
Os alunos do 3º período do curso de Psicologia da FAACZ (Faculdades Integradas de Aracruz) vivenciaram uma experiência prática importante em sua formação acadêmica: na segunda-feira (24/3), no miniauditório da instituição, apresentaram os primeiros casos clínicos em Psicanálise, baseados no livro “Estudos sobre a Histeria”, de Sigmund Freud e Josef Breuer. Na ocasião, os universitários compartilharam análises sobre casos históricos e discutiram suas implicações teóricas e clínicas.
A obra marca o início da abordagem Psicanalítica, na qual Freud introduziu a ideia da “cura pela fala” e o método de “limpeza de chaminé”, permitindo que os pacientes expressassem e elaborassem seus sofrimentos. A atividade, organizada pela professora Danielle Guss, responsável pela disciplina “Teoria Psicanalítica I”, teve como objetivo aproximar os estudantes da escrita freudiana e contribuir para a construção do conhecimento dentro do grupo.
Segundo a docente, o exercício foi essencial para que os alunos de Psicologia pudessem compartilhar conhecimentos, confrontar suas limitações e explorar suas potencialidades. “A importância dessas rodas de compartilhamento está em colocar os estudantes diante dos desafios e das possibilidades do estudo psicanalítico. Parte-se do princípio de que há um saber a ser explorado e articulado com a vida”, explicou a professora Danielle.

Durante a atividade, os universitários assumiram o papel de apresentadores e debatedores, discutindo casos clínicos como os de Anna O. e Elizabeth von R., fundamentais para o desenvolvimento das teorias de Freud sobre o inconsciente e a histeria. O formato de roda de conversa permitiu uma interação dinâmica, estimulando a interpretação e a oratória.
Os alunos também enfatizaram a relevância da experiência. O estudante João Marcelo Massoquete relatou que o trabalho foi bastante proveitoso e que o formato adotado permitiu uma discussão dinâmica. “O modelo que utilizamos no miniauditório gerou um debate sobre o tema que nos deixou animados e engajados para continuar a discussão além da sala de aula”, afirmou o estudante do 3º período de Psicologia.
Juliana Pereira Guimarães, também aluna da turma, destacou que a atividade consolidou conceitos e técnicas estudados previamente: “Considero a prática do debate uma estratégia de ensino-aprendizagem bastante eficaz, pois estimula a leitura, a interpretação e a oratória. Além disso, permite ao professor identificar os pontos que precisam ser reforçados dentro da teoria”, pontuou.

Para a estudante Thalita Benvindo Porto, os casos de Anna O. e Elizabeth von R. foram os que mais chamaram sua atenção. “Amei aprender sobre como Freud avaliou e buscou novas formas de acessar o inconsciente, não se limitando apenas ao método da hipnose para a realização da catarse. Foi uma apresentação leve, repleta de conhecimento, e todos demonstraram segurança nos temas abordados”, destacou a universitária da FAACZ.
A iniciativa reforçou a importância da aproximação entre teoria e prática no curso de Psicologia, permitindo que os alunos vivenciassem, ainda nos primeiros períodos, a aplicação dos conceitos psicanalíticos. Para a professora Danielle, atividades como essa são fundamentais para a formação crítica e reflexiva dos futuros psicólogos. A expectativa é que novas rodas de discussão e apresentações clínicas sejam realizadas, fortalecendo o diálogo entre os estudantes e a Teoria Psicanalítica.
Texto: Alessandro Bitti
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Data da publicação: 31/03/2025