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Durante aula de Farmacologia universitários de Enfermagem conhecem algumas espécies de plantas medicinais

Fotos: Divulgação

“Plantas Medicinais Aplicadas à Saúde Pública” foi o tema central da aula ministrada pelo professor Mario Sergio da Rocha Gomes, com os estudantes do 3º e 5º períodos do curso de Enfermagem da FAACZ, como atividade prática do conteúdo, deste semestre, da disciplina de Farmacologia. A atividade aconteceu na sala de aula dos estudantes de Enfermagem.

 

Essa aula teve como objetivo apresentar aos universitários o importante papel das plantas medicinais na saúde pública, onde resgatamos por meio da fitoterapia os valores culturais, ao mesmo tempo, em que aumentamos, o vínculo do profissional de Enfermagem com a comunidade, permitindo ações comunitárias e o desenvolvimento local”, explicou o prof. Mario Sergio.

De acordo com o docente da FAACZ, o conhecimento regional da fitoterapia como abordagem educativa, perpetua o conhecimento e melhora o saber, pois associa o conhecimento científico atualizado com a prudência dos profissionais de saúde que culmina em orientar a correta utilização das plantas medicinais pelos usuários.

“A utilização de plantas medicinais em tratamentos é recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde a década de 1990, especialmente, às populações que têm pouco acesso aos sistemas de saúde. No Brasil, desde 2006, foram implementadas importantes iniciativas, como: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, e Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos”, afirmou o professor da disciplina de Farmacologia.

O prof. Mario Sergio relatou, ainda, que essas iniciativas foram fundamentais para garantir acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e a fitoterápicos, oferecendo inúmeras vantagens as políticas públicas, como custo menor para os municípios na aquisição e distribuição de remédios para a população, criação de uma cadeia de emprego e renda, valorização do conhecimento popular e possibilidade de um tratamento com menos efeitos adversos.

 

Ainda de acordo com o docente da FAACZ, a abordagem teórica realizada com os universitários resgatou o conhecimento popular botânico da flora regional, inserindo diversos aspectos científicos, como: identificação certa das espécies; momento de colheita de acordo com as partes das plantas a serem utilizadas; secagem; processamento; e formas de utilização.

Lucas dos Santos Nascimento, aluno do 3º período do curso de Enfermagem, afirmou que a aula ministrada pelo professor Mario Sergio teve grande importância na vida acadêmica de todos os estudantes do curso e da futura profissão de enfermeiros que, em breve, irão abraçar.

“Cada aluno escolheu uma planta medicinal e abordou a sua importância na sociedade, já que as plantas medicinais são consideradas como um dos recursos acessíveis no tratamento de doenças, por muitas pessoas, em todo o mundo, e, ainda, no tratamento de muitas enfermidades. As aulas, dessa forma, contribuem para o nosso conhecimento, pois além de trocarmos informações sobre plantas, que não tínhamos conhecimento, tivemos a oportunidade de conhecer as mesmas, fisicamente, além de perceber que existe uma diversidade de plantas medicinais. Sendo essa variedade um dos fatores que ajudam na cura de um enfermo”, afirmou o universitário.

Para Diego Medani Cavaglieri, também do 3º período do curso de Enfermagem, o conteúdo da aula de Farmacologia sobre plantas medicinais que fornecem benefícios para a saúde do ser humano, trouxe um grande conhecimento para os alunos.

 

“Com o intuito de aprendizado, cada aluno escolheu uma planta para apresentar seus benefícios à saúde, trazendo, ainda, mais conhecimentos para a aula de Farmacologia e possibilitou que conhecêssemos melhor as plantas que, geralmente, temos em casa e é de fácil acesso, e que possuem um vasto poder medicinal”, pontuou Cavaglieri.

“Entendemos que as plantas medicinais têm o poder curativo e auxiliam na recuperação da saúde, que ainda é muito utilizada até os tempos de hoje. A importância desse conhecimento é para que, nós, como futuros profissionais de Enfermagem, possamos adquirir maior conhecimento técnico/científico para orientar os pacientes adequadamente, até mesmo os nossos familiares”, relatou a aluna do 5º período do curso de Enfermagem da FAACZ, Ediana Pinto Joaquim Ribeiro.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 23/05/2023

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