Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Estudantes de Psicologia da FAACZ vivenciam atividade sobre saúde mental e empatia em sala de aula

Ação com alunos de Psicologia do 2º período dialoga com pesquisa de iniciação científica que investiga o tema na instituição. Fotos: Divulgação.

Durante a disciplina “Psicologia e Desenvolvimento Humano I”, os estudantes do 2º período do curso de Psicologia da FAACZ participaram de uma atividade que promoveu reflexão, escuta e acolhimento coletivo no ambiente universitário. A proposta foi conduzida pela professora Danielle Guss, que também orienta uma Pesquisa de Iniciação Científica voltada a investigar a saúde mental das estudantes universitárias da instituição, iniciada em outubro deste ano.

Segundo a docente, a saúde mental de estudantes universitários é um tema cada vez mais recorrente nas discussões acadêmicas – sobretudo entre as mulheres, que enfrentam pressões adicionais relacionadas a gênero, expectativas sociais e desigualdades estruturais. No ambiente universitário, fatores como sobrecarga acadêmica, competitividade, violência de gênero, racismo e isolamento social podem contribuir para o sofrimento psíquico, muitas vezes invisibilizado pelas instituições de ensino.

“Esse ambiente, que, segundo Han (2017), é permeado por uma lógica de produtividade e competitividade, pode intensificar o adoecimento emocional em grupos socialmente vulneráveis, como mulheres negras, indígenas, periféricas e LGBTQIA+”, destacou a professora Danielle. Para a educadora, “essa intensificação evidencia a necessidade de uma abordagem interseccional, como a desenvolvida por Collins (2021), para compreender como as opressões se aprofundam em determinadas experiências”, ressaltou a docente da FAACZ.

Foi nesse contexto que a atividade coletiva foi proposta. A dinâmica pedia que os alunos se olhassem uns aos outros, caminhando entre si. A vivência, segundo relatos da professora, provocou reações intensas. “A atividade gerou reações como vergonha, estranhamento e imobilização; alguns resistiram a sair de seus lugares, rindo timidamente. Esses aspectos foram observados sobretudo entre as mulheres e, ao abrir espaço para o compartilhamento das percepções, elas relataram sobrecarga emocional e cansaço”, pontuou Danielle.

A experiência foi bem recebida e sensibilizou a turma, gerando reflexões sobre convivência e cuidado. Para a estudante Antonella Del Piero Spinasse, a vivência proporcionou uma nova forma de interação e trouxe benefícios para a coexistência acadêmica: “Com a atividade, pudemos nos envolver com os colegas e perceber mais os outros, além de ampliar os espaços para diálogos e interações profundas e pessoais de cada um. Acredito que aulas assim tornam o ambiente de ensino mais leve e agradável”, comentou a universitária.

Essa ação reforça a importância de criar momentos de acolhimento e reflexão dentro da faculdade, abrindo caminho para que o cuidado com a saúde mental seja tratado como uma prioridade na formação acadêmica. A Pesquisa de Iniciação Científica em andamento promete gerar mais dados para aprofundar a compreensão sobre essa realidade específica das estudantes da FAACZ. Dessa forma, a iniciativa reforça o compromisso do curso de Psicologia em formar profissionais sensíveis às questões humanas, promovendo experiências que integram teoria, prática e cuidado com o outro.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 24/10/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS