Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

CEA e FAACZ realizam edição 2024 do aulão para o ENEM com participação de mais de 150 estudantes de Aracruz e Região

Fotos: Alessandro Bitti

A exemplo dos anos anteriores, o Centro Educacional de Aracruz (CEA), em parceria com as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), promoveu a edição 2024 do tradicional aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As aulas de revisão aconteceram nos dias 6 de novembro e 25 de outubro, no prédio “Primo Bitti”, Bloco “B”, das instituições de ensino, e contaram com a participação de mais de 150 estudantes da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, incluindo alunos de escolas públicas e privadas de Aracruz e região.

Entre as escolas participantes estavam o “Instituto Federal do Espírito Santo”, “Centro Integrado SESI/SENAI/IEL – Sérgio Rogério de Castro”, “Centro Educacional de Aracruz”, “Misael Pinto Netto”, “Monsenhor Guilherme Schmitz”, “Narceu de Paiva Filho”, “Centro Educacional Espaço Livre”, “Ermentina Leal”, “Nair Miranda” e “Maria Oliria Sarcinelli Campagnaro”. Durante os dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de revisar conteúdos essenciais das disciplinas que compõem o exame, com foco em estratégias e temas recorrentes.

No dia 6 de novembro, os estudantes assistiram às aulas de “Matemática” e “Ciências da Natureza”, ministradas pelo professor Bruno Ferreira Costa e pelos professores Leôncio Carlesso Guzzo e Leonardo Queiroz Laporti. Especialista em Matemática, Bruno Costa ressaltou o desafio da disciplina para muitos estudantes, mas destacou o compromisso em transformar o medo em confiança por meio de um aulão dinâmico e interativo. “Exploramos cada questão de forma prática, abordando as principais armadilhas e dicas essenciais. Nosso objetivo é descomplicar conceitos e reforçar estratégias para que os alunos enfrentem o ENEM com segurança e autonomia”, afirmou o professor Bruno.

O professor Leôncio, que conduziu o aulão de “Biologia”, compartilhou estratégias para identificar respostas corretas e evitar alternativas distratoras, que, embora incorretas, são formuladas para parecerem corretas. Além disso, revisou conteúdos cobrados em edições anteriores do ENEM e deu dicas sobre os possíveis temas para o exame de 2024. O professor Leonardo Laporti, por sua vez, abordou tópicos de “Química” muito presentes no ENEM, como separação de misturas, ligações intermoleculares, e cálculos químicos, sempre contextualizando com o cotidiano dos estudantes. “Foi um momento muito bacana com os alunos. Além de conteúdos, fizemos uma aula descontraída, aliviando a ansiedade que é comum na véspera da prova”, destacou Laporti.

No dia 25 de outubro, o foco foi “Redação” e “Atualidades”, com a professora Lidimara Soares Monteiro e o professor Matheus Pignaton Nascimento. Especialista em Linguagens, Lidimara orientou os alunos sobre como estruturar uma dissertação-argumentativa e explicou as cinco competências avaliadas na redação do ENEM. “Uma boa redação pode fazer a diferença na nota final, contribuindo significativamente para a pontuação total. É fundamental compreender bem o tema, planejar o texto e revisar aspectos gramaticais e ortográficos”, destacou a professora. Ela também incentivou os estudantes a praticarem a coesão e a coerência textual, o que pode ser determinante para o bom desempenho.

O professor Matheus Pignaton conduziu a aula de “Atualidades”, abordando temas de grande relevância e impacto no cenário nacional e internacional. Entre os assuntos discutidos estavam o impacto do uso do celular na vida acadêmica, as consequências da nomofobia, as questões ambientais e o desmatamento, além do aumento dos casos de dengue. “Esses temas refletem como as agendas global e nacional estão cada vez mais interligadas, exigindo atenção das novas gerações. Nossa aula teve como objetivo preparar os alunos para compreenderem criticamente esses tópicos”, afirmou o docente.

As provas do ENEM 2024 aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. No primeiro domingo, os estudantes realizaram as provas de “Linguagens”, “Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e “Redação”. No segundo domingo, foi a vez das provas de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Ciências da Matemática e suas Tecnologias”. A parceria entre o CEA e a FAACZ, ao promover o aulão, reforça o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento educacional dos estudantes de Aracruz e região, oferecendo suporte e ferramentas essenciais para o sucesso no exame.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 14/11/2024

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS