Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

CEA e FAACZ promovem aulões gratuitos de revisão para o ENEM 2025 em Aracruz 

Fotos: Divulgação.

Em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025, o Centro Educacional de Aracruz (CEA), em parceria com as Faculdades Integradas de Aracruz (FAACZ), promoveu quatro aulões de revisão. A iniciativa foi aberta ao público externo mediante pré-inscrição e convidou todas as escolas de Aracruz e de cidades vizinhas, reforçando o compromisso das instituições com o desenvolvimento educacional local. 

A programação foi intensiva e estratégica, com foco nas disciplinas e nos temas essenciais para o exame. Os encontros ocorreram nos dias 6 e 11 de novembro, com abordagens em diferentes áreas do conhecimento. No dia 6, os alunos revisaram “Redação” com a professora Lidimara Soares Monteiro e “Atualidades” com o professor Victor Cometti Borlini. No dia 11, foram abordadas “Ciências da Natureza”, com os professores Leonardo Queiroz Laporti e Leôncio Carlesso Guzzo, e “Matemática”, com o professor Bruno Ferreira Costa. 

Os aulões foram além da simples revisão de conteúdo, priorizando estratégias de prova, gestão de ansiedade e aplicação prática do conhecimento. Na aula de “Redação”, a professora Lidimara detalhou a estrutura da dissertação-argumentativa, os critérios de correção do ENEM e os motivos que podem zerar a nota. Também destacou a importância do uso de repertório sociocultural legitimado, como citações de filmes, livros, dados e fatos históricos, de forma contextualizada e produtiva, para embasar os argumentos. A aula ainda incluiu a análise de uma redação nota mil, destacando o uso eficiente de contextualização histórica e de autores como Faoro e Durkheim, além de uma proposta de intervenção completa. 

Em “Atualidades”, o professor Victor focou nos conteúdos de Geografia mais cobrados na última década, como Cartografia, Regionalização Mundial, Divisão Internacional do Trabalho, Modos de Produção Industrial, Urbanização e Fontes de Energia. Já a revisão de “Ciências da Natureza” abordou tópicos recorrentes. Em Química, o professor Leonardo tratou de separação de misturas, pilhas, propriedades dos compostos e estequiometria. Em Biologia, o prof. Leôncio analisou temas atuais e interdisciplinares, conectando conceitos científicos a problemas reais, como o declínio global das abelhas e as estratégias de combate com “bombas de sementes” para aumentar a oferta de alimento.

Outro tema de destaque foi o mecanismo de ação das vacinas de RNA mensageiro, em que o RNA viral revestido por lipídios entra na célula e usa a maquinaria celular para produzir a proteína que desencadeia a resposta imune. A relação entre ferro e anemia foi explicada por meio de práticas antigas, como cozinhar em panelas de ferro. Também foram discutidas as vantagens da energia nuclear como fonte de baixa emissão de gases de efeito estufa, a transmissão da Leishmaniose Visceral – cujo protozoário no sangue do cão representa risco – e a fisiologia das aves migratórias, cujos músculos vermelhos são adaptados para voos prolongados em grandes altitudes. 

Já o aulão de “Matemática”, conduzido pelo professor Bruno, buscou descomplicar a disciplina. Com uma abordagem dinâmica, ele trabalhou a aplicação de conceitos em problemas cotidianos, explorando as principais “armadilhas” da prova. Foram revisados conteúdos como funções lineares para cálculo de custo de produção, estatística com foco em mediana e média, análise combinatória e probabilidade em contextos como a formação de equipes médicas e a sincronização de semáforos, além de Geometria aplicada a densidade demográfica, volumes, áreas e escalas. Logaritmos foram trabalhados em cálculos da Escala Richter, e questões práticas abordaram custos de aplicativos, otimização agrícola e progressões geométricas. 

Durante as aulas, os professores ainda dedicaram um momento para conversar sobre controle da ansiedade e preparo físico e mental, elementos cruciais para resistir à maratona de provas. As provas do ENEM 2025 foram aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em diversas regiões do país, incluindo o Sudeste. No primeiro domingo, os estudantes realizaram as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. No segundo, foram aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. A parceria entre o CEA e a FAACZ, ao oferecer esse suporte gratuito e de qualidade, proporcionou aos estudantes de Aracruz e região ferramentas essenciais para aumentar a confiança e potencializar seu desempenho no exame, que é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 03/12/2025

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS