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Aula Magna de Psicologia na FAACZ reúne música, reflexão e aprofundamento teórico

Em abertura emocionante, professor André Araújo canta sobre resistência e clama por escuta às vozes marginalizadas da sociedade. Fotos: Alessandro Bitti.

Na segunda-feira (11/8), o curso de Psicologia da FAACZ realizou, na quadra poliesportiva da faculdade, uma Aula Magna especial de acolhimento aos estudantes e de boas-vindas ao segundo semestre de 2025, reunindo momentos artísticos, reflexões teóricas e discussões sobre o papel social da Psicologia. O evento contou com a presença da coordenadora do curso, professora Stéfani Martins Pereira, e de convidados que enriqueceram o debate com arte, filosofia e crítica social.

A abertura ficou a cargo do professor André Araujo Ferreira, que emocionou o público ao interpretar, no violão e na voz, a canção “O canto das três raças”. Em sua apresentação, ele destacou a importância de ampliar a escuta para diferentes segmentos da sociedade: “Tem muita coisa ainda que a gente não escuta, além do nosso coração. É importante considerar essa falta de escuta que temos para com as populações indígenas, negras e brancas, pobres e trabalhadoras”, afirmou.

Repertório musical destaca sofrimento de guerreiros indígenas, quilombolas e inconfidentes, marcado pela frase: “nada adiantou”.

O docente ressaltou ainda que um futuro mais justo e inclusivo depende da valorização dessas vozes: “Para que no nosso futuro seja diferente, precisamos ser escutados. Nós, proletários racializados, estamos aqui, mas ninguém ouviu um soluço de dor no canto do Brasil”. Ao longo da atividade, André apresentou músicas que abordam a resistência e a luta de povos indígenas, negros e trabalhadores na história do país, destacando que, apesar das batalhas travadas, “nada adiantou” diante das desigualdades persistentes.

Uma das canções evidenciava o sofrimento e a luta de personagens históricos, como indígenas guerreiros, quilombolas e inconfidentes, ressaltando que, diante das injustiças ainda presentes, “nada adiantou”. “O canto do trabalhador, que deveria ser de alegria, soa apenas como um soluço”, reforçou o professor André.

Professora Stéfani Martins Pereira durante Aula Magna do curso de Psicologia que uniu acolhimento, arte e reflexão sobre o papel social da profissão.

Na sequência, o professor Eduardo Luiz Hubner Pereira deu continuidade à recepção com uma reflexão inspirada na música “Fora de Ordem”, criando um ambiente de escuta, sensibilização e diálogo entre os presentes. Sua abordagem destacou a importância de perceber e questionar as contradições da realidade social, estimulando o pensamento crítico e a empatia. Ao conectar a letra da canção com questões contemporâneas, incentivou os estudantes a refletirem sobre o papel da Psicologia na compreensão e na transformação das relações humanas.

A convidada especial da noite foi a psicóloga Janaína Madeira Brito, mestre em Psicologia Institucional, doutora em Educação e com pós-doutorado pela UFES. Com base em seu artigo “No auditório com Georges Canguilhem: o que é a Psicologia?”, ela conduziu um diálogo sobre as contribuições do filósofo francês para compreender a Psicologia como campo epistêmico autônomo.

Criando um ambiente de diálogo a partir da música “Fora de Ordem”, prof. Eduardo Hubner reflete sobre as contradições sociais com os estudantes.

Janaína articulou conceitos centrais da conferência de Canguilhem, proferida em 1956, com desafios contemporâneos da formação e da prática psicológica. Abordou as diferentes concepções de “Psicologias” – como Ciência Natural, Ciência da Subjetividade e Ciência das Reações e do Comportamento – e provocou reflexões sobre as implicações ético-políticas da profissão.

Com linguagem acessível e profundidade conceitual, a palestrante promoveu um “passeio analítico” entre História, Filosofia e prática profissional. O encontro proporcionou aos estudantes não apenas a revisão de um clássico do pensamento psicológico, mas também a valorização da memória, da crítica e da imaginação como pilares para uma Psicologia comprometida com a sociedade, a democracia e a resistência às formas de opressão.

Psicóloga Janaína Brito articula as ‘Psicologias’ de Canguilhem com os desafios éticos e políticos contemporâneos da profissão em palestra para estudantes.

A recepção dos alunos foi extremamente positiva. Para Isabelly Loureiro Ragazzi, aluna do 6º período de Psicologia, a experiência foi enriquecedora: “Achei a presença e o conteúdo abordado extremamente necessários. É o tipo de conteúdo que quero levar para minha formação”.

Já Kiara Pignaton Costa, do 2º período, destacou a relevância das discussões propostas: “Acredito que a convidada divulgou muitas informações úteis e reflexivas sobre o conceito de Psicologia, o que é ser um bom psicólogo, a importância dos instrumentos utilizados e outros tópicos. Deu para notar o conhecimento adquirido durante seus 25 anos na área. Gostaria de participar mais vezes de aulas como essa”.

A Aula Magna reforçou o compromisso do curso de Psicologia da FAACZ com uma formação crítica, artística e socialmente engajada, preparando futuros profissionais não apenas tecnicamente, mas também como agentes de transformação. Ao integrar música, reflexão e aprofundamento teórico, o evento promoveu a valorização da diversidade, da escuta ativa e da consciência social. A proposta é formar psicólogos capazes de compreender a complexidade humana, atuar de forma ética e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 19/08/2025

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