Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

FAACZ destaca resultados da Avaliação Institucional 2024 e anuncia novidades acadêmicas em reunião com docentes

Diretora acadêmica, prof.ª Adriana Recla, apresenta resultados de avaliações e novidades para o 2º semestre em reunião com docentes. Fotos: Alessandro Bitti

Na segunda-feira, 19 de maio, os docentes da FAACZ participaram de uma reunião na Sala dos Professores do Bloco “B”, que trouxe importantes atualizações sobre o cenário acadêmico da instituição. Conduzido pela diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli, e pelo presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professor Harerton Dourado, o encontro abordou os resultados das avaliações institucionais mais recentes, além de anunciar novidades para o Segundo Semestre de 2025.

Durante a apresentação, o professor Harerton explicou que a CPA realiza duas grandes avaliações por ano: a Avaliação Institucional, que ocorre no Segundo Semestre e envolve alunos, professores, gestores e colaboradores; e a Avaliação Docente, aplicada no Primeiro Semestre e voltada exclusivamente à percepção dos estudantes sobre seus professores. “Essa avaliação é uma ferramenta de gestão exclusiva para os coordenadores dos cursos de graduação. Não será divulgada publicamente nem enviada ao RH. É uma forma de o aluno contribuir para o aprimoramento do trabalho docente”, destacou Harerton.

Professor Harerton Dourado detalha avaliações da CPA e destaca excelentes resultados, mas reforça a necessidade de maior participação discente.

A diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli, complementou que os docentes têm papel fundamental ao incentivar os estudantes a participarem da avaliação, enfatizando que os feedbacks recebidos serão essenciais para o planejamento pedagógico de cada curso. “Os coordenadores irão conversar individualmente com os professores sobre os indicadores específicos, com atenção especial àqueles que merecem maior cuidado”, afirmou Recla.

Sobre os resultados da última Avaliação Institucional, o professor Harerton destacou o desempenho positivo: “Conforme a tradição, os dados foram muito bons, com média superior a 4 em uma escala de 1 a 5, o que é excelente, mas sempre buscamos melhorar”. Ele reforçou, no entanto, que a participação discente ainda é baixa – em torno de 1,5% – e que aumentar esse engajamento é uma prioridade para o próximo semestre.

Outro ponto abordado pela professora Adriana foi a iminente publicação de um novo marco regulatório da Educação Superior, que exigirá adaptações nos processos acadêmicos da FAACZ. Ela também revelou que, atendendo às demandas dos alunos, a instituição está estudando melhorias nas plataformas de Ensino a Distância (EaD), com novidades previstas para o Segundo Semestre. “Estamos atentos às mudanças legislativas e também ao que os estudantes apontam como necessário para aprimorar a experiência acadêmica”, reforçou a diretora acadêmica.

Adriana Recla (diretora) e Harerton Dourado (CPA) analisam resultados da Avaliação Institucional 2024, expostos no Bloco B, que destacam excelência acadêmica.

Ao final do encontro, os professores foram convidados a visitar o mural com os resultados da última Avaliação Institucional, realizada em 2024, instalado no corredor do Bloco “B”, e a acessar o conteúdo completo no ambiente virtual da CPA, disponível no site da FAACZ. Tanto a diretora acadêmica quanto o presidente da CPA reforçaram o compromisso com a melhoria contínua da qualidade do ensino e da gestão acadêmica. “Nosso objetivo é sempre melhorar”, concluiu o professor Harerton Dourado.

Durante a reunião, o papel estratégico dos professores no processo avaliativo foi destacado, evidenciando o empenho da instituição em manter um diálogo aberto com toda a comunidade acadêmica, para promover uma educação de qualidade, sempre alinhada às demandas dos estudantes. A CPA reforça que está à disposição para esclarecer dúvidas e que o foco permanece no constante aprimoramento do nível educacional e da organização pedagógica.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 26/05/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS