Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ fala sobre “Saúde Mental no Trabalho” durante SIPAT da empresa Mipe Construções e Montagens

Fotos: Divulgação

“Saúde Mental no Trabalho” foi o tema de destaque na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da empresa Mipe Construções e Montagens, realizada no último dia 20, no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), da Petrobras Transportes S/A (Transpetro), unidade Aracruz (ES).

 

Para apresentar o tema aos colaboradores da empresa terceirizada da Transpetro, a técnica em Segurança do Trabalho da Mipe, Glaucimara Franqueta convidou a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da FAACZ, prof.ª Karina de Andrade Fonseca.

 

Segundo a professora, grande parte dos colaboradores no ramo industrial é do sexo masculino e vivemos em uma sociedade em que, ainda, existem muitos tabus sobre a saúde mental do homem. Por isso, o ambiente de trabalho é local propício para realização de diálogo e orientação sobre o tema, especialmente problematizar a máxima “homem não chora”, ainda fortemente enraizada em nossa cultura.

 

“O local de trabalho é o lugar no qual passamos a maior parte do dia e é nesse local que o sofrimento psíquico pode se tornar mais evidente. É importante compreender e colocar em prática o compromisso com a colaboração para criar e manter relações harmônicas com quem dividimos nosso cotidiano nos mais diferentes espaços. Características como cordialidade, tolerância e respeito são primordiais para nossa convivência com o outro e devem ser aprimoradas dia a dia”, pontuou a psicóloga.

Ainda de acordo com a prof.ª Karina, é importante compreender que somos instantes e que podemos mudar nossos desejos e planos, o que nos coloca em movimento mediante as transformações do mundo e dos contextos em que vivemos.

 

“Esse entendimento é também um cuidado com nossa saúde mental, pois nos coloca permanentemente em contato conosco promovendo, assim, autoconhecimento, o que possibilita compreensão acerca de quais formas de autocuidado podemos exercer, de modo que façam sentido para a nossa própria existência”, afirmou Fonseca.

 

“O trabalho que esses profissionais desenvolvem deve primar pela atenção com as normas de segurança e, por isso, é importante que esses trabalhadores cuidem da sua saúde mental para favorecer a atenção plena na execução de suas atividades”, pontuou a professora Karina.

 

Para a técnica em Segurança do Trabalho da Mipe, Glaucimara Franqueta, “falar sobre saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental, principalmente na área industrial onde os funcionários estão expostos a atividades de alto risco. Sabemos que a falta de atenção pode causar acidentes, sendo assim, a abordagem e desmistificação sobre esse tema só traz benefícios”, destacou. 

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

Data da publicação: 23/12/2022

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS