Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Estudantes de Pedagogia da FAACZ participam de Roda de Conversa online

“A importância da articulação entre o gestor e o pedagogo para o fortalecimento da ação docente” foi o tema central da Roda de Conversa realizada, no último dia 11, com alunos do 5º e 7º períodos do curso de Pedagogia da FAACZ. O encontro aconteceu de forma remota pela plataforma Teams da Microsoft.

 

O evento contou com palestrantes que fizeram uma exposição importante acerca do papel do gestor, do pedagogo e do professor para consolidação de uma aprendizagem significativa e de qualidade. A atividade foi organizada e mediada pela prof.ª do curso de Pedagogia, Viviane Reis, e contou com a presença da coordenadora do curso de Pedagogia, prof.ª Mercedes Silvério Gómez.

 

Foram palestrantes convidados: Lucimara Vitória Machado Loureiro (coordenadora do Setor de Educação Infantil da Prefeitura de Aracruz/Gestão Educacional); Rosieli Geraldina Merotto Foletto (gestora escolar do CMEI Tia Anastácia/Nova Santa Cruz); Waldirene de Oliveira Ferreira (professora de suporte pedagógico do CMEI Tia Anastácia/Nova Santa Cruz) e Sueli Braz Souza Silva (professora de Educação Infantil).

 

Palestrantes fizeram exposição sobre o papel do gestor, do pedagogo e do professor. Foto: Divulgação

Segundo a professora Viviane a atividade teve como objetivos: Discutir sobre a importância da articulação entre o gestor e o pedagogo escolar para o fortalecimento da ação docente; aproximar os estudantes do curso de Pedagogia das vivências e experiências do contexto escolar; proporcionar espaço de discussão, visando levar os estudantes a reconhecerem a importância do elo entre a equipe gestora e os docentes, bem como a força dessa dinâmica na oferta de uma educação de qualidade.

 

Ainda de acordo com a professora Viviane, “a atividade foi desenvolvida de forma interdisciplinar, pois perpassou pelas matrizes curriculares das disciplinas, Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prática de Ensino (5° período) e Avaliação Institucional (7°período), bem como pelas diretrizes curriculares dos Estágios Supervisionados III e V, desenvolvidos nas turmas do 5° e 7° períodos, respectivamente”.

 

Para Miriam Barreira dos Santos, estudante do 5° período de Pedagogia, durante a live foram discutidos pontos importantes, na perspectiva da gestão escolar e seu impacto na ação pedagógica. 

 

“Pensar na estrutura de um espaço educacional, não é uma tarefa fácil, pois envolve diferentes desafios, em diferentes setores que precisam estar articulados, afim de alcançarem um determinado objetivo, que é manter a qualidade e um bom desempenho do processo de aprendizagem dos alunos, além de promover a articulação entre a instituição de ensino e a comunidade ao seu redor”, ressaltou a universitária.

 

Ainda de acordo com Santos: “O trabalho interno de uma instituição educativa, requer responsabilidades não só do diretor, mas de toda a equipe pedagógica. E, para que isso possa acontecer, é importante um bom diálogo, entre todos os colaboradores da instituição. A participação ativa do pedagogo, também é primordial no desempenho interno, principalmente na orientação do corpo docente, para orientar e fortalecer o trabalho docente, através da interação e planejamento, buscando a participação dos pais, e da otimização do processo de ensino-aprendizagem”, afirmou a acadêmica de Pedagogia.

 

Bruna Pinheiro Costa, é aluna do 7º período de Pedagogia e para ela a palestra foi rica em conhecimentos, abordando pontos muito importantes para a formação de pedagogos.

 

“Na ocasião foi abordado com clareza os desafios do qual os gestores, passam e tem passado atualmente com a pandemia. Com certeza as palavras aprendizagem e vivência, que os palestrantes passaram irão nos beneficiar como futuros pedagogos, diretores, coordenadores, educadores, pois estaremos lidando de frente com pessoas e devemos exercer nossa profissão com amor”, pontuou a universitária.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
 

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS