidos com a excelência.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 28/11/2025