
As Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) estão em festa após a divulgação dos resultados finais dos exames profissionais promovidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) em 2025. A instituição registrou um desempenho notável, especialmente nos cursos de Direito e Ciências Contábeis. As aprovações dos estudantes reforçam a qualidade da formação acadêmica oferecida pela instituição e o compromisso com a excelência no Ensino Superior.
De acordo com o coordenador do curso de Direito da FAACZ, professor Ronaldo Félix, o desempenho dos alunos no exame da OAB foi motivo de grande orgulho: “Com imensa satisfação recebemos os resultados do 44º Exame de Ordem Unificado da OAB e temos o prazer de anunciar a aprovação de um número expressivo de nossos estudantes. Nesta edição, tivemos um índice de aprovação notável, com seis dos sete alunos que prestaram o exame aprovados”, destacou o docente.
Foram aprovados no 44º Exame de Ordem Unificado os estudantes Laila da Vitória Pereira, Ananda Tonon Monteiro, Daniela Cardoso Santos, Talia de Azêredo Freitas, Matheus Natale Fernandes dos Santos e Otavio Rizzo Lopes, todos do 10º período do curso de Direito. O coordenador também ressaltou a continuidade dos bons resultados: no 43º Exame de Ordem Unificado, realizado no semestre anterior, as alunas Izamara Martins de Souza e Diulya Évilyn Jeronymo Santos, também do 10º período, conquistaram a aprovação.
“Somando os dois últimos exames, alcançamos um total de oito aprovações, um número que reforça a certeza de que estamos no caminho certo, fruto de um esforço coletivo”, afirmou o professor Ronaldo Félix, que também ressaltou os “vários anos de compromisso com a excelência do ensino jurídico e, consequentemente, com a democracia, a justiça, a cidadania e o desenvolvimento regional”.
Entre os aprovados, os sentimentos são de realização e dever cumprido. “Ser aprovada no exame da OAB significou muito; saio da faculdade com a sensação de dever cumprido”, relatou Ananda Tonon Monteiro. Já Laila da Vitória Pereira destacou que “ser aprovada na OAB significou colher os frutos da minha dedicação”.
Na área contábil, os resultados também foram positivos. Foram aprovados no Exame de Suficiência do CFC 2025 os estudantes Izadora Ferreira Ribeiro, Luisa Sarmenghi dos Santos e Mauricio Coto de Almeida, todos do 8º período, e Valentine Victoria Gomes Dias Pignaton, do 7º período. Luisa foi aprovada na 1ª edição do Exame de Suficiência de 2025, enquanto os demais conquistaram a aprovação na 2ª edição.
Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Izaque V. Ribeiro, o êxito dos universitários confirma o trabalho desenvolvido na instituição: “O resultado alcançado por nossos alunos confirma os esforços do corpo docente, das práticas pedagógicas, da infraestrutura e da dedicação dos próprios estudantes. Pelo nível alcançado, constatamos a qualidade e a capacidade dos profissionais que colocamos no mercado de trabalho”, pontuou.
Para celebrar as conquistas, a FAACZ promoveu uma comemoração institucional no dia 15 de dezembro, na sala de reuniões da Direção Acadêmica. Participaram do momento os alunos aprovados dos cursos de Direito e de Ciências Contábeis, a diretora acadêmica, professora Adriana Recla Sarcinelli, o coordenador do curso de Direito, professor Ronaldo Félix, e o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Izaque V. Ribeiro.
O encontro também reconheceu outras conquistas acadêmicas. Estiveram presentes os alunos José Liberato Serra Campos e Rafael Verdam Farias, do 8º período do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ, vencedores do primeiro lugar no Desafio Suzano, uma das categorias do Desafio de Inovação 2025, promovido pelo Núcleo Incubador do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Aracruz.
Para a diretora acadêmica da FAACZ, professora Adriana Recla Sarcinelli, os resultados são motivo de comemoração e responsabilidade: “Recebemos a notícia com muita alegria e, ao mesmo tempo, cientes de que esse resultado é fruto da responsabilidade conjunta de alunos, professores e demais colaboradores, em realizar cursos efetivamente preocupados com critérios de qualidade. Por isso, temos conquistado posições de destaque nas aprovações da OAB e do CFC”, destacou.
Assim, a FAACZ encerra 2025 reafirmando seu papel fundamental na formação de profissionais qualificados e éticos, prontos para contribuir com o desenvolvimento regional e nacional. Cada aprovação celebrada não é apenas um título conquistado, mas a confirmação de uma trajetória educacional sólida e transformadora. A instituição segue, portanto, com a missão de ser um celeiro de talentos, pavimentando com excelência o futuro de seus estudantes e da sociedade.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 16/12/2025