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FAACZ promove III Encontro Regional sobre o Transtorno do Espectro Autista com foco na inclusão e na escuta sensível

Fotos: Keren Hapuc

Na noite do dia 2 de abril de 2025, a FAACZ realizou o III Encontro Regional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reafirmando seu compromisso com a inclusão e a formação cidadã, por meio das atividades do curso de Psicologia. O evento fez parte das ações do Abril Azul – mês dedicado à conscientização sobre o autismo – e reuniu estudantes, professores, familiares de pessoas com TEA, profissionais das áreas da Saúde e da Educação, além de representantes da comunidade externa.

A cerimônia de abertura aconteceu na quadra poliesportiva da instituição e contou com a presença da diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli, e da coordenadora do curso de Psicologia, professora Stéfani Martins Pereira. O espaço também recebeu uma exposição organizada pelos estudantes do 3º e 5º períodos, com trabalhos voltados à inclusão e às temáticas relacionadas ao TEA. O momento foi marcado, ainda, por um coffee break coletivo, promovido com o envolvimento dos alunos de todos os períodos do curso, fortalecendo um ambiente de acolhimento, integração e troca de experiências.

Para a prof.ª Adriana Recla Sarcinelli, diretora acadêmica da FAACZ, a realização de mais uma edição do Encontro Regional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na instituição reafirma o compromisso da faculdade com a inclusão, a ciência e o acolhimento. Ela também valorizou a expressiva presença da sociedade de Aracruz e região, especialmente de familiares e pessoas com TEA, o que demonstra, segundo ela, “o quanto o tema é necessário e urgente no debate social e educacional”.

A diretora acadêmica da FAACZ ainda ressaltou o protagonismo dos universitários do curso de Psicologia na construção do evento. Segundo ela, a dedicação dos estudantes em organizar uma programação diversificada é reflexo do comprometimento com a profissão que escolheram. “É por meio do conhecimento e da vivência que nossos alunos se preparam para transformar a realidade e promover uma sociedade mais empática e acessível. Afinal, essa experiência fortalece o aprendizado e amplia o olhar para as demandas reais da sociedade”, concluiu.

Durante toda a noite, uma série de atividades foi realizada simultaneamente em diferentes ambientes da instituição. Entre elas, oficinas temáticas, rodas de conversa e espaços de apoio acolheram diversos públicos. Uma das atrações foi a Sala Sensorial, montada no miniauditório do Bloco “C”, das 19h às 21h30, e organizada pelos próprios estudantes de Psicologia. No mesmo horário, na Sala 17, funcionou um espaço de apoio especialmente voltado a familiares.

No auditório principal, das 20h às 21h30, a psicóloga Tammy Andrade conduziu uma roda de conversa sobre “Psicologia e Neurodiversidades”, com foco na identificação do autismo na fase adulta. Simultaneamente, outros temas foram debatidos em diferentes salas da instituição. Na Sala 4, no mesmo horário, as fonoaudiólogas Poliana Gonçalves Vieira e Amanda Mandelli de Martha discutiram o papel da “Fonoaudiologia no Desenvolvimento de Crianças com TEA”.

Já na Sala 5, o professor de Educação Física Cristiano Bustamante Ribeiro abordou “A Educação Física e o Esporte no Desenvolvimento da Pessoa no Espectro Autista”, também das 20h às 21h30. Já na Sala 6, a pedagoga Jesiane Campos Pandolfi falou sobre os “Desafios e Potencialidades de uma Escola Inclusiva”, no mesmo período.

Na Sala 7, das 20h30 às 22h, o professor Ronaldo Félix, do curso de Direito da FAACZ, conduziu uma palestra sobre “Os Direitos da Pessoa com TEA”. Enquanto isso, na Sala 9, das 20h às 21h30, as psicólogas Elizângela Rocha e Nathalia Ravani, egressas da FAACZ, mediaram uma roda de conversa sobre “Orientação Parental com Famílias Neurodivergentes”.

Por fim, na Sala 16, das 20h às 21h30, a psicóloga Carol Shaeffer Aliprandi liderou uma discussão sobre “O TEA e o Acesso ao Mercado de Trabalho”, destacando a atuação da Psicologia na inclusão. A programação ofereceu uma variedade de temas relevantes, proporcionando espaços de aprendizado, debate e acolhimento para diferentes públicos.

A programação diversificada proporcionou um espaço plural de diálogo e reflexão, com conteúdos relevantes voltados a estudantes, profissionais e familiares. Para a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, professora Stéfani Martins Pereira, o evento foi uma oportunidade de fortalecer o cuidado, o conhecimento técnico e a escuta ativa como pilares para uma sociedade mais justa e acessível. Segundo ela, a proposta desta edição foi provocar reflexões para além do modelo biomédico tradicional.

“O foco esteve na problematização das práticas e das escutas da Psicologia frente às vivências cotidianas de pessoas autistas, com o objetivo de contribuir para a construção de uma atuação profissional mais sensível, ética e qualificada, que reconheça a diversidade das experiências no espectro e as potências de cada sujeito”, destacou a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ.

Stéfani também pontuou que a centralidade de temas como identificação tardia do TEA, convivência familiar, inclusão escolar, acesso a direitos e mercado de trabalho reforça a urgência de uma mudança de paradigma nas práticas sociais e profissionais: “Pensar o adulto no espectro autista, as barreiras e possibilidades de inserção no mundo do trabalho, o corpo e a atividade física, a convivência familiar e a inclusão escolar foram alguns dos temas abordados ao longo da programação”, completou a docente.

Ao final, a coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ ressaltou a relevância social do evento: “A centralidade desses temas reforça que a pessoa no espectro autista está em todo lugar – e que a sociedade e as profissões precisam, urgentemente, se atualizar para acolher essa presença de forma digna e transformadora”.

O III Encontro Regional sobre o TEA recebeu visitantes de diversos municípios, como Ibiraçu, João Neiva, Fundão e até de cidades mais distantes, como Marechal Floriano. Entre os participantes, estavam pessoas com TEA, mães de autistas e profissionais que atuam diretamente com esse público, tornando o evento um espaço de aprendizado, diálogo e fortalecimento das redes de apoio e inclusão.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 15/04/2025

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