
A presença de ex-alunas da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) como oficineiras no III Encontro Regional sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizado em 2 de abril de 2025, evidenciou o compromisso da instituição com um ensino de qualidade que ultrapassa os muros da academia e transforma realidades. O evento contou com duas oficinas conduzidas por egressas dos cursos de Psicologia e Pedagogia, reforçando a importância de uma formação ética, socialmente comprometida e voltada à prática profissional.

Convidar ex-alunos para retornarem à FAACZ como palestrantes ou oficineiros está alinhado às diretrizes institucionais de acompanhar e valorizar as trajetórias acadêmicas e profissionais de seus egressos. “Ter ex-alunos como protagonistas em eventos formativos é uma forma de mostrar aos nossos atuais estudantes que a jornada acadêmica não termina na colação de grau, mas continua na prática profissional e na contribuição com a formação de outros”, destacou a professora Lanna Clicia Carrijo, supervisora de Extensão da FAACZ.
Durante o encontro, a psicóloga Elizangela Nogueira Rocha, que atua na Política de Assistência Social da APAE de Aracruz, e a psicóloga Nathália Imberti Ravani, analista de Gente e Cultura na JSL S/A, conduziram a roda de conversa “Orientação Parental com Famílias Neurodivergentes”, promovendo um espaço de escuta, troca de experiências e acolhimento. Ambas concluíram o curso de Psicologia da FAACZ em 2023, sendo egressas da primeira turma da graduação.

Simultaneamente, a pedagoga Jesiane Campos Pandolfi Casotti, egressa de 2016 do curso de Pedagogia da FAACZ, liderou a oficina “Desafios e Potencialidades de uma Escola Inclusiva”, abordando práticas pedagógicas inclusivas e o papel da escola na promoção da diversidade. Sua atuação destacou a importância da educação como ferramenta de transformação social.
Para a professora Stéfani Martins Pereira, coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, a participação das egressas no evento representa a consolidação de um modelo de ensino comprometido com a ética e a responsabilidade social. “A participação das nossas egressas neste importante evento reforça a relevância da formação oferecida pela FAACZ, pautada na ética, no compromisso social e na busca constante pelo conhecimento”, afirmou a docente. Ela também ressaltou que o retorno das ex-alunas como profissionais engajadas simboliza o impacto positivo da instituição na sociedade.

A presença das três profissionais no evento reafirma a missão da FAACZ de formar cidadãos comprometidos com a transformação social e a promoção da inclusão. Segundo a professora Lanna Carrijo, manter os vínculos com ex-alunos também é uma forma de inspirar os atuais estudantes: “Eles voltam à FAACZ não apenas como profissionais consolidados, mas como exemplos vivos do que nossos estudantes podem se tornar. Isso inspira, aproxima e ajuda a moldar os novos profissionais que estamos entregando ao mercado”, completou Carrijo.

Com ações como essa, a FAACZ consolida seu papel como agente transformador, valorizando a trajetória de seus egressos e fomentando espaços de diálogo e conhecimento. A participação das ex-alunas no evento demonstra como a formação institucional desenvolve profissionais tecnicamente competentes e socialmente comprometidos, capazes de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, reafirmando, assim, o compromisso da faculdade com uma educação de excelência e humanizada.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 24/04/2025