Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Estudantes de Psicologia da FAACZ apresentam primeiros casos clínicos em Psicanálise de Freud

Evento no miniauditório da FAACZ promoveu debates sobre histeria e a “cura pela fala”, fundamentais na teoria freudiana. Fotos: Divulgação

Os alunos do 3º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) vivenciaram uma experiência prática importante em sua formação acadêmica: na segunda-feira (24/3), no miniauditório da instituição, apresentaram os primeiros casos clínicos em Psicanálise, baseados no livro “Estudos sobre a Histeria”, de Sigmund Freud e Josef Breuer. Na ocasião, os universitários compartilharam análises sobre casos históricos e discutiram suas implicações teóricas e clínicas.

A obra marca o início da abordagem Psicanalítica, na qual Freud introduziu a ideia da “cura pela fala” e o método de “limpeza de chaminé”, permitindo que os pacientes expressassem e elaborassem seus sofrimentos. A atividade, organizada pela professora Danielle Guss, responsável pela disciplina “Teoria Psicanalítica I”, teve como objetivo aproximar os estudantes da escrita freudiana e contribuir para a construção do conhecimento dentro do grupo.

Segundo a docente, o exercício foi essencial para que os alunos de Psicologia pudessem compartilhar conhecimentos, confrontar suas limitações e explorar suas potencialidades. “A importância dessas rodas de compartilhamento está em colocar os estudantes diante dos desafios e das possibilidades do estudo psicanalítico. Parte-se do princípio de que há um saber a ser explorado e articulado com a vida”, explicou a professora Danielle.

Alunos de Psicologia vivenciam uma experiência prática essencial para a formação profissional, supervisionados pela professora Danielle Guss.

Durante a atividade, os universitários assumiram o papel de apresentadores e debatedores, discutindo casos clínicos como os de Anna O. e Elizabeth von R., fundamentais para o desenvolvimento das teorias de Freud sobre o inconsciente e a histeria. O formato de roda de conversa permitiu uma interação dinâmica, estimulando a interpretação e a oratória.

Os alunos também enfatizaram a relevância da experiência. O estudante João Marcelo Massoquete relatou que o trabalho foi bastante proveitoso e que o formato adotado permitiu uma discussão dinâmica. “O modelo que utilizamos no miniauditório gerou um debate sobre o tema que nos deixou animados e engajados para continuar a discussão além da sala de aula”, afirmou o estudante do 3º período de Psicologia.

Juliana Pereira Guimarães, também aluna da turma, destacou que a atividade consolidou conceitos e técnicas estudados previamente: “Considero a prática do debate uma estratégia de ensino-aprendizagem bastante eficaz, pois estimula a leitura, a interpretação e a oratória. Além disso, permite ao professor identificar os pontos que precisam ser reforçados dentro da teoria”, pontuou.

Estudantes de Psicologia da FAACZ exploram casos clássicos de Freud e Breuer, refletindo sobre desafios clínicos da Psicanálise.

Para a estudante Thalita Benvindo Porto, os casos de Anna O. e Elizabeth von R. foram os que mais chamaram sua atenção. “Amei aprender sobre como Freud avaliou e buscou novas formas de acessar o inconsciente, não se limitando apenas ao método da hipnose para a realização da catarse. Foi uma apresentação leve, repleta de conhecimento, e todos demonstraram segurança nos temas abordados”, destacou a universitária da FAACZ.

A iniciativa reforçou a importância da aproximação entre teoria e prática no curso de Psicologia, permitindo que os alunos vivenciassem, ainda nos primeiros períodos, a aplicação dos conceitos psicanalíticos. Para a professora Danielle, atividades como essa são fundamentais para a formação crítica e reflexiva dos futuros psicólogos. A expectativa é que novas rodas de discussão e apresentações clínicas sejam realizadas, fortalecendo o diálogo entre os estudantes e a Teoria Psicanalítica.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 31/03/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS