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Estudantes da FAACZ participam de roda de conversa sobre Cultura Indígena e Ensino Superior

Fotos: Keren Hapuc

“Explorando a Realidade da Cultura Indígena nas Comunidades de Aracruz: Um Ensaio à Luz do Ensino Superior”, foi o tema central de uma roda de conversa única e enriquecedora realizada no auditório da faculdade, no último dia 29 de abril. O evento contou com a participação dos estudantes do 1º período dos cursos de graduação em Psicologia e Direito da FAACZ. O momento foi organizado como parte da disciplina de “Extensão Interdisciplinar I”, ministrada pelos professores Marcos Halasz, Adriana Recla Sarcinelli e Arismar Manéia.

 

O evento marcou a primeira roda de conversa desse tipo na instituição, e reuniu egressos indígenas da faculdade, graduados em diferentes áreas, mas unidos pelo propósito de compartilhar suas vivências e perspectivas para enriquecer o debate. Entre eles estava Valdir Loureiro Vicente (formado em Ciências Contábeis em 2004), Lorran Coutinho Pereira (formado em Enfermagem em 2023), Jozenilton Sezenando Loureiro (formado em Administração em 2023) e Jocelino da Silveira Quiezza (formado em Pedagogia em 2005).

A mediação do bate-papo ficou a cargo do professor Patrik Borges do Nascimento Leal, membro do Comitê de Extensão da FAACZ, facilitando o diálogo entre os participantes. O objetivo do evento foi destacar como o Ensino Superior pode ser uma ferramenta poderosa para a valorização e o respeito pela cultura indígena, além de promover a conscientização sobre a importância da inclusão e do combate ao preconceito.

 

Para o professor Patrik, a roda de conversa foi uma oportunidade de aprender sobre a resistência dos povos indígenas e reforçou o papel transformador da educação na sociedade: “Pude aprender muito sobre a resistência dos povos indígenas e entender ainda mais o poder que a educação tem. Através dela, as pessoas passam a ter voz, buscam um futuro melhor não só para si, mas também para sua comunidade, e fazem com que possamos romper barreiras, principalmente a do preconceito”, destacou o docente da FAACZ.

Os depoimentos dos participantes evidenciaram a relevância do evento. Lorran Coutinho Pereira, conhecido em sua comunidade indígena como Lorran Katuanã, enfermeiro Tupinikim, compartilhou sua experiência positiva: “Foi enriquecedora participar da roda de conversa. Exploramos a riqueza e a diversidade das tradições, crenças e práticas dos povos indígenas locais, além de discutir questões contemporâneas enfrentadas por nossas comunidades”. Por fim, Lorran expressou também gratidão pelo interesse e conscientização dos universitários ao longo da conversa, promovendo uma maior valorização e respeito pela cultura indígena.

 

Juliana Pereira Guimarães, aluna do 1° período do curso de Psicologia, também expressou sua gratidão pela oportunidade de participar de um encontro tão relevante: “Foi um evento de grande importância para a comunidade acadêmica, ampliando o apoio à manutenção e valorização da cultura indígena em nosso município. O acesso ao conhecimento formal e científico, muito bem explorado na roda de conversa, permite ampliar discussões e debates que visam a melhoria de políticas públicas, tornando-as mais assertivas, efetivas e inclusivas”.

A estudante de Psicologia da FAACZ expressou ainda o desejo de que outras ações ocorram para ampliar os debates de inclusão, respeito e convivência entre comunidades indígenas e não indígenas: “Outro ponto de destaque do evento foi a possibilidade de tornar a convivência social e, sobretudo acadêmica, amistosa e respeitosa com relação à cultura indígena e, também, o reforço à necessidade de combate à comportamentos racistas em ambientes comuns, muitas vezes por desinformação. Que outras ações ocorram, a fim de ampliar debates de inclusão, respeito e boa convivência entre comunidades indígenas e não indígenas”.

 

Durante a roda de conversa, os participantes foram envolvidos em um mergulho profundo na riqueza e diversidade das tradições, crenças e práticas dos povos indígenas locais, além de discutir questões contemporâneas enfrentadas por essas comunidades. O evento também reforçou a necessidade de combater comportamentos racistas e promover uma convivência social e acadêmica respeitosa com relação à cultura indígena, refletindo sobre o papel da educação superior na promoção da inclusão e no fortalecimento das comunidades indígenas, bem como ao discutir maneiras de combater o preconceito e promover uma convivência mais respeitosa e amistosa entre diferentes culturas.

O evento foi uma iniciativa do Comitê de Extensão e Supervisão de Extensão da FAACZ e reforça o compromisso da instituição com a promoção da diversidade e o respeito à pluralidade cultural. Que mais ações como esta possam ocorrer, visando ampliar os debates de inclusão, respeito e convivência harmoniosa entre comunidades indígenas e não indígenas. Com essa iniciativa, a FAACZ reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade, do diálogo intercultural e da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, onde o conhecimento e o respeito mútuo sejam pilares fundamentais.

 

Texto: Alessandro Bitti                                                                               
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 07/05/2024

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