Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

FAACZ encerra Semana Acadêmica 2025 com troca de conhecimentos, práticas inovadoras e compromisso social

Fotos: Divulgação.

As Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) concluíram, no dia 18 de novembro, a edição 2025 da sua Semana Científica, Cultural e Artística, conhecida como Semana Acadêmica. Realizada nos dias 17 e 18 de novembro de 2025, no campus da faculdade, em Aracruz (ES), a programação mesclou a formalidade acadêmica das jornadas de pesquisa com a diversidade de atividades práticas e palestras voltadas a cada curso de graduação. O evento mobilizou alunos e docentes durante dois dias, configurando-se como um espaço vital para a troca de conhecimento.

O primeiro dia foi dedicado à 11ª Jornada de Iniciação Científica (JIC) e à 5ª Jornada de Extensão (JE), que marcaram o início da Semana. Realizadas nas salas do bloco “B”, as jornadas consolidaram-se como momentos de troca de conhecimentos entre os cursos de graduação. A JIC apresentou 17 trabalhos de pesquisa, três deles com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES). Já a JE expôs a expressiva marca de 93 trabalhos, todos originados das disciplinas de Extensão Interdisciplinar, reforçando a articulação entre teoria e prática e o compromisso social da FAACZ com a comunidade.

No segundo dia, 18 de novembro, as atividades se descentralizaram em programações específicas por área. O curso de Direito promoveu uma palestra magna no auditório da instituição, reunindo estudantes de todos os períodos. O tema central foi “Além do discurso: A materialidade como essência do ESG”, ministrado pelo professor doutor Rhiani Riani, um dos maiores especialistas brasileiros em Direito Ambiental e Sustentabilidade. A mesa de debates contou com a presença do professor Antonio Leal de Oliveira, responsável pelo convite, e do professor Ronaldo Félix, coordenador do curso de Direito da FAACZ.

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis ofereceram atividades no pátio próximo à cantina e na sala 15 do bloco “B”, como a experiência dos “Óculos 3D”, coordenada pela professora Iandra Gasparini; o “Teste Cego do Leite Condensado”, supervisionado pelo professor Robson Moro Aioffi; e uma roda de conversa sobre “Finanças Pessoais”, ministrada pelo professor Thalis Alexandre Sotero. As ações proporcionaram aos estudantes vivências práticas relacionadas à percepção sensorial, análise de produtos e planejamento financeiro.

A integração teoria-prática foi o foco do curso de Enfermagem da FAACZ, com a realização de uma imersão na “Trilha Assistencial da Enfermagem” na sala 3, que contou com um Box de UTI realístico. Sob supervisão da professora Layla Mendonça Lírio, alunos do 6º, 8º e 10º períodos vivenciaram simulações clínicas sequenciais. A trilha foi dividida em quatro estações, que simulavam a jornada de um paciente com complicações cardiovasculares, visando fortalecer o raciocínio clínico e a capacidade de tomada de decisão.

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, acompanhados pelos professores Harerton Dourado e Gabriel Giampietro de Andrade, tiveram dois momentos importantes. Na sala 1, ocorreu a palestra “Bioengenharia: da Pesquisa à Indústria de Dispositivos Médicos”, com o professor Bruno Crepaldi Alves (doutor em Engenharia Mecânica com ênfase em Bioengenharia).

Em seguida, também na sala 1, houve a apresentação do Projeto de Extensão “Araero”, do IFES Aracruz, com a presença dos alunos da instituição federal – Jamilly Riquete de Oliveira Pires, João Pedro Ferreira, Rubens Zanchetta Morelato Filho, Gustavo Imberti Rossi, Gabriel dos Santos Ribeiro de Assis e Davi das Merces Rezende –, além do professor Richard Alvarenga.

Já o curso de Psicologia da FAACZ promoveu uma série de atividades paralelas. A sala 5 acolheu uma roda de conversa para alunas mães, conduzida pelas discentes do 6º período Sthefany Scarabelle Rampinelli dos Reis e Juliana Nascimento Dias, com a participação da professora Juliana Monteiro Gomes de Oliveira Ferreira. Além disso, houve exposição de cartazes sobre Consciência Negra, de produções visuais de usuários do CRJ feitas por alunos do 10º período e de trabalhos de teorias comportamentais organizados por estudantes do 6º período, no pátio e na sala 4 do bloco “B”.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Stéfani Martins Pereira, comandou uma aula aberta sobre “Corpo, Subjetividade e Poder” na sala 7, do bloco “B”, enquanto o professor Eduardo Luiz Hubner Pereira falou sobre “Saúde Mental e Acupuntura”. As ações reforçaram o compromisso do curso com a diversidade, a saúde mental, a reflexão crítica e o cuidado integral.

Com uma programação diversificada, envolvendo pesquisa, extensão, inovação, cultura e prática profissional, a Semana Acadêmica 2025 reafirmou o papel da FAACZ como instituição comprometida com a formação integral e a produção de conhecimento relevante para a sociedade. O evento destacou a participação ativa dos estudantes e o engajamento dos docentes, fortalecendo a integração entre as áreas e promovendo experiências transformadoras no ambiente acadêmico. A organização da Semana Acadêmica ficou a cargo da Supervisão de Pesquisa e Extensão, em parceria com os coordenadores de curso da FAACZ.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 08/12/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS