Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Estudantes de Psicologia realizam palestra sobre “Setembro Amarelo” em escola estadual de Aracruz

Fotos: Divulgação

Dando continuidade as ações de sensibilização e promoção à Saúde Mental em prol da campanha “Setembro Amarelo”, mais uma turma de estudantes do curso de Psicologia da FAACZ realizou, no último dia 13, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Misael Pinto Netto, em Aracruz (ES), uma palestra seguida de roda de conversa sobre “Setembro Amarelo” e bullying.

 

O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio que se iniciou em 2014. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o “Setembro Amarelo” é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é melhor escolha!”.

 

Durante todo o mês de setembro, os universitários de Psicologia da FAACZ irão realizar palestras e rodas de conversa sobre a prevenção ao suicídio em escolas municipais e estaduais de Aracruz. A atividade está sendo coordenada pela professora do curso de Psicologia, Marta Rossoni, com apoio do Comitê de Extensão e do Núcleo de Orientação e Apoio Psicopedagógico (NOAPS) da faculdade.

 

“Setembro é o mês de visibilidade à prevenção ao suicídio. O processo é este: psicoeducação. esse evento é importante uma vez que temos índices alarmantes de jovens e adolescentes tentando tirar a própria vida. Em todo o território brasileiro mais de um milhão de pessoas já tentaram o suicídio. Precisamos falar sem medo. Viver é a melhor opção”, afirmou a professora e psicóloga Marta Rossoni.

“Agradecemos a parceria da FAACZ, na pessoa da professora e psicóloga, Marta Rossoni, por organizar e disponibilizar um grupo de acadêmicas do curso de Psicologia, para ministrar palestra sobre ‘Setembro Amarelo’ e bullying. As acadêmicas compartilharam conhecimento, sanaram dúvidas e contribuíram com o aprendizado dos educandos da EEEFM Misael Pinto Netto. Nesse sentido, a equipe pedagógica com contentamento se disponibiliza para futuras parcerias”, afirmaram Eliana Jacomini, Ivanilde Amatuzzi e Tatiana Bitti.

 

Para a estudante do 6º período do curso de Psicologia da FAACZ, Rafaela Ferreira Malavasi, a Psicologia se faz de fato com o contato de nossa comunidade com a realidade que estamos inseridos.

 

“A princípio iríamos apresentar uma palestra para apenas uma turma e depois conseguimos apresentar para mais turmas, pela demanda e necessidade da escola. Cada turma mostrou de forma singular sua experiência, até mesmo para nós. Foi uma vivência que demonstrou de forma prática nossa profissão, com o contato humano, a sensibilização, a escuta de relatos, as dúvidas tiradas, o conteúdo apresentado. Não foi uma relação de hierarquização do saber, estivemos dispostas para aprender, tivemos trocas que contribuíram até mesmo com a própria apresentação”, afirmou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 16/09/2022

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS