Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Estudantes de Ciências Contábeis da FAACZ vivenciam experiência interativa com foco em Governança Corporativa

Fotos: Divulgação

Os estudantes do 7º período do curso de Ciências Contábeis da FAACZ participaram de uma atividade dinâmica, baseada no Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). A iniciativa foi conduzida pela professora Maiele Bastos de Vargas, responsável pela disciplina “Auditoria, Perícia Contábil e Arbitragem”, e realizada em sala de aula no dia 27 de maio.

A proposta teve como objetivo promover uma aprendizagem ativa sobre os papéis dos agentes da estrutura de governança corporativa, utilizando o conteúdo do IBGC como referência. A metodologia adotada seguiu o formato de aula invertida, em que os próprios estudantes, após estudo prévio e elaboração de materiais, repassaram o conteúdo aos colegas. A atividade evidenciou o compromisso da FAACZ com metodologias pedagógicas que estimulam o protagonismo estudantil, aliando teoria e prática de forma criativa e eficaz.

De acordo com a professora Maiele, a experiência foi extremamente positiva. “Realizei com meus alunos do 7º período de Ciências Contábeis a atividade interativa, baseada no Código de Governança do IBGC, e foi uma experiência excelente. Eles se empenharam nas pesquisas, montaram painéis criativos e demonstraram domínio dos papéis na estrutura de governança. Foi um momento descontraído, mas que proporcionou aprendizado de forma ativa e significativa”, destacou a docente da FAACZ.

A metodologia proposta fugiu do tradicional, incentivando os alunos a transformarem os conceitos teóricos em materiais visuais e debates. Para o estudante Leonardo Morais do Rosario, a dinâmica inovadora fez toda a diferença no processo de aprendizagem. “Logo de cara, a proposta da aula já chamou atenção: transformar o Código das Melhores Práticas de Governança em cartaz. Fugiu completamente do tradicional, e isso fez muita diferença na forma como o conteúdo foi absorvido”, afirmou o universitário de Ciências Contábeis.

Ele ainda ressaltou o diferencial da dinâmica: “Em vez de só ouvir teoria, a gente colocou a mão na massa, discutiu, trocou ideias e fez algo mais visual. No fim das contas, isso ajudou a entender de forma mais clara os princípios de governança, além de exercitar criatividade e comunicação – coisas que não costumam aparecer muito em aulas desse tipo”.

A proposta pedagógica rompeu com o modelo tradicional de ensino, promovendo engajamento, criatividade e colaboração entre os alunos. A aluna Risya Lara Virgilino Sousa também elogiou a proposta e a condução da professora: “A aula da prof.ª Maiele foi, sem dúvida, uma das mais diferentes e interessantes que tivemos até agora. A ideia de apresentar o Código das Melhores Práticas de Governança em formato de cartaz foi supercriativa e fez a gente sair do comum”.

Ela destacou ainda a importância da interação: “Em vez daquela coisa teórica e engessada, a atividade virou um momento de troca, criatividade e aprendizado real. A dinâmica nos fez mergulhar de verdade no conteúdo, entender melhor os princípios de governança e, ao mesmo tempo, desenvolver outras habilidades, como a comunicação. Saí da aula com a sensação de que aprendi de verdade e ainda me diverti no processo”, completou a universitária.

A atividade não apenas reforçou o conhecimento teórico sobre governança corporativa, mas também estimulou competências como trabalho em equipe, comunicação e criatividade – habilidades essenciais para a formação profissional na área Contábil. Com feedbacks positivos dos participantes, a iniciativa demonstra como metodologias ativas podem tornar o aprendizado mais significativo e engajador, preparando os estudantes da FAACZ não apenas para as provas, mas para os desafios do mercado de trabalho.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 25/06/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS