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Curso de Psicologia da FAACZ conclui bancas de TCC da turma de 2025 com trabalhos focados em questões sociais

Fotos: Divulgação.

O curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ) concluiu, no dia 15 de dezembro de 2025, o ciclo de bancas de defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da turma concluinte. As apresentações ocorreram entre os dias 1º e 15 de dezembro, reunindo estudantes, professores(as) orientadores(as) e membros das bancas para a avaliação dos trabalhos desenvolvidos ao longo da graduação. O período marcou o encerramento de uma etapa acadêmica fundamental na formação dos futuros profissionais da área. As bancas também representaram um espaço de troca de conhecimentos e reflexões críticas. O momento foi acompanhado por docentes e colegas, fortalecendo o caráter coletivo do processo formativo.

As defesas evidenciaram a diversidade temática e o compromisso do curso com uma formação crítica, ética e socialmente implicada. Os trabalhos abordaram questões relevantes para a Psicologia contemporânea, como relações étnico-raciais, saúde mental de adolescentes e maternidade. Também estiveram em pauta temas como prevenção do suicídio, desenvolvimento infantil e luto. Outro eixo importante foi a discussão sobre a atuação profissional nas políticas públicas. Os estudos apresentados dialogaram diretamente com demandas sociais atuais. Esse conjunto de produções reafirma o papel social da Psicologia.

Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se os estudos de Iandra Garozi Fraga e Karen Silva Rosa, que abordaram “Os padrões de beleza eurocêntricos e seus impactos na produção de subjetividade de mulheres negras”. O trabalho foi desenvolvido sob orientação da prof.ª Stéfani Martins Pereira. Também se destacou a pesquisa de Marcos Antonio Doná, Ronielly Stefânio Ponciano Monfardini e Lucas Henrique Fernandes Silva. O grupo apresentou o trabalho “Efeitos psicológicos do uso excessivo das redes sociais na saúde mental de adolescentes”. A orientação foi da prof.ª Jallana Rios Matos.

Ainda sob orientação da prof.ª Jallana Rios Matos, Sheila Mara Jeronymo e Jane Milena Fraga Basto defenderam o trabalho “Os impactos psicossociais em mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Também orientados pela mesma docente, Alcilene Araujo Soares, Cheiber Oliveira Meireles e Tereza Conceição de Oliveira Pereira apresentaram “Estratégias de prevenção do suicídio entre adolescentes sob a perspectiva da Logoterapia”. As pesquisas evidenciaram o cuidado com temas sensíveis e de grande relevância social. Os estudos ressaltaram a importância da atuação preventiva e do acolhimento psicológico. As bancas destacaram a qualidade técnica e teórica dos trabalhos.

Outros trabalhos também marcaram o ciclo de defesas, como o de Julia de Jesus Guimarães e Taissa Guastti Pignaton, autoras de “O brincar na construção da identidade e socialização dos 3 aos 5 anos do desenvolvimento”. O estudo foi orientado pelo prof. Eduardo Luiz Hubner Pereira. Bruna Rodrigues Alves e Emilly Vasconcellos da Luz apresentaram o trabalho “Lutos por mortes inesperadas”, sob orientação da prof.ª Danielle Guss Andrade. Já Eduarda Mattiuzzi Selvatici, Laine Gonçalves Ramos e Stefani Soares Miranda defenderam “Desafios da atuação do psicólogo em políticas públicas voltadas à juventude em situação de vulnerabilidade”. Esse último também contou com orientação do prof. Eduardo Luiz Hubner Pereira.

Para a professora Stéfani Martins Pereira, coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, o encerramento das bancas representa um marco importante na trajetória acadêmica dos estudantes. Segundo ela, “a coordenação do curso de Psicologia parabeniza todas as estudantes e todos os estudantes pela trajetória construída ao longo da graduação”. A docente também agradeceu “às professoras e aos professores orientadores e avaliadores pelo compromisso com a formação acadêmica e profissional”. Para a coordenadora, “as bancas de TCC encerram um ciclo formativo essencial”. Ela acrescentou ainda que o momento “reafirma o papel do curso na produção de conhecimento ético e socialmente comprometido”.

O estudante Marcos Antonio Doná, do 10º período do curso de Psicologia, destacou o significado do momento vivido. Segundo ele, “defender o Trabalho de Conclusão de Curso foi um momento profundamente significativo na minha formação em Psicologia”. O aluno ressaltou que “mais do que uma apresentação acadêmica, a defesa representou a concretização de um percurso construído entre estudos, dúvidas e descobertas”. Ele destacou ainda o envolvimento emocional presente ao longo do processo. “Estar diante da banca despertou um sentimento genuíno de amadurecimento”, afirmou. Para o estudante, a experiência reforçou o pertencimento à profissão escolhida.

Em continuidade ao depoimento, Marcos Antonio Doná afirmou que encerra essa etapa “com gratidão pela formação recebida na FAACZ”. Segundo ele, a vivência acadêmica proporcionou “não apenas conhecimento, mas também sensibilidade e responsabilidade”. O concluinte ressaltou ainda que segue com “um desejo contínuo de cuidar do humano” em sua futura atuação profissional. O depoimento reflete o impacto da formação oferecida pelo curso de Psicologia. A fala sintetiza o sentido formativo das bancas de TCC. Assim, o encerramento do ciclo reafirma a missão institucional da FAACZ.

Com a conclusão das defesas, o curso de Psicologia da FAACZ se prepara para a colação de grau, enviando novos profissionais ao mercado com uma formação pautada pela reflexão crítica e pelo engajamento com as demandas sociais. Essa nova geração leva a responsabilidade de aplicar seu conhecimento em contextos reais, promovendo saúde mental, equidade e justiça social. O sucesso das bancas atesta a dedicação dos alunos e a excelência do corpo docente e do Projeto Pedagógico da Instituição. O ciclo que se fecha simboliza o início de uma promissora jornada profissional, na qual os egressos estarão aptos a contribuir para a transformação positiva da sociedade, honrando os princípios éticos e o compromisso humanista da Psicologia.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 17/12/2025

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