
Durante a disciplina “Psicologia e Desenvolvimento Humano I”, os estudantes do 2º período do curso de Psicologia da FAACZ participaram de uma atividade que promoveu reflexão, escuta e acolhimento coletivo no ambiente universitário. A proposta foi conduzida pela professora Danielle Guss, que também orienta uma Pesquisa de Iniciação Científica voltada a investigar a saúde mental das estudantes universitárias da instituição, iniciada em outubro deste ano.
Segundo a docente, a saúde mental de estudantes universitários é um tema cada vez mais recorrente nas discussões acadêmicas – sobretudo entre as mulheres, que enfrentam pressões adicionais relacionadas a gênero, expectativas sociais e desigualdades estruturais. No ambiente universitário, fatores como sobrecarga acadêmica, competitividade, violência de gênero, racismo e isolamento social podem contribuir para o sofrimento psíquico, muitas vezes invisibilizado pelas instituições de ensino.
“Esse ambiente, que, segundo Han (2017), é permeado por uma lógica de produtividade e competitividade, pode intensificar o adoecimento emocional em grupos socialmente vulneráveis, como mulheres negras, indígenas, periféricas e LGBTQIA+”, destacou a professora Danielle. Para a educadora, “essa intensificação evidencia a necessidade de uma abordagem interseccional, como a desenvolvida por Collins (2021), para compreender como as opressões se aprofundam em determinadas experiências”, ressaltou a docente da FAACZ.

Foi nesse contexto que a atividade coletiva foi proposta. A dinâmica pedia que os alunos se olhassem uns aos outros, caminhando entre si. A vivência, segundo relatos da professora, provocou reações intensas. “A atividade gerou reações como vergonha, estranhamento e imobilização; alguns resistiram a sair de seus lugares, rindo timidamente. Esses aspectos foram observados sobretudo entre as mulheres e, ao abrir espaço para o compartilhamento das percepções, elas relataram sobrecarga emocional e cansaço”, pontuou Danielle.
A experiência foi bem recebida e sensibilizou a turma, gerando reflexões sobre convivência e cuidado. Para a estudante Antonella Del Piero Spinasse, a vivência proporcionou uma nova forma de interação e trouxe benefícios para a coexistência acadêmica: “Com a atividade, pudemos nos envolver com os colegas e perceber mais os outros, além de ampliar os espaços para diálogos e interações profundas e pessoais de cada um. Acredito que aulas assim tornam o ambiente de ensino mais leve e agradável”, comentou a universitária.
Essa ação reforça a importância de criar momentos de acolhimento e reflexão dentro da faculdade, abrindo caminho para que o cuidado com a saúde mental seja tratado como uma prioridade na formação acadêmica. A Pesquisa de Iniciação Científica em andamento promete gerar mais dados para aprofundar a compreensão sobre essa realidade específica das estudantes da FAACZ. Dessa forma, a iniciativa reforça o compromisso do curso de Psicologia em formar profissionais sensíveis às questões humanas, promovendo experiências que integram teoria, prática e cuidado com o outro.
Texto: Alessandro Bitti
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Data da publicação: 24/10/2025