Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

Alunos de Engenharia Mecânica da FAACZ desenvolvem protótipos de motor Stirling

 

Promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte foi o objetivo do desafio proposto pelos professores da FAACZ, João Paulo Calixto da Silva, Harerton Oliveira Dourado, Marcos Roberto Teixeira Halasz e Artur Guimarães Maioli, aos estudantes do 5º Período de Engenharia Mecânica.

 

O desafio era os alunos projetarem e construírem um motor Stirling, com materiais de uso comum do dia a dia, e acoplá-lo a uma bomba. Além disso, os universitários tinham que elaborar um relatório técnico sobre o desenvolvimento da pesquisa e comprovar o funcionamento do sistema (motor-bomba) através da exposição dos protótipos, que aconteceu na quadra poliesportiva da faculdade, no último dia 10.

 

Segundo o prof. Calixto a atividade proporcionou aos universitários o desenvolvimento de outros conhecimentos como manutenção e ajustagem mecânica. “Diversas são as vantagens para os estudantes de Engenharia ao participarem desse tipo de atividade, mas a principal é a comprovação prática de conceitos explorados em sala de aula. Muitos desses conceitos são complexos e difíceis de serem aplicados no cotidiano, principalmente, nas disciplinas de Termodinâmica e Fenômenos de Transporte. Com esse trabalho, o aluno teve a oportunidade de validar seu aprendizado em um exemplo prático”.

 

Motor Stirling

O motor Stirling foi projetado em 1816 pelo inventor escocês Robert Stirling como forma de rivalizar com as máquinas a vapor como propulsor industrial. É um motor de combustão externa, que ganha dos demais na simplicidade, pois consiste apenas de duas câmaras que proporcionam temperaturas diferentes para o resfriamento alternado de um determinado gás. Esse resfriamento alternado provoca uma expansão e contração cíclicas que movimentam os êmbolos ligados a um eixo comum.

 

Na teoria o motor de Stirling é uma máquina térmica bastante eficiente. Alguns protótipos construídos nas décadas de 50 e 60 chegaram a índices de eficiência de 45%, superando e muito os motores a gasolina ou diesel que possuem uma eficiência média de 20% a 30%. Dentre as vantagens desse tipo de motor temos: ele é pouco poluente, já que a combustão é contínua e não intermitente, o que permite a queima completa e eficiente do combustível. Porém, como desvantagens temos: a dificuldade de dar partida no motor e a irregularidade em sua velocidade.

 

Texto: Alessandro Bitti
E-mail: comunicacao@fsjb.edu.br
alessandro@fsjb.edu.br

 

 

PESQUISA

Mais resultados

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar notícias
Buscar conteúdo

POR CATEGORIA

Categorias

ESCOLHA POR DATA

Arquivos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS