
As Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) promoveram, no dia 18 de setembro, uma nova ação de aproximação com os jovens do Ensino Médio de Aracruz e região. Na ocasião, foi apresentado o curso de Sistemas de Informação e o amplo mercado de tecnologia aos estudantes da 2ª Série (turmas “A”, “B” e “C”) e da 3ª Série (turmas “A” e “B”) do Ensino Médio (matutino) do Centro Educacional de Aracruz (CEA). O encontro, realizado no auditório da escola, contou com a participação do professor Robson Moro Aioffi, docente da FAACZ.

O bate-papo também contou com a presença de professores do CEA e da supervisora escolar Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini, responsável pela abertura e pelo encerramento da atividade. O convite à FAACZ foi intermediado por Ana Paula junto à supervisora de Pesquisa e Extensão da instituição, professora Lanna Clicia Carrijo. A iniciativa integra o projeto do CEA “Me Preparando para Boas Escolhas”, que busca orientar os alunos do Ensino Médio sobre futuras decisões acadêmicas e profissionais.

Durante a conversa, Aioffi destacou o vasto campo de atuação da área de tecnologia e ressaltou que as oportunidades estão em alta em Aracruz e região. Segundo ele, o mercado “demanda muitos profissionais em diferentes frentes, como desenvolvimento de software, infraestrutura, consultoria, ciência de dados e até atuação como profissional liberal”. O docente lembrou que tarefas simples, como formatar computadores, podem ser um ponto de partida para ingressar na carreira.
O professor Robson enfatizou ainda o grande diferencial do curso de Sistemas de Informação da FAACZ, que oferece uma formação completa ao integrar conteúdos de Gestão Empresarial, Contabilidade, Planejamento Estratégico, Marketing e Administração: “Nosso objetivo não é formar apenas um profissional de TI, mas alguém que compreenda como funciona uma empresa”, explicou. Ele também reforçou a importância do raciocínio lógico, da programação e do domínio do inglês: “Inglês já não é mais importante, é essencial”, disse Aioffi.

Desmistificando a complexidade da programação, ele afirmou que “programar nada mais é do que organizar as tarefas de forma lógica. Todo mundo faz isso no dia a dia, e essa habilidade pode ser desenvolvida”. Segundo o professor Robson, a graduação em Sistemas de Informação prepara os estudantes para criar aplicações web, aplicativos, bancos de dados e soluções específicas para empresas.
Aioffi também abordou o impacto da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho e garantiu que a tecnologia não substituirá os profissionais da área: “Você precisa de gente para programar a inteligência artificial. Ela ajuda, mas ainda é necessário alguém que compreenda o problema e saiba validar e publicar as soluções”, afirmou. Ele citou casos de egressos da FAACZ que se destacaram no mercado, como um ex-aluno criador de um dos maiores aplicativos de turismo do país, e mencionou profissionais formados em Aracruz que hoje atuam em grandes empresas internacionais.

Com dados concretos, Robson destacou que há vagas abertas para analistas e estagiários em TI em Aracruz. Segundo ele, os salários iniciais para juniores podem começar em torno de R$ 4 mil e alcançar valores bem mais altos: “Um amigo me contatou na semana passada sobre uma vaga de analista que pode chegar a mais de dez mil, dependendo do conhecimento e da experiência”, relatou. Ele reforçou a grande variação salarial no setor: “Você tem profissional ganhando quatro mil, e tem profissional ganhando trezentos mil. Depende do valor que você entrega para a empresa”. Ele incentivou os estudantes a valorizarem as oportunidades locais: “Não saiam de Aracruz. A oportunidade de crescer e de se desenvolver está aqui”.

Ao compartilhar sua rotina, Robson reforçou a importância do empenho, do planejamento financeiro e da busca por fontes extras de renda: “Como bem diz um influencer: ‘O que enriquece é o trabalho depois do trabalho’. Uma segunda fonte de renda é sempre necessária para uma segurança financeira”, disse. A supervisora escolar Ana Paula Pereira Martins da Silva Bertolini agradeceu a presença do professor da FAACZ e reforçou a relevância das orientações: “Espero que vocês tenham gostado e entendido as dicas recebidas aqui hoje, que vão valer muito para agora e para o futuro de vocês”, disse aos alunos do Ensino Médio.

Esta foi a quarta rodada de encontros do projeto “Me Preparando para Boas Escolhas” em 2025. Nas edições anteriores, os estudantes do CEA já conheceram outros cursos da FAACZ, como Administração, Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Mecânica, além de participarem de um bate-papo com os acadêmicos do 10º período de Enfermagem da instituição, acompanhados pela preceptora Elisangela Rodrigues Pereira, que compartilharam experiências e orientações sobre a profissão.
Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br
Data da publicação: 19/09/2025