Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Curso de Enfermagem da FAACZ utiliza novas metodologias em aulas remotas

Crédito: Imagem produzida pela aluna de Enfermagem, Júlia Mazega.

 

A professora da FAACZ, Helania Mara Grippa Rui, está utilizando metodologias mais ativas durante as aulas remotas das disciplinas de Saúde e Meio Ambiente, de Genética e Biologia. “Existem muitas metodologias para estimular o ensinar e aprender online, tanto para professores quanto para alunos, como os mapas mentais que são ferramentas muito úteis para organizar as ideias, informações de um determinado conjunto de conhecimentos estudados”, explicou a docente.

 

“Essa metodologia permite uma melhor e mais completa visualização de todo o componente curricular estudado. Assim, os mapas mentais estimulam a criatividade, auxiliam na resolução de problemas, na compreensão de um assunto estudado e, principalmente, cada aluno pode realizar o seu mapa mental no seu tempo, formato e expressando suas particularidades”, pontuou a professora Helania.

 

Para realizar o mapa mental, os alunos do curso de Enfermagem da FAACZ utilizaram vários recursos: alguns estudantes realizaram o mapa mental na folha em branco do caderno, outros no Word e outros utilizaram o aplicativo MindMeister, que é um mapeamento mental online que permite a visualização e o compartilhamento de ideias por meio da nuvem, onde os alunos puderam expressar seus pensamentos.

 

Ainda de acordo com a professora Helania: “A metodologia utilizada com mapa mental permite capturar, desenvolver e compartilhar ideias, de maneira que o aluno faça conexões de um tema central com outros subtemas, produzindo um material de estudo mais compacto, coeso, objetivo, onde as informações importantes são centralizadas semelhante à uma árvore genealógica”, disse.

 

Para a docente da FAACZ: “Essa atividade de mapa mental realizada pelos alunos proporcionou momentos de aprendizagem diferenciada e de conhecimento, uma maneira mais atrativa e com autogestão por parte dos estudantes, fomentando o interesse pela continuidade e aprofundamento de estudos. Nas atividades propostas os alunos produziram os mapas mentais usando a sua criatividade e inserindo os dados na plataforma Moodle (FAACZ Virtual) de acordo com a temática estudada”.

 

Helania finalizou dizendo: “Pude verificar que nas disciplinas de Saúde e Meio Ambiente, Genética e Biologia essa atividade foi marcada pelos universitários com entusiasmo, compromisso e dedicação. Um mapa com características individuais. Além disso, o estudo desenvolvido de mapa mental instaura uma perspectiva inovadora com novas tendências metodológicas. Além de uma concordância entre ensino e aprendizagem significativo e atual”, afirmou.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS