
No início de outubro, os alunos do 2º período do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) realizaram uma roda de conversa com o objetivo de construir, de maneira colaborativa, conhecimentos sobre temas da disciplina de “Genética”. Durante o encontro, os estudantes discutiram assuntos como código genético, síndromes, transtornos, fatores ambientais e sua influência na genética. A atividade se destacou pela participação ativa de todos, que, além de compartilhar informações, puderam ouvir e aprender com as contribuições dos colegas.
A roda de conversa foi mediada pela professora Helania Mara Grippa Rui, que destacou a importância desse formato de diálogo para o aprendizado. “A roda de conversa sobre temas relevantes no ensino da genética possibilita a troca de experiências e de conhecimentos mais amplos entre os estudantes, de maneira a melhorar o entendimento e a clareza do tema. Para muitos, o estudo da genética se torna complexo devido à quantidade de conceitos, e a roda de conversa permite que todos se expressem, contribuindo com saberes e esclarecendo dúvidas”, ressaltou a docente da FAACZ.
Para a estudante Fernanda Rodrigues Wolkartt, a dinâmica foi essencial para o engajamento da turma. “A atividade proposta pela professora Helania dinamizou o processo de aprendizado e a integração entre a turma e a docente. Oportunizar, de forma mediada, o diálogo e a troca de informações entre os estudantes é uma metodologia que, ao mesmo tempo em que estimula a pesquisa e coleta de dados, desenvolve habilidades como oratória, escuta e cooperação no ambiente acadêmico”, afirmou a universitária do 2º período do curso de Psicologia.

Já Juliana Pereira Guimarães, também aluna do 2º período, salientou a relevância do conteúdo discutido para o curso de Psicologia. “Estudamos questões da hereditariedade relacionadas à Psicologia para entender características transmitidas entre gerações e seus impactos no comportamento humano. Debatemos transtornos como psicopatia, autismo, hipertricose e a importância do aconselhamento genético na detecção prévia de possíveis mutações que podem comprometer a qualidade de vida do paciente”, explicou a estudante da FAACZ.
Durante o encontro, foram discutidos temas centrais para o estudo da “Genética”, como código genético, síndromes, transtornos, fatores ambientais e sua influência nos genes. A roda de conversa demonstrou ser uma metodologia eficaz para promover o aprendizado colaborativo e aprofundar o entendimento sobre “Genética”, integrando teoria e prática. Essa atividade prática proposta pela professora Helania Mara foi um marco no processo de ensino-aprendizagem, reforçando a importância do diálogo e da troca de experiências para a formação acadêmica e pessoal dos futuros psicólogos.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 29/10/2024