Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Estudantes de Direito têm aula prática sobre Direito Ambiental nas ruas de Aracruz

Com a intenção de demonstrar, aos estudantes do 9º período do curso de Direito da FAACZ, a relação entre o meio físico/natural e o ser humano, a aula de Direito Ambiental, ministrada pelo prof. Wagner Carmo, aconteceu nas ruas de Aracruz, na última sexta-feira, 18 de fevereiro.

 

Os universitários, em meio à cena urbana, puderam refletir sobre quanto o ser humano, ao longo da história, criou bens materiais, valores, modos de fazer, pensar, perceber e interagir com os outros seres humanos e com o meio físico/ natural de forma que acabou por determinar os problemas ambientais que afligem a humanidade.

 

“Em regra, há um equívoco na definição e/ou compreensão acerca do que seja meio ambiente. Entrementes, o conceito de meio ambiente decorre das múltiplas relações entre os seres humanos e entre os seres humanos e o meio físico/natural. O meio ambiente, diferentemente dos elementos naturais que o constituem, depende da ação humana (meio social) para existir”, explicou o professor Wagner.

 

Além disso, de acordo com o docente da FAACZ: “Logo, o meio natural e o meio social constituem uma unicidade indissociável, de tal forma que o ser humano é parte da natureza e parte da sociedade, e sendo o ser humano produtor de conhecimento, o seu desenvolvimento permite atuar e alterar as bases de sustentação do meio natural, modificando-o”.

 

Segundo Wagner, “a aula foi uma oportunidade para que os discentes observassem a ação antrópica no meio físico/natural, destacando as mazelas do crescimento urbano desordenado, a importância de políticas públicas voltadas para as áreas de resíduos sólidos e os desafios do desenvolvimento de cidades sustentáveis”.

 

Wagner finalizou dizendo: “Com a aula foi, possível perceber, primeiro, os problemas relacionados com o lixo, com a falta de árvores, com o excesso de barulho, com a ausência de calçadas cidadãs e com o abandono de seres humanos pelas ruas”.

 

E, continuou explicando o docente da FAACZ: “Segundo, que parte dos problemas vivenciados pelos seres humanos nas cidades foram determinados pelos próprios seres humanos e, terceiro, que o conceito de meio ambiente é maior que a ideia simplista de preservar o meio físico/natural (fauna e flora), já que o meio ambiente envolve o meio social (o ser humano, a cultura e o trabalho), o meio construído (cidades), o meio físico/natural”.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS