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Alunos de Engenharia Mecânica desenvolvem projeto inovador de câmaras frias com foco na aplicação prática e técnica dos conhecimentos

Fotos: Divulgação

Os estudantes dos 7º e 9º períodos do curso de Engenharia Mecânica da FAACZ estão participando de uma proposta desafiadora e inovadora na disciplina de “Refrigeração e Ar-Condicionado”, ministrada pelo professor Guilherme Induzzi Rosalem. Como parte da avaliação NB1, os universitários estão elaborando um “Projeto de Construção de Câmaras Frias”, que une teoria e aplicação prática dos conhecimentos em uma atividade com forte potencial para enriquecer o aprendizado técnico, estimular a criatividade e promover o trabalho em equipe.

“É importante destacar que os projetos são desenvolvidos em nível de concepção e planejamento técnico, ou seja, os alunos do 7º e 9º períodos de Engenharia Mecânica não constroem fisicamente as câmaras frias, mas realizam todo o dimensionamento e especificações técnicas, como se estivessem atendendo a uma demanda real do mercado”, explicou Rosalem.

De acordo com o professor Guilherme, o projeto desafia os alunos a aplicarem conhecimentos teóricos em um contexto prático e realista. Para isso, os estudantes precisam realizar cálculos de carga térmica, selecionar refrigeradores adequados, definir materiais de isolamento térmico e escolher os equipamentos mais apropriados para a proposta. “Essa é mais uma excelente oportunidade para os alunos da FAACZ demonstrarem suas habilidades técnicas e criativas, contribuindo para seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, destacou o docente. O principal objetivo é capacitar os futuros engenheiros a projetar uma câmara fria voltada para um produto específico, utilizando normas técnicas e bibliografia especializada como suporte.

O desenvolvimento do projeto seguiu uma sequência planejada de etapas. Inicialmente, os alunos receberam o enunciado detalhado da atividade, com todas as especificações e requisitos necessários. Em seguida, foram realizadas discussões em sala de aula sobre as premissas iniciais do projeto, especialmente a importância do isolamento térmico e da correta seleção do refrigerador – pontos fundamentais para a eficiência do sistema. Posteriormente, os estudantes foram organizados em quatro grupos, e cada equipe ficou responsável pela elaboração de um pré-projeto específico. O brainstorming inicial ajudou os integrantes a definirem suas ideias e estratégias, promovendo um ambiente colaborativo e estimulante para a troca de conhecimentos.

Cada grupo seguiu uma linha temática distinta. O Grupo 1, composto pelos alunos José Liberato Serra Campos, Ryan Loureiro Coutinho Gonçalves, Rafael Verdam Farias e Rodrigo de Jesus Miranda, todos do 7º período, desenvolveu um pré-projeto de câmara fria para pequenas unidades. O Grupo 2, também do 7º período, com Germano Nogueira Dias Neto, Marco Aurélio de Aquino Guimarães Júnior, Railander Borges da Silva e Wanderson Bandeira Bobbio, trabalhou no pré-projeto de um caminhão frigorífico ¾.

Já o Grupo 3, com Diego de Sousa Valério e Rai de Almeida, ambos do 9º período, e Eduardo Frigini e Guilherme Moro Santos, do 7º período, elaborou o desenvolvimento de uma chopeira elétrica. Por fim, o Grupo 4, com Mayk Garuzzi Alvarenga e José Antonio Soares Neto, do 7º período, e Arthur da Silva Lucas, do 9º período, projetou uma câmara fria instalada em uma Fiat Ducato, voltada para um carro de sorvete em Aracruz/ES.

Para o estudante Ryan Loureiro Coutinho Gonçalves, do 7º período, a experiência tem sido extremamente enriquecedora. “Acredito que essa rotina de criar um projeto é muito positiva para o aprendizado, pois nos dá a possibilidade de pôr em ação as ideias que vemos apenas nos livros ou em ferramentas, objetos que já existem. Criar algo é diferente, pois podemos observar a aplicação de cada conteúdo estudado. A câmara fria é um projeto que envolve grande parte da gama de estudos sobre máquinas térmicas e termodinâmica. Ao mesmo tempo em que aprendemos pensando em como fazer, é um projeto que, posto em prática de maneira adequada, pode servir de diversas formas – desde a utilização caseira até a profissional, por exemplo, para transporte”, afirmou o universitário.

Com essa iniciativa, a FAACZ reafirma seu compromisso com uma formação de qualidade, aliando teoria e prática simulada no desenvolvimento de projetos que preparam os alunos do curso de Engenharia Mecânica para os desafios reais do mercado de trabalho. A proposta, além de fortalecer o conhecimento técnico dos estudantes, promove habilidades fundamentais como cooperação, criatividade e resolução de problemas – competências cada vez mais valorizadas na atuação profissional dos engenheiros.

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

Data da publicação: 23/04/2025

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