
Acadêmicos do 4º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) realizaram, no dia 15 de setembro de 2025, uma ação de extensão na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bela Vista, em Aracruz (ES). A iniciativa, em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio, teve como foco a promoção da saúde mental por meio do autocuidado, com entrega de materiais informativos e diálogo tanto com pacientes na sala de espera quanto com os profissionais da unidade, em diferentes espaços como consultórios médicos, sala de vacinas, sala de medicações e copa.

Sob a supervisão da professora Jallana Rios Matos, os estudantes Lucas Augusto Favoreti Vileti, Juliana Pereira Guimarães, Simone Soares da Silva Lacerda, Lívia Binz Colle e Letycia Nascimento Eller desenvolveram atividades que destacaram como práticas simples do cotidiano – como dormir bem, hidratar-se, praticar exercícios, ter momentos de lazer e cultivar relações – impactam diretamente o bem-estar físico e emocional.

Para reforçar a mensagem, os graduandos distribuíram planners de autocuidado, para auxiliar na organização dessas ações, e minicards com orientações práticas sobre técnicas de respiração, a importância de caminhar, de organizar tarefas e de buscar contato com a natureza. Na UBS Bela Vista, a psicóloga Clézia Teodoro recebeu os estudantes e os apresentou aos pacientes e profissionais. A condução das falas sobre os temas, no entanto, foi realizada pelos próprios acadêmicos, que assumiram o protagonismo da ação.
A professora Jallana enfatizou a importância dessas vivências para a formação dos futuros psicólogos. “Experiências como essa são fundamentais na formação acadêmica, pois permitem aos estudantes vivenciar, na prática, as diversas realidades do trabalho do psicólogo, ampliando sua trajetória profissional”, afirmou a docente da FAACZ.
Da Sala de Aula à Comunidade: Aprendizado e Cuidado
O sentimento de realização foi unânime entre os discentes. Juliana Pereira Guimarães relatou que a ação permitiu “ampliar o olhar para uma postura de acolhimento e de escuta ativa, tão necessária ao profissional de Psicologia”. A aluna ainda completou: “Pudemos observar na prática os desafios diários de lidar com seres humanos e também iniciar o caminho para o desenvolvimento de habilidades importantes para a realização de atendimentos humanizados”.

Para Letycia Nascimento Eller, a experiência foi profundamente significativa: “Falar sobre a valorização da vida e sobre saúde mental nunca é apenas transmitir informações, mas sim abrir espaço para acolher e refletir junto com as pessoas. O que mais me marcou foi o clima de acolhimento que pudemos proporcionar. Saí desse momento com o coração leve, sentindo que pude contribuir de alguma forma”, compartilhou a discente.

Já Simone Soares da Silva Lacerda avaliou a experiência como rica e enriquecedora: “Foi gratificante receber o retorno desta ação. Conseguimos ver na prática os desafios da profissão, desde o planejamento até a execução”, afirmou a universitária da FAACZ.
Integração que Fortalece o SUS
A psicóloga Clézia Teodoro, profissional da UBS Bela Vista, destacou o valor da iniciativa para a unidade: “A ação trouxe acolhimento, escuta qualificada e orientações importantes tanto para os usuários quanto para a equipe. Iniciativas como essa fortalecem a promoção da saúde mental na atenção básica e mostram o quanto a integração entre ensino e serviço pode gerar impactos positivos na comunidade”, celebrou a profissional.

Para além de uma atividade curricular, o encontro constituiu um genuíno espaço de troca, acolhimento e construção coletiva de saberes. A ação reafirma a importância de integrar a formação universitária à realidade da comunidade, fortalecendo não apenas a prática profissional dos estudantes do curso de Psicologia, mas também a promoção da saúde mental nos serviços públicos de cuidado, um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 23/09/2025