Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Estudantes de Enfermagem da FAACZ participam de simulado interdisciplinar

Fotos: Alessandro Bitti

Na semana passada, os estudantes dos períodos 1º, 3º, 5º, 7º e 9º do curso de Enfermagem da FAACZ tiveram a oportunidade de participar de um simulado composto por questões objetivas e subjetivas. O simulado foi baseado em provas de concursos públicos e privados, bem como no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em outros exames semelhantes. Os responsáveis pela aplicação das questões foram os professores, Alan Diniz Ferreira e Layla Mendonça Lírio.

 

O simulado teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos sobre temas abordados, tanto no período atual do curso, quanto em semestres anteriores, de forma interdisciplinar. A avaliação ocorreu em sala de aula e faz parte do projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem”, idealizado pelos professores, Sandro Calefi Campos e João Carlos Arivabene, que além de docente do curso de Enfermagem da FAACZ, também o coordena.

Segundo os docentes, o projeto tem como propósito desenvolver um conjunto de habilidades, competências e conteúdos, auxiliando os estudantes universitários no processo de preparação e construção de conhecimento acerca da interdisciplinaridade dos conteúdos ofertados pelas disciplinas do curso.

 

“Periodicamente, serão aplicados simulados com questões objetivas e subjetivas (concursos públicos e privados, Enade, outros). E, na sequência, acontecem discussão e debate das referidas questões com o professor facilitador do processo. As avaliações são divididas em duas partes: a formação geral, em que o acadêmico deverá responder itens relacionados a temáticas abrangentes e universais, e a formação específica, em que são aferidos saberes relacionados ao curso de Enfermagem”, explicaram os idealizadores do projeto.

 

Os professores, Sandro e João, destacaram que a sua aposta consiste no desenvolvimento de um plano que promova a realização contínua e permanente de simulados, reforçando a importância dessas avaliações para o preparo dos alunos em relação aos conteúdos interdisciplinares e para o futuro mercado de trabalho. O projeto “Interdisciplinaridade na Enfermagem” envolve não apenas os coordenadores do curso e os professores, mas também as preceptoras e os estudantes das turmas de Enfermagem.

Além dos simulados, o projeto inclui também “Oficinas de Temáticas Específicas” em “Enfermagem e Saúde”, bem como oficinas de conhecimentos gerais para a discussão de avaliações anteriores de concursos, com foco no aprendizado de interpretações de questões. Segundo os professores responsáveis pelo projeto, essa proposta é relevante e inovadora, pois permite que os acadêmicos do curso de Enfermagem da FAACZ desenvolvam a prática e o entendimento da interdisciplinaridade em sua vida acadêmica, além de promover melhorias em suas carreiras futuras.

 

Os professores, Sandro e João, finalizaram ressaltando a importância dessa iniciativa na formação dos futuros profissionais de Enfermagem. Eles acreditam que a construção e conscientização dos acadêmicos durante o processo de formação são fundamentais para o sucesso de cada um deles, bem como para garantir uma melhor qualidade de vida e profissionalismo na área.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 11/07/2023

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS